domingo, 20 de junho de 2021

.: A controversa e polêmica história de "Euclides da Cunha: Uma Biografia"


O livro "Euclides da Cunha: Uma Biografia" escrito por Luís Cláudio Villafañe G. Santos e lançado pela editora Todavia, remonta a trajetória de Euclides da Cunha, recontada em todos os seus lances de realização e tragédia.

Euclides da Cunha viveu relativamente pouco: apenas 43 anos. Mas foram anos movimentados. Passou meses na Bahia, durante a última campanha do Exército contra Antônio Conselheiro, em meio ao fogo cruzado da Guerra de Canudos. Por mais de um ano, liderou uma expedição selva adentro na Amazônia, até as nascentes do rio Purus. 

Da Cunha ergueu fortificações militares e pontes civis. Conviveu com nomes importantes da política e da cultura na primeira década do século passado. Participou de uma conspiração para a derrubada de um presidente e defendeu outro de armas na mão. Escreveu um clássico da literatura brasileira. Tentou matar e acabou morto.

Mesmo com todas essas experiências, as discussões sobre Euclides da Cunha costumam se restringir à sua existência torturada, marcada pela trágica morte em troca de tiros com o amante da mulher, e à publicação de "Os Sertões". Mas é possível traçar um retrato mais amplo. Ele foi militar, engenheiro, jornalista, cientista, literato e cartógrafo. Viveu na capital do país em plena belle époque. Depois em uma São Paulo que começava a se tornar metrópole. Conheceu o interior dos estados do Rio, de São Paulo e de Minas, o sertão da Bahia e a Amazônia profunda. Posicionou-se como cientista e como artista. Foi um intelectual e um homem de ação.

A despeito da abundância de fontes, alguns episódios de sua vida continuam pouco conhecidos, como a sensacional expedição à Amazônia e a relativamente longa passagem pelo Itamaraty. Com riqueza de detalhes e documentação inédita, as circunstâncias da viagem de Euclides da Cunha pelo rio Purus e o período que passou trabalhando sob as ordens do barão do Rio Branco aparecem neste livro com frescor e vivacidade. 

Esta biografia traz ainda novas interpretações para eventos conhecidos, sublinhando contradições entre o discurso e os fatos, a autoimagem e a realidade. Mas nunca para diminuir o personagem, e sim para realçar sua profunda - e contraditória - humanidade.

 
Sobre o autor
Luís Cláudio Villafañe G. Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Diplomata de carreira, é pós-graduado em ciência política pela Universidade de Nova York e doutor em história pela Universidade de Brasília. É autor de Juca Paranhos, o barão do Rio Branco, entre outros livros.

Ficha técnica
Páginas: 432 
Tiragem: 3000 exemplares
Editora: Todavia
Link na Amazon: https://amzn.to/3zGeKdy

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.