segunda-feira, 5 de abril de 2021

.: "A Visão das Plantas", de Djaimilia Pereira de Almeida: passado sombrio


Romance premiado que fala de um passado sombrio compartilhado por África, Portugal e Brasil.

Uma das autoras mais destacadas da língua portuguesa de hoje, Djaimilia Pereira de Almeida estava lendo o livro "Os Pescadores", de Raul Brandão (1867-1930), quando encontrou a frase que haveria de inspirar, anos depois, este "A Visão das Plantas": “tendo começado a vida como pirata a acabou como um santo, cultivando com esmero um quintal de que ainda hoje me não lembro sem inveja”.

O personagem, no caso, é um tal capitão Celestino, homem cujo passado de brutalidade e violência assombrosas é substituído, no crepúsculo da vida, por um amor delicado e cuidadoso pelas plantas de seu jardim. É Celestino, pois, o protagonista deste romance que retrata, com lirismo e um estilo contido, um homem absolutamente abominável, cujos feitos fazem parte de um dos capítulos mais abjetos da história universal.

De volta a Portugal ao cabo de uma vida de aventuras suspeitas e com a consciência pesada pelas monstruosidades que cometeu, o capitão retorna à casa de sua infância. Tudo ali lhe parece diferente: ele mesmo não se sente ligado ao próprio passado. Homem de poucas palavras, Celestino está praticamente cego e apenas encontra algum refúgio em suas flores.

Na vizinhança, as pessoas conhecem seus malfeitos, então poucos se atrevem a se aproximar — as crianças imaginam ver uma casa assombrada, destas das histórias de terror. Somente o padre Alfredo é um visitante regular: quer levar o homem para se confessar, mas o único assunto que interessa a Celestino é mesmo o esplendor de seu roseiral. Você pode comprar "A Visão das Plantas", de Djaimilia Pereira de Almeida, neste link


Sobre a autora
Nascida em Luanda, Djaimilia Pereira de Almeida é autora de Luanda, Lisboa, Paraíso, vencedor do Prêmio Oceanos 2019. A visão das plantas ficou em segundo lugar no Prêmio Oceanos 2020.

Ficha técnica
Título: 
"A Visão das Plantas"
Autora: Djaimilia Pereira de Almeida
Gênero:
ficção estrangeira
Categoria: romance
Capa: Luciana Facchini
Páginas: 88
Tiragem: 2500 exemplares
Formato: 13,5 × 20,8 × 0,8 cm
Peso: 0,135 kg
ISBN: 978-65-5692-104-4
E-ISBN: 978-65-5692-103-7
Link na Amazon: https://amzn.to/3dASKGu

Território Flip - Djaimilia Pereira de Almeida


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.