quarta-feira, 16 de junho de 2021

.: Clube de Leitura gratuito une Itamar Vieira Junior e Simone de Beauvoir


"As Inseparáveis"
, escrito em 1954 por Simone de Beauvoir, trata de uma questão que permanece central em nossos dias: a amizade entre duas mulheres. Publicado na França apenas em 2020, o romance não demorou a ganhar tradução brasileira em 2021, de Ivone C. Benedetti, publicada pela editora Record, e é o livro do mês do primeiro encontro do Club de Lecture na terça, 29 de junho, às 19h. O escritor Itamar Vieira Junior é o convidado especial da primeira edição. Autor do best-seller  "Torto Arado", que traz igualmente duas personagens femininas protagonistas, e do recém-lançado livro de contos "Doramar ou A Odisseia: Histórias"

O projeto é uma união da Quatro Cinco Um + Embaixada da França + Aliança Francesa de São Paulo e terá uma série de encontros mensais de junho a novembro, sempre na última terça do mês, para falar sobre uma obra de língua francesa publicada no Brasil. "As Inseparáveis" é o livro escolhido para a abertura e coloca em destaque o feminismo e a luta pela emancipação contra as opressões da família e sociedade. Além dos curadores, a primeira edição tem como convidado especial o escritor Itamar Vieira Junior , autor do best-seller "Torto Arado". O evento online é gratuito e dá direito a 30% de desconto na compra do livro no site da editora.

Simone de Beauvoir (1908-1986) é um expoente do feminismo, com obras de ficção e ensaios que dialogam com as pautas contemporâneas e ganham leitoras e leitores entre as novas gerações."As Inseparáveis", escrito em 1954, trata de uma questão que permanece central em nossos dias: a amizade entre duas mulheres. Publicado na França apenas em 2020, o romance não demorou a ganhar tradução brasileira em 2021, de Ivone C. Benedetti, publicada pela editora Record, e é o livro do mês do primeiro encontro do Club de Lecture na terça, 29 de junho, às 19h.

O escritor Itamar Vieira Junior é o convidado especial da primeira edição. Autor do best-seller Torto Arado; que traz igualmente duas personagens femininas protagonistas —as irmãs Bibiana e Belonísia — em uma fazenda no sertão da Bahia, Itamar conquistou importantes prêmios literários, como o LeYa, o Jabuti 2020 e o Oceanos 2020. Ele acaba de lançar uma coletânea de contos, pela editora Todavia.

O novo clube de leitura é iniciativa da Quatro Cinco Um + Embaixada da França + Aliança Francesa de São Paulo. A participação é gratuita, via Zoom, com inscrições pela plataforma de eventos Sympla. O projeto terá uma série de encontros mensais, de junho a novembro, sempre na última terça do mês, para falar sobre uma obra literária de língua francesa publicada no país. Na pauta estarão livros de diferentes países, clássicos e contemporâneos, e de múltiplas sensibilidades, refletindo a grande diversidade da produção em língua francesa nos dias de hoje e a relevante presença dessas obras nas livrarias brasileiras.

A cada encontro, uma grande leitora ou grande leitor como Itamar Vieira Junior - escritores, artistas, críticos literários - vão compartilhar suas impressões de leitura com os participantes, que poderão interagir com o convidado. Em alguns encontros haverá a presença do autor do livro, com tradução simultânea. A curadoria é de Vincent Zonca, do Escritório do Livro da Embaixada da França; Livia Carmona, Gerente Cultural da Aliança Francesa, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, que também participam do encontro.

O propósito do Club é que os interessados possam fazer a leitura da obra divulgada e, em seguida, venham para uma discussão e ampliem o acesso a este universo literário. A leitura prévia do livro é recomendada, mas não é obrigatória. As Inseparáveis, de Simone de Beauvoir, a obra escolhida para inaugurar os trabalhos, é um romance autobiográfico que retrata a história da amizade passional que uniu Sylvie (Simone de Beauvoir) e Andrée (Élisabeth Lacoin, a Zaza). As duas amigas lutam pela emancipação e contra as opressões da família e sociedade. Parceira do primeiro evento, a editora Record concede aos inscritos no clube um desconto de 30% na compra do livro.

Elas se conheceram aos nove anos, no colégio Désir, em uma Paris em meio à Primeira Guerra Mundial. Andrée é divertida, impertinente, audaciosa; Sylvie, mais tradicional e tímida, logo se sente irremediavelmente atraída por ela. No entanto, por trás da postura rebelde, Andrée tem de lidar com uma família católica fervorosa que, com suas tradições muito rígidas e ambiente opressor, está disposta a esmagar qualquer expressão de individualidade. Juntas, elas trilham o caminho para se libertar das convenções de sua época e das expectativas asfixiantes, mas não fazem ideia do preço trágico que terão de pagar pela liberdade e pelas ambições intelectuais e existenciais. O livro relata as experiências que fundamentaram a revolta e a obra da icônica filósofa francesa: sua emancipação e o antagonismo entre intelectuais e conservadores.

O Club de Lecture se articula com uma ação mais ampla de divulgação da literatura em língua francesa publicada no Brasil, realizada pela Quatro Cinco Um com apoio da Embaixada da França. Além dos encontros realizados na Aliança Francesa, o projeto inclui um espaço editorial dedicado aos livros francófonos que ganham edição brasileira, com resenhas, reportagens, entrevistas e ensaios, e uma newsletter temática que agrega conteúdos sobre literatura e livros em língua francesa, voltada aos leitores brasileiros. O acesso a todos os conteúdos é gratuito.

Serviço:
Club de Lecture
Quatro Cinco Um + Embaixada da França + Aliança Francesa de São Paulo
Dia 29 de junho - toda última terça-feira do mês, de junho a novembro
Horário: 19h
Com Itamar Vieira Junior, Vincent Zonca (Escritório do Livro da Embaixada da França), Livia Carmona (Aliança Francesa) e Paulo Werneck (Quatro Cinco Um).
Duração: 90 minutos
Participação gratuita, inscrição prévia (vagas limitadas) no site
www.sympla.com.br/aliancafrancesasp
(Plataforma: Zoom – symplastreaming)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.