sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

.: "Retorno ao Admirável Mundo Novo", o livro ideal para o último dia do ano


Quase 30 anos após lançar sua obra-prima e um dos monumentos da ficção científica, Aldous Huxley retorna ao seu "Admirável Mundo Novo". "Em 1931, enquanto eu escrevia 'Admirável Mundo Novo', estava convencido de que ainda tínhamos muito tempo. Vinte e sete anos depois, estou me sentindo bem menos otimista do que estava quando o escrevi", alertou o autor.

A Biblioteca Azul lança "Retorno ao Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley. Nesta obra, Huxley se propõe a avaliar as previsões de sua obra original, e também a elaborar novas questões para o futuro. Logo de início, afirma que suas hipóteses se tornaram realidade muito mais rápido do que havia imaginado.

Com talento profético e imensa capacidade imaginativa, Aldous Huxley trata neste livro das ameaças à humanidade, tais como a superpopulação, a manipulação genética e psicológica, o uso de drogas prescritas como forma de controle social, e a ascensão de regimes autoritários. Compara sua distopia com a de George Orwell, de quem fora professor, e coloca lado a lado acertos e erros de ambas.

Alguns dos temas de seu "Admirável Mundo Novo" permanecem atuais e urgentes neste "Retorno", publicado em 1958. São assuntos que ainda repercutem em nosso tempo, como o reforço positivo de comportamentos e a flexibilização da noção de verdade. E de que forma atuam as redes sociais senão como reforços de boa conduta e espaço para veiculação de mensagens falsas? Ao lançar questões para o futuro, propõe que as nações devem educar seus cidadãos para a liberdade, sob risco de caírem na mão de ditaduras.

Esta edição traz notas que contextualizam dados e informações do texto original, tradução de Fábio Fernandes, e também um posfácio escrito por Carlos Orsi, pesquisador do Instituto Questão de Ciência, que contextualiza o exercício especulativo de Huxley e também propõe debates para o nosso tempo, como a manipulação emocional da publicidade, a tecnologia a serviço do controle total, e o efeito de hipnose das redes sociais. Você pode comprar "Retorno ao Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, neste link.


Sobre o autor:
Aldous Leonard Huxley nasceu em 26 de julho de 1894 no condado de Surrey, na Inglaterra. Pertencente a uma família de tradicionais intelectuais ingleses, estudou medicina e literatura inglesa. Viveu na Itália durante o regime fascista de Mussolini, período que viria a exercer influência sobre seus livros, e anos depois mudou-se para Hollywood a fim de trabalhar como roteirista. Em 1932, publicou Admirável mundo novo e, em 1954, narrou suas experiências com mescalina em As portas da percepção, livros fundamentais para a cultura e as artes. Huxley morreu nos EUA em 22 de novembro de 1963.


Livro: "Retorno ao Admirável Mundo Novo"
Autor: Aldous Huxley | Páginas: 176 | Formato: 14X21cm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.