segunda-feira, 20 de setembro de 2021

.: "Federer: O Homem que Mudou o Esporte" é lançado pela Intrínseca



Escrito por  Christopher Clarey, o best-seller do The New York Times logo após o lançamento em agosto deste ano nos Estados Unidos, biografia vai além do relato minucioso ao expor a personalidade do ídolo.

Em meio às especulações sobre a aposentadoria de Roger Federer, 40 anos, que recentemente anunciou o seu afastamento das quadras por conta de uma nova cirurgia no joelho, chega às livrarias brasileiras em setembro pela Intrínseca uma das mais completas biografias do tenista, "Federer: O Homem que Mudou o Esporte". Escrito por um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo mundial, Christopher Clarey, o livro apresenta, com riqueza de detalhes, não apenas a brilhante trajetória do esportista, mas revela também a sua personalidade. 

É a primeira vez que um biógrafo teve acesso tão exclusivo ao atleta, à sua equipe de apoio e às figuras mais proeminentes do tênis, incluindo grandes rivais, como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Roddick. “Segui Federer por seis continentes e o entrevistei mais de vinte vezes ao longo de vinte anos para o The New York Times e o International Herald Tribune. Nossos encontros aconteciam em todo tipo de lugar, de aviões particulares ao fundo da quadra em Wimbledon, da Times Square a restaurantes nos Alpes suíços”, relata o autor.

Ao longo das décadas, Federer fez tudo parecer extraordinariamente fácil: golpes de esquerda milimétricos, direitas deslizantes, smashes no ar e uma capacidade de permanecer no topo por muito mais tempo que outras lendas do esporte. O autor dá pistas que explicam a longevidade da carreira do tenista. “Vendo Federer permanecer renovado e disposto com mais de 30 anos, contra a lógica e contra os precedentes no tênis, fiquei intrigado ao perceber que sua habilidade de aproveitar o momento se devia, na verdade, à premeditação. Se ele era relaxado e solícito apesar das forças que o puxavam em todas as direções, era porque conhecia a si mesmo e seu microcosmo bem o suficiente para evitar as armadilhas que poderiam apagar sua chama”, avalia 

Christopher Clarey mostra como o percurso — de adolescente temperamental com cabelo platinado e gosto duvidoso a um dos maiores, mais elegantes e mais confiantes tenistas da história — foi um longo ato de vontade, não do destino. “Suas habilidades no tênis foram o principal ingrediente de seu sucesso, mas suas habilidades com pessoas também fazem parte da receita. Superestrelas do tênis costumam receber muitos presentes, mas empatia não é um deles. Federer é alguém que se coloca no lugar dos outros, sempre registrando os sentimentos e a energia no estádio, na rua, no ambiente, no assento traseiro de carros”, afirma. 

"Federer: O Homem que Mudou o Esporte" é um mergulho ao mesmo tempo íntimo e abrangente na vida e na carreira de um ídolo incontestável, uma história apaixonante que nenhuma pessoa além de Christopher Clarey poderia ter contado.

 
O que disseram sobre o livro

“Refinada, repleta de detalhes e escrita com graça. Roger Federer ganhou a biografia que merecia.” — Sports Illustrated


“Roger Federer joga tênis como Michelangelo pintava: cada lance é perfeito, e o resultado final é uma obra-prima. Christopher Clarey captura justamente essa essência.” — Martina Navratilova, ex-tenista número 1 do mundo, recordista de títulos de simples do tênis feminino

“É preciso um mestre para reconhecer outro mestre. Entre os muitos pontos altos desta valiosa biografia, Federer oferece vislumbres bem embasados de outras grandes estrelas na longa carreira do suíço.” — The New York Times



Sobre o autor
Christopher Clarey é jornalista especializado em tênis e cobre o mundo esportivo há quase 30 anos para veículos como The New York Times e International Herald Tribune, atuando como principal correspondente de esportes e colunista de longa data. 

Você pode comprar "Federer: O Homem que Mudou o Esporte", biografia escrita por Christopher Clarey, publicada pela editora Intrínseca, neste link.


Ficha técnica
Livro: "Federer: O Homem que Mudou o Esporte"
Autor: Christopher Clarey
Tradução: Cássia Zanon, Isadora Prospero, Marcelo Schild, Paula Diniz
Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3lJJT9T




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.