terça-feira, 9 de novembro de 2021

.: Entrevista: Maurício Farias, diretor de "Um Lugar ao Sol" revela bastidores


As tramas e conflitos que vêm por aí em "Um Lugar ao Sol" foram tema da conversa com o profissional, que retorna às novelas depois de mais de 20 anos. Foto: Globo/João Miguel Júnio
r

Nascido em uma família tradicional do cinema brasileiro, Maurício Farias se interessou cedo pela sétima arte. Quando tinha 11 anos foi ator no longa-metragem "As Aventuras com Tio Maneco" (1970), dirigido por Flávio Migliaccio e produzido por seu pai, o cineasta Roberto Farias. Mesmo apaixonado por cinema, prestou vestibular para desenho industrial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Não concluiu.


No quinto período do curso, aceitou ser assistente de direção do pai em um especial da TV Globo, exibido na faixa de programação Quarta Nobre, e nunca mais deixou a televisão. Na emissora, dirigiu obras como "Tenda dos Milagres" (1985), "As Noivas de Copacabana" (1992), "A Viagem" (1994), "Quatro Por Quatro" (1994 e 1995), "Cara e Coroa" (1995), "Salsa e Merengue" (1996), "Hilda Furacão" (1998), "Pecado Capital" (1998), "Esplendor" (2000). Maurício também dirigiu episódios de "Você Decide" e “Brava Gente”. Em 2002, assumiu a direção de "A Grande Família", em que permaneceu até 2011, quando se tornou diretor de Núcleo.

De 2011 a 2015, realizou em seu núcleo "Tapas & Beijos", "Aline", "Encontro com Fátima Bernardes", "Casseta e Planeta", "A Mulher do Prefeito" e "Mr. Brau", ao mesmo tempo em que foi um dos criadores do "Tá no Ar, a TV na TV" e do novo "Zorra". A partir de 2017, já como diretor artístico, esteve à frente de "Filhos da Pátria", "Cidade Proibida" e "Hebe".  Ao longo de sua carreira, dirigiu sete longas-metragens, entre eles "O Coronel e o Lobisomem", "A Grande Família - O Filme", "Veronica", "Vai que Dá Certo""Hebe". Com "Um Lugar ao Sol", novela de Lícia Manzo, Maurício volta às novelas, como diretor artístico.

Com "Um Lugar ao Sol", você retorna às novelas depois de 20 anos. Como está sendo essa volta?
Maurício Farias - Desde que parei de fazer novelas, acabei me dedicando à direção das séries, seriados, programas de humor. Foram anos maravilhosos, onde encontrei grandes parceiros e pude me dedicar a direção desses gêneros. Até que há uns três anos, na época em que eu estava filmando "Hebe", recebi do Silvio de Abreu o convite para dirigir "Um Lugar ao Sol". Agora estou trazendo essa experiência com séries para a direção da novela. E a parceria com a Lícia tem sido espetacular. É uma grande autora, com uma narrativa forte e moderna, com um olhar apurado e sensível para todas as questões que ela aborda.

Fora a viagem para a Praga, na República Tcheca, no início de 2020, toda a novela foi gravada durante a pandemia. Como foi esse processo?
Maurício Farias
 - Começamos a gravar a novela no início de 2020, em janeiro, e o resultado é surpreendente. Nos aproveitamos dos limites que a pandemia nos impôs para criar novas formas de trabalhar nas questões artísticas e técnicas. Eu tenho certeza de que isso está impresso na novela. Não foi fácil atravessar a pandemia. Foram meses de tensão, mas também de muita satisfação. Afinal, com tantas limitações, conseguimos realizar o trabalho.


Como foi o trabalho de "duplicar" Cauã Reymond e colocar em cena os gêmeos Christian e Renato?
Maurício Farias
 - Usamos alguns efeitos muito interessantes e arrojados. A câmera se movimenta o tempo todo. Os dois personagens gêmeos se mexem a todo momento em cena e você realmente acredita que são duas pessoas. Têm horas que esquecemos que é o mesmo ator interpretando dois personagens. Eu estou muito feliz com o resultado. Temos um trabalho de computação muito sofisticado.


Fale um pouco sobre a escolha do elenco e o trabalho com esses atores.
Maurício Farias
 - Temos um elenco maravilhoso, de grandes atores, muitos com quem eu já tinha trabalhado. Acredito em parcerias no trabalho. O trabalho em televisão é em grande parte coletivo. Por isso uma equipe e um elenco com afinidades é tão importante. E ainda encontrei novos parceiros como Cauã Reymond, Alinne Moraes e Andreia Horta, com os quais nunca tinha trabalhado. Além de talentos jovens como o Juan Paiva e a Lara Tremouroux.


Como foi a parceria com Lícia Manzo?
Maurício Farias
 - É a primeira vez que trabalhamos juntos. Foi um encontro incrível com a Lícia, que é uma autora muito especial. Ela desenvolve as ações e as personagens de maneira espetacular, além de ser muito observadora e provocadora. Estou bastante contente com a parceria.


O que o público pode esperar de "Um Lugar ao Sol"?
Maurício Farias
 - Eu acho que a novela, por ter sido gravada durante este período da pandemia, gera ainda mais expectativa. O público está ansioso e saudoso das novelas. "Um Lugar ao Sol" marca a volta das novelas completamente inéditas no horário das nove. Nós estamos felizes porque fizemos o nosso melhor. É uma trama com um texto maravilhoso, um grande elenco e um padrão altíssimo.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.