quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

.: Global lança o box "Corpo de Baile", com clássicos de João Guimarães Rosa


A caixa recria a experiência que João Guimarães Rosa pensou na época em que lançou a obra (1956). Box reúne os livros "Manuelzão e Miguilim", "Urubuquaquá, no Pinhém" e "Noites do Sertão", considerados hoje clássicos da literatura brasileira.

É fato que, com um projeto linguístico único e personagens e situações complexas, João Guimarães Rosa se tornou um dos autores brasileiros mais importantes da literatura brasileira. É por isso que, desde de 2019, a Global Editora chega com a missão de publicar edições mais completas de todas as obras do escritor, resgatando a experiência de como foi ler esses livros na época em que eles foram lançados. Inclusive, essa é a principal proposta do box "Corpo de Baile".

Com "Manuelzão e Miguilim", "Urubuquaquá, no Pinhém" "Noites do Sertão", a caixa reúne os três volumes que antes faziam parte do volume único de "Corpo de Baile" - lançado originalmente em 1956. Com textos complementares interessantes e narrativas harmônicas, o box é a oportunidade perfeita para os fãs do autor se aprofundarem no ritmo de Guimarães Rosa e relembrarem a experiência que é ler uma obra completa e pensada pelo autor. Você pode comprar o box "Corpo de Baile", de João Guimarães Rosa, neste link.


"Manuelzão e Miguilim"
O livro é composto por duas novelas: "Campo Geral" e "Uma Estória de Amor". Em “Campo Geral”, os leitores experimentam o mundo pelos olhos do menino Miguilim que, em seu cotidiano, vive no seio de uma família sertaneja. Já em “Uma Estória de Amor”, a prosa rosiana nos conduz às reflexões que brotam do coração sofrido do vaqueiro Manuelzão por ocasião da festa que marca a inauguração de uma capela que ele constrói em memória de sua mãe. Esta nova edição de "Manuelzão e Miguilim" traz, ao ao fim do livro, um texto da escritora Henriqueta Lisboa, no qual ela empreende uma análise precisa e delicada sobre os escritos de Guimarães Rosa, mais especificamente sobre a novela “Campo Geral”. Você pode comprar "Manuelzão e Miguilim", de João Guimarães Rosa, neste link.


"Urubuquaquá, no Pinhém"
Os Contos “O Recado do Morro”, “Cara-de-Bronze” e “A História de Lélio e Lina”, que inicialmente fizeram parte da obra "Corpo de Baile" (1956), mas foram, posteriormente, desmembrados para integrar um novo volume, que recebeu do autor o título "Urubuquaquá, no Pinhém". Sobre o enredo, em o “O Recado do Morro”, o leitor acompanha o cinco homens  Pedro Osório, "seo" Alquiste, frei Sinfrão, "seo" Jujuca do Açude e Ivo de Tal realizam uma travessia e vão encontrando, pelas estradas por onde passam e nas fazendas onde pedem abrigo, almoço e jantar, pessoas que vão mudar a maneira como eles veem o mundo e a si mesmos. O conto “Cara-de-Bronze”, por sua vez, traz a chegada à fazenda do Urubuquaquá, como um forasteiro que se esforça para compor, com os depoimentos fragmentários dos vaqueiros, o retrato do velho fazendeiro apelidado Cara-de-Bronze, o qual, doente recluso em seu quarto, administra a sua propriedade E, por fim, temos “ A História de Lélio e Lina” ansiando por uma mulher, Lélio aporta ao Pinhém. Nessa fazenda, é com dona Rosalina que Lélio estabelece uma sincera e profunda amizade, confessando suas paixões e recebendo repostas de  Lina de perguntas ainda não formuladas. A edição da Global conta com fotografia de Araquem Alcântara para capa do livro, e também texto de apoio de Regina Zilberman,  doutora em Romanistica pela Universidade de Heidelberg e intitula-se “O Recado do Morro: Uma Teoria da Linguagem, Uma Alegoria do Brasil”. Você pode comprar "Urubuquaquá, no Pinhém", de João Guimarães Rosa, neste link.


"Noites do Sertão"
"As novelas "Dão-Lalalão" e "Buriti" que, inicialmente fizeram parte da obra "Corpo de Baile", foram posteriormente desmembradas do livro, para integrar um novo volume, que recebeu do autor o título "Noites do Sertão", originalmente lançado em 1956. Atualmente, tem a edição de 2021 desenvolvida pela Global Editora, que apresenta ao leitor o projeto gráfico de Victor Burton e Anderson Junqueira, que desenvolveram a capa a partir da fotografia de Araquém Alcântara, fotográfo especializado em registrar as paisagens brasileiras. Além disso, o lançamento traz o texto "'Dão-lalalão' - Assim É se lhe Parece", publicado no livro organizado pela professora da PUC - RS Regina Zilberman, intitulado como "'Corpo de Baile': Romance, Viagem e Erotismo no Sertão". Essa edição da Global Editora, com nova capa e texto de apoio agrega ao livro uma qualidade elevada e valorizada. Assim, como produto, torna-se mais atraente. Sobre o enredo, em "Dão-Lalalão", o leitor acompanha o redemoinho de sentimentos de Soropita, homem rural que, em meio às suas aventuras na noite de sua cidade, acaba se apaixonando por Doralda, uma prostituta com quem decide se casar. A partir desse ponto, desenrola-se um dilema na vida do personagem que opta por se mudar de cidade. Já a novela "Buriti", traz as relações que se estabelecem entre membros de uma mesma família que residem na fazenda ""Buriti Bom". Você pode comprar "Noites do Sertão", de João Guimarães Rosa, neste link.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.