sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

.: CCBB Rio recebe a Mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista"


Mostra é uma retrospectiva bem completa da obra do Terry Gilliam, um dos grandes nomes da cultura pop - foi integrante do grupo inglês de humor Monty Phyton. Haverá sessões com acessibilidade, palestra, debate e aula magna. E ainda um catálogo bem legal com críticos e cineastas escrevendo sobre os filmes. Tudo de graça no CCBB Rio. A concepção de arte da mostra foi feita pelo Rafael Coutinho, filho da cartunista Laerte, grande fã da obra do Terry. A mostra segue ainda este ano para São Paulo e Brasília.

O CCBB Rio de Janeiro começará o ano de 2022 com um petardo cinematográfico: até dia 31 de janeiro a mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista" ocupará o Cinema I, sendo esta a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python. Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição on-line de três filmes, sendo dois deles com recursos de acessibilidade - toda a programação será gratuita. Ainda este ano mostra acontecerá também nas unidades do CCBB de São Paulo e Brasília.  

Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, a mostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos - um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como "Brazil - O Filme" (1985), "Os 12 Macacos" (1995) e "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Voo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação.

A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme - a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj/folder.pdf.  A programação será disponibilizada em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro. A produção é da BLG Entretenimento.

Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes - o único americano - do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.

Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema é dado a justaposições incongruentes de beleza e fealdade ou antiguidade e modernidade. “Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-em-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes", explica.

As influências barrocas não são apenas teóricas; o cinema de Terry Giliam é o cinema do gigantismo. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gillian: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli


Atividades paralelas on-line

Palestra "A Animação de Terry Gilliam"
Professor:
Christian Caselli
Data e horário: 15 de janeiro, às 15h
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa 14 anos
Evento gratuito e on-line.
Inscrições pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

O curador da mostra Christian Caselli abordará sobre esta importante vertente da fase inicial da carreira do cineasta, que foi fundamental para a construção de seu estilo futuro. Será esmiuçado como ele desenvolvia suas animações através de técnicas mistas (colagens e desenho animado) e a importância que este período teve para criar a identidade visual e conceitual do grupo Monty Python.


Debate "Moinhos ou Gigantes: A Grandiloquência na Obra de Terry Gilliam e Outros Cineastas"
Mediação: 
Eduardo Reginato
Debatedores: o professor e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico de cinema Sérgio Alpendr
Data e horário: 22 de janeiro, às 19h30
Carga horária: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Evento gratuito e on-line.
Exibição via canal do Youtube da BLG Entretenimento: https://www.youtube.com/channel/UCQYv_cChRcvYu9LQ3wf249A

"Gigantismo" é um termo muito usado por críticos e estudiosos de cinema para denominar determinadas produções cinematográficas que se destacaram positivamente ou negativamente pela grandiloquência de sua realização. Por exemplo, Terry Gilliam mandou construir cenários monumentais e minuciosamente detalhados nos estúdios da Cinecittà baseados na arquitetura do Oriente Antigo e da Europa do séc. XIX para o filme "As Aventuras do Barão de Munchausen". Não só Gilliam é adepto do "gigantismo". Cineastas como Jacques Tati que construiu uma cidade funcional inteira para o filme "Playtime" e ou o diretor Victor Fleming que utilizou 1500 figurantes e mais 1000 manequins em uma cena de E o vento levou... para simular a devastação da guerra cívil americana. O time não para, Abel Gance, D. W. Griffith, Charles Chaplin, Francis Ford Coppola, James Cameron, são outros que veem gigantes no lugar de moinhos tal como Terry Gilliam.


Aula Magna:
"As Influências e Referências na Obra de Terry Gilliam"
Professor:
Braulio Tavares
Data e horário: 29 de janeiro, às 15h
Carga horária: 2 horas
Evento gratuito e on-line.
Inscrições pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento
O tema proposto é a relação da obra de Terry Gilliam com o barroco, gótico, os elementos alegóricos e o realismo fantástico encontrados em seus filmes.

Filme com exibição on-line
"Brazil - O Filme"
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59.
O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.
Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir o filme. Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.

"Brazil - O Filme"
Brazil, 1985, Inglaterra/EUA, 122 minutos, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin
Sinopse: Sam Lowry é um pacato funcionário público que vive num estado totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando pela “mulher de seus sonhos” que, na verdade, é uma terrorista. Classificação: 14 anos.


Filmes com recursos de acessibilidade:
"As Aventuras do Barão de Munchausen" – legenda descritiva
"Os Irmãos Grimm" - dublado e com audiodescrição
Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59.
O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.
Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir os filmes.
Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.


"As Aventuras do Barão de Münchausen"
"The Adventures of Baron Munchausen"
, 1988, Inglaterra/Itália/Alemanha/EUA, 126 minutos, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: John Neville, Eric Idle, Jonathan Pryce, Sarah Polley, Robin Williams, Uma Thurman
Sinopse: O filme conta as fantásticas histórias do Barão de Münchausen, o maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte para encontrar seus amigos com habilidades especiais e salvar a cidade de Viena do ataque dos turcos, o Barão relembra uma inusitada aposta com um Califa, a visita à Lua, a dança com a deusa Afrodite, entre outras aventuras. Classificação: livre.

"Os Irmãos Grimm"
"The Brothers Grimm"
, 2005, Tchecoslováquia/EUA,118 minutos, cor
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Jonathan Pryce, Lena Headey, Mackenzie Crook
Sinopse: Wilhelm e Jacob são dois irmãos famosos pelos seus contos de fadas, repletos de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os colocam para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual meninas desaparecem misteriosamente. Classificação: livre.


Sobre os curadores
Eduardo Reginato – curador, mediador do debate, professor curso, palestrante
Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura fantástica, de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa "Cinema Mundo" (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas "(Re)corte Cultural" e "Arte com Sérgio Britto" da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras "Bertrand Blier e a Comédia da Provocação" (2017) na Caixa Cultural SP, "Mel Brooks - Banzé no Cinema" (2020), "Estúdio Hammer - A Fantástica Fábrica de Horror" (2021) no CCBB, entre outras. Foi produtor das mostras "O Cinema Total de David Lean" (2015), "Syberberg, Um Filme da Alemanha" (2016), "Aventura Antonioni" (2017), "Scorsese" (2019), "Fellini, il Maestro" (2020), entre outras.


Christian Caselli – curador, mediador do debate, palestrante
Cineasta, editor e curador. Ganhou retrospectivas de sua obra em 2005 e 2015 em Portugal, em 2013 no Peru e em vários festivais do Brasil. Acumula mais de dez prêmios e seu curta mais conhecido é "O Paradoxo da Espera do Ônibus", de 2007. Trabalhou na edição e videografismo no longa "Salto no Vazio" (de Cavi Borges) e em documentários sobre o cantor Serguei e os cineastas Neville de Almeida, Ivan Cardoso e Luiz Rosemberg Filho. Para a TV, dirigiu as séries "Trash!" e "Cinema de Bordas" (Canal Brasil) e os programas "A TV que o Brasil Está Pensando" e "TV e Grandes Autores" (TV Brasil). Presta serviços para eventos de cinema em todo país, tais como Mostra do Filme Livre (desde 2005), Maranhão na Tela (desde 2008), Festival Curta o Curta, entre outros. Nestes, realiza oficinas, vinhetas, curadoria, produção, making ofs, etc.


Programação
Mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista" no CCBB Rio de Janeiro

7 de janeiro - sexta-feira
19h - "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" - 91 minutos - 12 anos


8 de janeiro - sábado
16h - "Monty Python - O Sentido da Vida" - 107 minutos - 14 anos
18h30 - "Os 12 Macacos" - 129 minutos - 14 anos

9 de janeiro - domingo
15h - "Os Bandidos do Tempo" - 116 minutos - livre
18h - "O Pescador de Ilusões" - 137 minutos -14 anos

10 de janeiro - segunda-feira
19h - "Monty Python’s Flying Circus - Terry Gilliam’s Personal Best"  + "Monty Python and Holy Grail: Revisited" - 86 minutos - livre


12 de janeiro - quarta-feira
18h30 - "Contraponto" - 120 minutos - 14 anos


13 de janeiro - quinta-feira
18h30 - "Os Irmãos Grimm" - 118 minutos - livre


14 de janeiro - sexta-feira
16h - "O Teorema Zero" - 107 minutos - 14 anos
18h15 - "O Homem que Matou Dom Quixote" - 132 minutos - 14 anos


15 de janeiro - sábado
15h - Palestra "A Animação de Terry Gilliam" - Palestrante Christian Caselli - Evento on-line - 90 minutos - 14 anos
15h30 - "E Agora Para Algo Completamente Diferente" - 98 minutos - 12 anos
18h30 - "Monty Python - O Sentido da Vida" - 107 minutos - 14 anos


16 de janeiro - domingo
16h - "Jabberwocky, Um Herói por Acaso" - 105 minutos - 14 anos
18h30 - "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado" - 91 minutos - 12 anos

17 de janeiro - segunda-feira
19h - "Life of Python" - 57 minutos - 12 anos


19 de janeiro - quarta-feira
19h - Curtas-metragens de Terry Gilliam ("Storytime"; "O Milagre do Voo"; "The Crimson Permanent Assurance"; "Wholly Family"; "A Lenda de Hallowdega") - 65 minutos - 14 anos


20 de janeiro - quinta-feira
18h30 - "Contraponto" - 120 minutos - 14 anos


21 de janeiro - sexta-feira
13h - "Brazil - O Filme" - 122 minutos - 14 anos
Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma Wurlak.com.br ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.
15h30 - "Medo e Delírio" - 118 minutos - 14 anos
18h30 - "O Teorema Zero" - 107 minutos - 14 anos


22 de janeiro - sábado
15h30 - "O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus" - 123 minutos - 12 anos
18h30 - "Brazil - O Filme" - 122 minutos - 14 anos
19h30 - Debate "Moinhos ou Gigantes: A Grandiloquência na Obra de Terry Gilliam e Outros Cineastas", mediação Eduardo Reginato com os debatedores Luiz Carlos Oliveira Jr. e Sergio Alpendre - Evento on-line com transmissão no canal do YouTube do Banco do Brasil - Livre


23 de janeiro - domingo
14h40 - "O Homem que Matou Dom Quixote" - 132 minutos - 14 anos
18h - "As Aventuras do Barão de Münchausen" - 126 minutos - livre


24 de janeiro - segunda-feira 
17h15 - "Getting Gilliam" - 45 minutos - 14 anos
19h - "The Madness and Misadventures of Münchausen"- 73 minutos - livre


25 de janeiro - terça-feira
Sessões inclusivas:
Audiodescrição -
 "Os Irmãos Grimm"
Legenda descritiva - "As Aventuras do Barão de Münchausen"

Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma Wurlak.com.br  ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.


26 de janeiro - quarta-feira
19h - "The Battle of Brazil: A Video History" - 60 minutos - 12 anos


27 de janeiro - quinta-feira
18h30 - "Medo e Delírio" - 118 minutos - 14 anos


28 de janeiro - sexta-feira
15h - "O Pescador de Ilusões" - 137 minutos -14 anos
18h30 - "Os Bandidos do Tempo" - 116 minutos - livre


29 de janeiro - sábado
15h - Aula magna "As Influências e Referências na Obra de Terry Gilliam" - 
Professor e convidado de honra Braulio Tavares - Evento on-line - 120 minutos - 14 anos
15h - "O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus" - 123 minutos - 12 anos
18h - "As Aventuras do Barão de Münchausen" - 126 minutos - livre

30 de janeiro – domingo
15h - "Os 12 Macacos" - 129 minutos - 14 anos
18h - "Brazil - O Filme" - 122 minutos - 14 anos


31 de janeiro - segunda-feira
15h30 - "Perdido em La Mancha" - 93 minutos - 12 anos
18h - "Os Irmãos Grimm" - 118 minutos - livre

Serviço:
Mostra "Terry Gilliam - O Onírico Anarquista"
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema I
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br


Funcionamento:
De quarta a segunda de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 e uso de máscaras. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou previamente no site Eventim.


Data:
de 5 a 31 de janeiro de 2022
Horários: consultar programação em eventim.com.br
Entrada gratuita
Lotação: 98 lugares
Todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br
Classificação: ver programação
Acesso para pessoas com deficiência: sim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.