domingo, 9 de maio de 2021

.: "Por Detrás de O Balcão", de Renato Carrera, estreia temporada


"Por Detrás de O Balcão", de Renato Carrera, estreia temporada pelo projeto Arte em Cena. Montagem livremente inspirada na icônica “O Balcão” traz no enredo os bastidores de uma apresentação teatral onde os atores revelam seus conflitos e angústias enquanto uma revolução parece assolar a cidade.

O espetáculo "Por Detrás de O Balcão" estreia em temporada virtual com transmissão pela plataforma Zoom, via Sympla Streaming. As sessões, que acontecem de sexta a domingo até 30 de maio, semre às 20h, integram o Arte em Cena - Temporadas, braço de temporadas teatrais do projeto em que Sesc RJ transmite espetáculos artísticos em suas redes sociais e em plataformas digitais.

Com roteiro e direção assinados pelo premiado diretor e dramaturgo Renato Carrera, o espetáculo, apresentado ao vivo, foi concebido sob inspiração livre de "O Balcão” (1956). A peça é uma das obras-primas do controverso escritor e dramaturgo francês Jean Genet – vencedor do Grande Prêmio Nacional (1983), o mais importante reconhecimento literário francês – e teve montagem icônica no Brasil em 1969.

Na peça, o espectador se torna um voyeur, adentrando virtualmente os camarins dos atores, ambientados em suas próprias casas, e acompanha os bastidores dos processos de ensaio e montagem da peça “O Balcão”. O elenco conta com atores de tradição na cena teatral carioca, sendo eles Alexandre Barros, Carmen Frenzel, Cris Larin, Hugo Germano, José Karini, Lucas Oradovschi e Yumo Apurinã.

Os processos criados por cada um dos atores nascem da pesquisa e da construção de personagens a partir de experiências pessoais e artísticas vivenciadas por eles, e, paralelamente, através dos seus envolvimentos com os personagens, retirados do texto de Genet, sugerindo assim possíveis desdobramentos relacionados com os arquétipos propostos no texto, em consonância com os acontecimentos sociais nos dias de hoje.

A encenação dialoga com a obra marginal de Genet e denuncia a hipocrisia, as máscaras sociais e a fragilidade do sistema de valores da sociedade burguesa, além de conflitos típicos inerentes aos atores contemporâneos reféns de uma nova era digital. Também estão presentes na montagem e no texto a mistura de papéis, que problematiza a separação entre real e imaginário, o que reforça a relevância de criar um diálogo com os tempos atuais, onde o que é fake e o que é real se confundem nos perfis das redes sociais e na vida pessoal.

Propondo um jogo metateatral, as cenas do espetáculo virtual, representadas ao vivo, são costuradas por meio de uma linguagem híbrida que mescla teatro e audiovisual e toma como ponto de partida a intimidade e a relação dos atores com o espectador. Se a emblemática montagem de 1969 era ancorada numa encenação provocativa que tinha o cenário e a desconstrução do edifício teatral como foco principal, agora é o ator, o texto e seus paralelos que norteiam o trabalho.


Sinopse:
“Por Detrás de O Balcão” é um espetáculo virtual, apresentado ao vivo, livremente inspirado nos personagens da obra de Jean Genet. As casas dos atores se transformam em seus camarins, onde eles compartilham com o público os bastidores do processo de ensaio e montagem da peça “O Balcão”. Prestes a entrar em cena, os atores revelam personas desconexas, às vezes possuídas por seus personagens, que representam (falsas) figuras icônicas do mundo atual, entre eles um juiz, um ator em conflito com sua profissão, uma jovem ativista revolucionária, um general, a dona de um bordel, uma funcionária-prostituta e um chefe de polícia. Com direção de arte de Daniel de Jesus e trilha sonora original composta especialmente para o espetáculo, por Gustavo Benjão, a trama se desenrola sob uma atmosfera densa e sufocante, com os atores acuados por uma possível revolução que está prestes a estourar nas ruas da cidade.


Ficha técnica
Espetáculo: 
“Por Detrás de O Balcão”
Idealização: Alexandre Barros, Carmen Frenzel e Renato Carrera
Roteiro e direção: Renato Carrera
Dramaturgia: elenco
Elenco: Alexandre Barros, Carmen Frenzel, Cris Larin, Hugo Germano, José Karini, Lucas Oradovschi e Yumo Apurinã
Direção de fotografia e direção de arte: Daniel de Jesus
Colaboração artística: Angela Leite Lopes
Direção musical: Gustavo Benjão
Programação visual e vídeos de divulgação: Daniel de Jesus
Operador de Zoom: Rhuan Santos
Direção de produção: Juliana Mattar e Renata Campos
Realização: Falantes Produções Artísticas e Sesc RJ

Serviço
Espetáculo: 
“Por Detrás de O Balcão”
Projeto Arte em Cena do Sesc RJ
Temporada: até dia 30 de maio, às 20h
Sexta a domingo, às 20h, na plataforma Zoom
Ingressos: gratuitos no site Sympla (www.sympla.com.br/pordetrasdeobalcao)
Duração: 80 minutos
Gênero: drama
Classificação etária: 16 anos
*O link de transmissão e instruções para acesso do espetáculo serão enviados para o email cadastrado, junto ao ingresso adquirido. Bate-papo com Renato Carrera e elenco: dia 16 de maio após o espetáculo.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.