sábado, 16 de outubro de 2021

.: "Evocação de Patrícia Galvão, Pagu" na Semana de 22 da Mário de Andrade


Biblioteca Mário de Andrade e Companhia da Memória celebram o “22 + 100”, Cem Anos da Semana de Arte Moderna de 1922, com o espetáculo inédito Evocação de Patrícia Galvão, Pagu. Com participação de Walderez de Barros e ingressos grátis, a peça marca retomada de teatro presencial na Mário. Elenco: Mafalda Pequenino, Walderez de Barros, Marina Nogaeva Tenório e Ondina Claís


Concebido pela Companhia da Memória especialmente para a Biblioteca Mário de Andrade e os festejos de Cem Anos da Semana de Arte Moderna de 1922 (“22 + 100”), “Evocação de Patrícia Galvão, Pagu” se estrutura em torno de uma carta iniciada nos anos 1930, na prisão, pela jornalista, poeta, militante política, escritora e desenhista Patrícia Galvão, conhecida como Pagu, que ainda antes dos 18 anos tornou-se musa do Movimento Modernista.

Nesse relato autobiográfico de caráter íntimo, endereçado a seu futuro companheiro, Geraldo Ferraz, Pagu olha sua vida em retrospectiva, revendo suas posições e escolhas. Numa mistura de estilos literários — carta, ensaio, memórias, fabulações —, ela relembra sua infância, o contato com o círculo de intelectuais do Movimento Modernista, a relação com o poeta Oswald de Andrade, a primeira maternidade e a devoção à luta pelo comunismo. Com três atrizes em cena, que leem os trechos da carta, e Walderez de Barros interpretando em vídeo poemas de Patrícia Galvão, o espetáculo é acompanhado por imagens que contextualizam os momentos descritos no texto. 


Companhia da Memória
Ativa desde 2007, já realizou 14 espetáculos e 34 temporadas. Dez textos inéditos foram gerados por suas pesquisas, com 8 indicações a prêmios e um público em torno de 10 mil pessoas. Dentre os espetáculos realizados temos “Rosa de Vidro” (2007), “Nomes do Pai” (2010), “Karamázov” (2014), “Katierina Ivânovna” (2017), “Punk Rock” (2018), “Réquiem para o Desejo” (2019), “As Três Irmãs” e “A Semente da Romã” (2020) e “A Dócil” (2021). Além de pesquisar a encenação transdisciplinar, o grupo tem se dedicado à transposição de obras literárias para a cena teatral, à recriação de clássicos da dramaturgia, ao fomento e à criação e encenação de dramaturgia brasileira contemporânea e à investigação da metodologia do teatro psicofísico para o trabalho do ator.


Ficha técnica
Texto: “Autobiografia Precoce” de Patrícia Galvão
Adaptação de texto e direção: Marina Nogaeva Tenório
Elenco: Mafalda Pequenino, Marina Nogaeva Tenório, Ondina Claís, Walderez de Barros
Vídeo e luz: Lucas Brandão
Produção: João Vasconcellos
Curadoria de Artes Cênicas / Biblioteca Mário de Andrade: Alvaro Machado
Realização: Companhia da Memória, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Biblioteca Mário de Andrade.
Agradecimentos especiais: Leda Rita Cintra, Gutemberg Medeiros, Rudá k. Andrade e Seção de Obras Raras e Especiais da BMA.


Serviço:
Presencial, de sexta a domingo, três sessões, com público reduzido. Espetáculo inédito, especialmente concebido para a Biblioteca Mário de Andrade para os festejos "22+100", em comemoração aos Cem Anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Realização BMA / Companhia da Memória, direção Marina Nogaeva Tenório, participação especial de Walderez de Barros em vídeo.

Teatro na Mário: “Evocação de Patrícia Galvão, Pagu”
Data: dias 16 e 17 de outubro de 2021 (sábado e domingo)
Horário: 19h
Local:  Auditório Rubens Borba de Moraes - Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: R. da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP, 01302-000
Ingressos gratuitos disponíveis através do SYMPLA (link abaixo) ou a partir de 50 minutos antes de cada apresentação, na recepção da Biblioteca: https://www.sympla.com.br/teatro-na-mario-evocacao-de-patricia-galvao-pagu__1370012

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.