domingo, 16 de janeiro de 2022

.: Curso de atuação grátis e online: Erick Gallani inaugura "Primeira Cena"


Entre os dias 17 de janeiro e 3 de fevereiro estão abertas as inscrições para o curso de atuação gratuito "Primeira Cena", uma idealização de Erick Gallani com o apoio da Cia. Práxis Arte. O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez, todos ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral do saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019).

O curso acontece on-line por conta da pandemia de covid-19, mas tem o objetivo de ser uma iniciativa permanente e presencial. A ideia é dar um amplo suporte aos atores e atrizes, deixando-os mais autônomos e preparados para o mercado.  Ao final da primeira edição do curso, haverá a apresentação de um espetáculo on-line com cenas criadas pelos alunos e alunas. 

“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista”, explica Gallani.

Com aulas de 14 de fevereiro a 2 de junho, e com certificado e portfólio entregues ao final, o curso é indicado para estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisual. Para participar, é preciso ter entre 18 e 29 anos e ter disponibilidade para frequentar aulas com duração de três horas, três vezes por semana (total de 40 encontros e 120 horas).  As inscrições podem ser feitas de 17 de janeiro a 3 de fevereiro (23h59) por meio deste link aqui.

Explorando novas metodologias e ensino digital, o “Primeira Cena” busca sensibilizar e impulsionar o entendimento e a criatividade no contexto do trabalho do ator. Neste sentido, o curso tem como proposta introduzir os alunos ao método da atuação desenvolvido pela companhia, a partir de conteúdos teóricos e atividades práticas, como exercícios de improvisação, de escrita, de construção de cenas e de atuação por meio de referências filosóficas, literárias, cinematográficas e das artes plásticas, que serão apresentadas pelos orientadores. 

Entre os objetivos do curso estão oferecer aparatos técnicos e teóricos para que os alunos/atores passem por todas as etapas da criação de uma cena; desenvolver alunos/atores para possíveis projetos futuros; dotar os alunos/atores de noções de teatro em todas as áreas, passando da dramaturgia à direção de arte, direção e interpretação; e realizar uma mostra final de todas as cenas e um espetáculo teatral com o resultado das melhores cenas criadas ao longo do curso, que serão gravadas e transmitidas no canal da Cia no YouTube.


Outras atividades
Além das aulas, os participantes e outras pessoas interessadas poderão assistir a um ciclo com quatro palestras gratuitas sobre temas relacionados ao fazer teatral, ministradas por outros profissionais convidados. São eles: André Araújo, César Batista, Claudio Cabral e Rosangela Ribeiro.

Esses encontros acontecem mensalmente ao longo do curso com mediação do artista e professor Thiago Cuimar e contarão com tradução em Libras. Ao final desse processo de formação, os alunos/atores ainda apresentarão uma mostra teatral online, com as proposições artísticas desenvolvidas durante os encontros.


Sobre o espetáculo
Posteriormente, serão escolhidas algumas cenas que serão gravadas e resultarão em um espetáculo que será transmitido via YouTube. Com cenas do cotidiano e temáticas poéticas, a dramaturgia será elaborada pelos próprios atores a partir da busca pela expressão e da construção do naturalismo em cena.

“Quando se instaura um núcleo que dissemina o gosto pela cultura, todos aqueles que pertencem a esse contexto passam a ser atingidos pelo núcleo gerador. A informação circula e cada um dos participantes das oficinas transforma-se em um agente multiplicador. A realização das palestras e da mostra será a oportunidade de acessar um maior número de interessados, aumentando a troca de experiências tão essencial para o desenvolvimento das artes cênicas”, comenta Gallani.


Ficha técnica
Idealização e coordenação:
Erick Gallani | Professores: Erick Gallani, Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez | Palestrantes convidados: André Araújo, César Batista, Claudio Cabral e Rosangela Ribeiro | Artista mediador: Thiago Cuimar | Produção: Roberto Gallani | Assistente de Produção: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues -  Agência Fática | Apoio: Práxis Arte | Patrocínio: PIX | Realização: Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo


Serviço
"Primeira Cena"
Período das aulas:
14 de fevereiro a 2 de junho
Número de vagas: 24 (três turmas de oito pessoas)
Carga horária: 120 (40 encontros de três horas)
Inscrições: de 17 de janeiro a 3 de fevereiro (até às 23h59) de 2022, por meio do link  https://linktr.ee/projeto_primeiracena
Entrevistas online:
de 7 a 10 de fevereiro
Resultado final de aprovados: 12 de fevereiro
Indicações: pessoas entre 18 e 29 anos, estudantes de atuação e atores interessados em desenvolver técnicas para o teatro e o audiovisua
Informações: entre em contato pelo WhatsApp (11) 97690-3411 ou acesse o Instagram @projeto_primeiracena

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.