quarta-feira, 25 de agosto de 2021

.: Flipoços Educação: literatura e educação são temas nesta quarta


Para quem acompanha o Flipoços nesses quase 17 anos, sabe o quanto a Curadoria do Festival dá importância para o tema Educação. O Flipoços realiza anualmente o Flipoços Educa em que oferece aos diversos profissionais da área de educação oportunidades de reciclagem e novos conhecimentos durante o Festival. Sempre com a parceria de editoras, empresas do segmento e renomados convidados, a programação busca atrair esse público de forma gratuita à novas discussões e aprendizagens.

O Flipoços Temático, projeto lançado em 2020 com o objetivo de oferecer ao público do Festival mais opções ao longo do ano relacionadas à Literatura. Já foram realizadas duas temporadas no primeiro semestre desse ano e na semana que vem acontece a terceira temporada. Esse novo projeto temático tem como foco destacar algum gênero específico da literatura buscando discussões diversas e com convidados os mais variados.

O programa foi inaugurado em abril com o Flipoços Clássicos e depois em junho o Flipoços Verde: https://www.youtube.com/c/feira-flipocos/playlists para rever todos os encontros. Confira a programação completa do Flipoços Educação no http://www.flipocos.com.br.

Acompanhe a programação:
Quarta-feira, dia 25 de agosto
10h as 11h - Mesa "A Metade do Meu Enzo - O que os Pais Separados Deveriam Saber Antes de Danificar o Bem-estar Físico e Emocional dos Seus Filhos".
Uma conversa de pais para pais, com o autor Antonio Voorhees e a psicóloga infantil Barbara Martins. (livro disponível na Livraria Flipoços www.livrariaflipocos.com.br na aba escritores poços-caldenses).


14h30 às 15h30 - Mesa "Carta de Cipriano: da Fonte Primária à Rota Literária"
apresentação do livro "Cypriano Joseph da Rocha: Uma Vida entre Portugal e o Brasil na Idade do Ouro", de António Andresen Guimarães. Com Priscila Moraes e Decio Zylberstajn. Mediação Thiago Bittencourt.

16h30 às 17h30 - "Os Super-heróis na Sala de Aula" com Leandro Ribeiro Nogueira e Lívia Jacob. Will Eisner, um dos grandes mestres das HQs, definiu seu ofício como “arte sequencial”, a fim de diferenciá-lo da literatura. Hoje, a fronteira entre as duas artes se mostra cada vez maisbranda, visto que diversas séries de livros dedicadas ao público jovem, a exemplo de Wild Cards (ed. George R.R.Martin) são inspiradas no universo das HQs. Assim, surge a pergunta: o que podemos aprender e ensinar com os super-heróis das clássicas histórias pops, tais como Super-Homem, Mulher-Maravilha, Wolverine etc? Populares desde os antigos gibis da DC Comics, que começaram a circular no Brasil em 1937, tais personagens ganharam diversas roupagens ao longo da história, espelhando fatos da geopolítica, sociologia e filosofia dos séculos XX e XXI. Nesse minicurso, pretendemos abordar alguns desses aspectos. Oferecimento Nós Educação.


18h30 às 19h30 – Mesa "Euclides da Cunha: Uma Ponte para o Sertão que Virou Mar" com José Huguenin.

Oferecimento Nós Educação. Toda a programação é gratuita e a transmissão vai acontecer na redes sociais do Flipoços (YouTube e Facebook) e com retransmissão nos parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal); Elicer (Festival do Cerrado); Museu da Língua Portuguesa (SP); Resenhando e Secult Poços. E para ver e rever toda programação do maravilhoso Flipoços Virtual que aconteceu em julho acesse o site www.flipocos.com. Aproveitem ainda as promoções exclusivas da www.livrariaflipocos.com.br. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo (35) 3697-1551 na GSC Eventos Especiais, Poços de Caldas. Legenda: Programação do Flipoços Educação traz mesa sobre Euclides da Cunha com a presença de José Huguenin.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.