sexta-feira, 23 de julho de 2021

.: A premiada peça "Conselho de Classe", de Jô Bilac, ganha adaptação virtual


Dramaturgia premiada de Jô Bilac, “Conselho de Classe” ganha adaptação virtual e gratuita, com estreia, dia 23 de julho, no Toutube. Conselho de Classe -  Carmen Frenzel (em cima, à esquerda), Fábio Enriquez, Dárdana Rangel (em cima, à direita), Vivian Sobrino (embaixo, à esquerda) e Jacqueline Lobo.

A premiada peça "Conselho de Classe", de Jô Bilac, ganha adaptação virtual, com estreia no YouTube nesta sexta-feira, dia 23 de julho. A direção e a adaptação é de Fabio Fortes, idealizador e diretor do Festival Niterói em Cena. O texto, que inspirou a série "Segunda Chamada", da Globo, trata da precariedade do ensino público no país e as relações de poder nas escolas. 

Com direção de Fabio Fortes, espetáculo realista reflete sobre a crise na educação brasileira. Texto inspirou a criação da série de TV “Segunda Chamada” A vontade de refletir sobre a precariedade do ensino público no país e as relações de poder nas escolas levou o dramaturgo Jô Bilac a escrever o espetáculo "Conselho de Classe", que estreou em 2013 com a Cia dos Atores, ganhou diversos prêmios de teatro e inúmeras montagens ao longo dos anos. 

O texto também inspirou a criação da série “Segunda Chamada”, exibida pela TV Globo, que vai lançar sua segunda temporada. A partir de 23 de julho, a consagrada peça ganha uma adaptação virtual, com direção de Fabio Fortes, que situa a história no contexto da pandemia, com aulas e reuniões em formato online. Com sessões ao vivo de sexta a domingo, às 20h, o espetáculo será exibido gratuitamente no Youtube do festival Niterói em Cena (https://bit.ly/2YU6VzI), com possibilidades de contribuição voluntária.

A trama acompanha uma reunião de conselho escolar, em uma escola pública carioca, depois de uma diretora ser agredida por alunos e entrar em licença médica. A briga é tema de reunião virtual com as professoras Célia, de Matemática (Jacqueline Lobo), Edilamar, de Educação Física (Vivian Sobrino), Mabel, de Artes (Dárdana Rangel), e Paloma, da Biblioteca (Carmen Frenzel) e o novo diretor, João Rodrigo (Fábio Enriquez).

“A peça une dois elementos fundamentais da experiência humana: arte e educação. Eu e todo o elenco somos professores, além de atores, e queremos refletir como a educação no nosso tempo está ultrapassada. Com a montagem do espetáculo, a gente consegue tirar essa discussão do âmbito escolar e passa para o social na luta pela melhoria da educação”, observa o diretor Fabio Fortes. “Eu e os atores adaptamos a peça para o ambiente virtual, levando em conta os novos desafios enfrentados pelos professores e alunos durante a pandemia, com aulas virtuais e o uso da tecnologia. Não foi nada fácil dar vida a personagens tão complexas através das telas de computador, mas temos que trabalhar para encontrar novas formas de teatro neste momento tão difícil”, acrescenta.

 O dramaturgo Jô Bilac conta que sempre gostou de participar de conselhos de classe, quando era permitida a presença de estudantes, para entender os mecanismos de poder dentro das escolas. “Com essa peça, eu comecei a fazer teatro político mais diretamente ao falar das condições de alunos e professores em um país desequilibrado”, lembra o autor. “Queria refletir sobre essa instituição que ensina o verbo “to be”, mas não ensina os direitos e deveres de um deputado estadual, um senador, os limites de poder de um presidente, por exemplo. E o que faz ainda esse lugar ser ainda tão conservador?”, reflete.


Sobre Fabio Fortes
Fabio Fortes é criador e diretor do Festival Niterói em Cena, realizado há 13 anos no município fluminense, com atrações plurais que traçam um panorama do teatro contemporâneo. Formado pela UniRio, dirigiu os espetáculos “Terror e Miséria no Terceiro Reich”, de Bertolt Brecht, e “O Quintal de Manoel”, infantil inspirado em poemas de Manoel de Barros"Conselho de Classe" é a sua primeira direção de teatro virtual.


Sobre Jô Bilac
Dramaturgo e roteirista carioca de 36 anos, Jô já participou do Salão do Livro em Paris, França; Feira do Livro em Frankfurt, Alemanha; Feira do Livro em Gotemburgo, Suécia; Festival Ibero Americano Bogotá, Colômbia; e Literatura e Arte, de Bolonha, Itália. Suas peças já ganharam montagens internacionais em Bogotá, Nova York, Suécia, Itália, Londres e seus livros já foram adotados por escolas e universidades como UniRio e USP. Entre suas dramaturgias de destaque estão "Os Mamutes", "Hoje Não Saio Daqui""Conselho de Classe", "Alguém Acaba de Morrer Lá Fora", "Insetos", "Infância, Tiros e Plumas", entre outras. Como autor ganhou os prêmios prêmio Shell, APCA, APRT, Cesgranrio e Aplauso Brasil. Criador da série “Segunda Chamada”, da TV Globo, inspirada na sua peça teatral "Conselho de Classe".
 

Ficha Técnica:
Espetáculo: "Conselho de Classe".
Texto:
 Jô Bilac.
Direção e adaptação: Fabio Fortes.
Participação especial (voz em off): Teuda Bara.
Elenco e adaptação: Carmen Frenzel, Dárdana Rangel, Fábio Enriquez, Jacqueline Lobo e Vivian Sobrino.
Direção de arte: Renata Egger.
Iluminação: Bruno Henrique Caverninha.
Programação visual: Marcos Ácher.
Edição audiovisual: Tairone Vale.
Produção executiva e operação da plataforma digital: Rodrigo Sundin.
Produção executiva: Moreno Almeida.
Assistente de produção: Anna Clara Almeida.
Assessoria de imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação).
Direção de produção: Fabio Fortes.
Produção: F2 Produções Artísticas.


Serviço:
Temporada: de 23 de julho a 1º de agosto.
Dias e horários: de sexta-feira a domingo, às 20h.
Onde assistir: Canal do YouTube do Niterói em Cena
Ingressos: gratuitos, com opção de contribuição voluntária.
Tempo de duração: 45 minutos.
Classificação etária: 12 anos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.