sexta-feira, 9 de julho de 2021

.: Em "Expiração", Ted Chiang levou em média um ano para escrever cada conto

Após livro de contos com história que deu origem ao filme "A Chegada", autor de ficção científica retorna com coletânea sobre questões da humanidade.

Ted Chiang, um dos mais aclamados autores de ficção científica da atualidade, é o que podemos chamar de avis rara. Nos últimos vinte anos, lançou apenas duas coleções de contos, sendo que a mais recente, "Expiração", chega às livrarias brasileiras agora em julho pela Intrínseca. Sua publicação anterior, "História da Sua Vida e Outros Contos", ganhou notoriedade pelo texto que deu origem ao filme "A Chegada", de Denis Villeneuve.

O longa com Amy Adams recebeu oito indicações ao Oscar de 2017, incluindo a de Melhor Filme. O ritmo próprio de escrever de Chiang, que produz, em média, um conto por ano, tem justificativa: suas histórias são irretocáveis e, não à toa, ele já foi premiado múltiplas vezes com os principais prêmios dedicados à literatura sci-fi — são quatro Nebulas, quatro Hugos e quatro Locus.

"Expiração" reúne nove contos, sendo dois inéditos e sete deles publicados em diferentes mídias entre 2005 e 2015 — incluindo a história que dá título ao livro, vencedora do prêmio Hugo em 2009. O texto traz a alarmante mensagem de uma civilização mais avançada que nós e já extinta, cujos habitantes usam cilindros de ar no lugar de pulmões. Eles acreditavam que, dessa forma, viveriam para sempre, até que um cientista resolveu investigar a si mesmo e fez uma descoberta fascinante.

Os dois contos inéditos - "Ônfalo" e "A Ânsia é a Vertigem da Liberdade" - estão nas últimas páginas. O primeiro relata a história contada em forma de prece por uma arqueóloga em um mundo onde a ciência e a religião se complementam. Já o texto final do livro apresenta um gadget que permite contato com versões diferentes de nós mesmos, que fizeram outras escolhas durante a vida e estão, agora, vivendo as consequências desses caminhos em uma linha do tempo diferente.

A nova coletânea mescla contos curtos, como "O que se Espera de Nós", de apenas quatro páginas - que descreve uma tranca de carro que prevê o movimento humano levantando questões sobre o livre-arbítrio -, e histórias mais longas, como "O Ciclo de Vida dos Objetos de Software", com mais de 100 páginas - que traça um paralelo do abandono animal e da ética aos seres sencientes com avançados mascotes digitais chamados “digientes”.

Em "Expiração", a assinatura de Ted Chiang é latente: as histórias construídas em torno não apenas de bases científicas, mas também de ideias filosóficas, éticas e religiosas, dão à ficção científica um aspecto profundamente humano.


O que disseram sobre o livro

“Em 'Expiração'Chiang volta a apresentar experimentos mentais elaborados em narrativas que parecem familiares no começo. Assuntos contemporâneos envolvendo bioética, realidade virtual, livre-arbítrio e determinismo, viagem no tempo e usos de inteligência artificial em robôs orientam uma prosa simples e direta.” — The New Yorker


“Os contos de Chiang são notáveis pela fusão de puro intelecto e emoção. No cerne de cada um, há um conceito profundo e rico, um fascínio metafísico ou mistério científico, entremeado por uma narrativa de refinada sensibilidade humana e alma.”The Washington Post


Sobre o autor
Ted Chiang nasceu em Port Jefferson, Nova York, em 1967. Formou-se em ciência da computação e frequentou, em 1989, o Clarion Workshop, curso de escrita de ficção científica e fantasia na Michigan State University. Já foi agraciado com diversos prêmios de destaque, entre eles, Nebula, Hugo e Locus. História da sua vida e outros contos foi publicado em mais de dez idiomas e inspirou o roteiro do filme "A Chegada", estrelado por Amy Adams. Foto: Alan Berner


Ficha técnica
"Expiração"

Autor: Ted Chiang 
Tradução:
Braulio Tavares
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Link na Amazon: https://amzn.to/3dZwCH1

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.