sexta-feira, 12 de novembro de 2021

.: ABBA: De volta para o futuro com "Voyage", continuação de 40 anos atrás


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

E o que parecia cada vez mais distante acabou acontecendo. Para alegria dos fãs espalhados pelo mundo, os integrantes do grupo sueco ABBA lançaram um novo álbum, intitulado "Voyage". Um trabalho que representa uma continuação do ponto em que eles haviam parado há 40 anos, com o disco "The Visitors".

"Voyage" é o nono álbum de estúdio do ABBA. É o primeiro do grupo com novo material em 40 anos. Contém 10 canções compostas pelos compositores do ABBA, Benny Andersson e Björn Ulvaeus. E interpretadas pelas cantoras Agnetha e Frida.

O álbum contou com um single duplo,  "I Still Have Faith in You" e "Don't Shut Me Down", lançado junto com o anúncio inicial do álbum feito em setembro deste ano. As canções não chegam a grudar nos ouvidos como os antigos hits. Mas soam muito agradáveis para os fãs, ainda que as vozes de Agnetha e Frida já não tenham a profundidade que tinham nos anos 70 e 80. Entretanto quando as duas cantam juntas, o ouvinte tem a certeza que essa é a marca registrada do ABBA.

Talvez a faixa mais próxima dos antigos hits seja "When You Danced With Me". Mas é certo que todas têm aquela marca registrada de música pop do ABBA. Ao ouvir o disco, parece até que entramos naquela máquina do tempo do Marty McFly e retornamos para os mágicos anos 80, como no filme "De Volta para o Futuro".

ABBA havia se separado em 1982. E desde então o interesse renovado pela banda cresceu. Principalmente a partir da década de 1990, após o sucesso mundial de seu álbum de maiores sucessos "ABBA Gold", o musical baseado no "ABBA Mamma Mia!" e o filme subsequente de mesmo nome, além do uso de suas canções em algumas outras trilhas sonoras de filmes, como "O Casamento de Muriel" e "Priscilla, a Rainha do Deserto".

Em 2000, eles teriam recusado uma oferta de US $ 1 bilhão para tocar novamente. Em 6 de junho de 2016, no entanto, o ABBA se reuniu informalmente para cantar a canção "The Way Old Friends Do" em uma festa privada em Estocolmo. Isso motivou os integrantes a uma reunião mais formal. Dois anos depois, em abril de 2018, eles anunciaram que haviam gravado duas novas canções.

A princípio, "Voyage" deve ser o último trabalho do grupo. Pelo menos foi o que Benny e Bjorn disseram durante o lançamento do disco. Entretanto, os fãs ainda mantém a esperança de que eles se motivem a lançar algo novo nos próximos anos.  Quem sabe? Vamos aguardar.

"I Still Have a Fatih Of You"

"Don´t Shut Me Down"



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.