quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

.: Espetáculo "Com os Bolsos Cheios de Pão" estreia no Sesc Pompeia


Com texto do romeno Matei Visniec, direção de Vinicius Torres Machado, atuações de Edgar Castro e Donizeti Mazonaso espetáculo retrata dois personagens indignados com um cachorro jogado em um poço, mas sem tomar nenhuma atitude. Foto: Keiny Andrade

Com direção de Vinicius Torres Machado e atuações de Edgar Castro e Donizeti Mazonas, o texto do romeno naturalizado francês Matei Visniec, o espetáculo "Com os Bolsos Cheios de Pão" retrata dois personagens indignados com um cachorro jogado em um poço, mas sem conseguir tomar nenhuma atitude. A estreia acontece no próximo dia 14 e segue em cartaz até dia 6 de fevereiro. Em cena, em cima do poço, os dois homens, apesar da revolta, não socorrem o animal, emaranhados que estão em embates verbais e disputas personalistas. 

"Com os Bolsos Cheios de Pão", texto do romeno naturalizado francês Matei Visniec, escrito no início dos anos 1980, quando o país ainda vivia sob o governo autoritário, trata da história de dois homens - o Homem de Bengala e o Homem de Chapéu - diante de um poço, onde um cachorro foi jogado por desconhecidos. 

Eles argumentam, pensam, discordam, mas não tomam nenhuma atitude efetiva. A peça, com direção de Vinicius Torres Machado e atuação de Edgar Castro e Donizeti Mazonas, estreia dia 14 de janeiro, às 20h, no Espaço Cênico do Sesc Pompeia. A temporada segue até o dia 6 de fevereiro.

“O diálogo em torno do poço eternamente amistoso, absurdo, argumentativo, tranquilizador transforma-se em fábula política, social, humana. As falas circundam a ação da mesma forma como os dois personagens circundam o poço. Estes criam diversas possibilidades de ação que constantemente se desfazem sob a pressão da argumentação”, revela o diretor sobre a ação dos personagens. Em cena, em cima do poço, os dois homens, apesar da indignação que manifestam, não socorrem o animal, emaranhados que estão em embates verbais e disputas personalistas.

Para o diretor, essa situação ficcional de Matei Visniec remete ao atual cenário político e social brasileiro. “Confrontados com a miséria, a todo momento nos deparamos com a urgência da ação. É assim que os argumentos absurdos e o mundo às avessas que a peça nos apresenta podem nos ajudar a observar o nosso próprio poço sob a luz do meio-dia. A luz a pino que deixa ver seu fundo, com todos os desafios que a necessária ação exigirá. Precisaremos de uma corda? De uma escada?”, completa o diretor.


Cenário e luz
A montagem de "Com os Bolsos Cheios de Pão" também carrega a simplicidade e crueza do texto. Um monolito circular, metálico e de aproximadamente um metro e meio de altura é o poço e o cenário de todo espetáculo, criado por Eliseu Weide. É nesse diminuto espaço que toda a ação se passa.

 A iluminação, criada por Wagner Antonio para a encenação, sugere alguns deslocamentos para o público: no início, vemos apenas os dois personagens em pequenos movimentos; no desenrolar da peça, a iluminação revela uma surpresa e a situação limite dos personagens.


Sobre a peça e o autor
A peça nasceu de uma história real. No começo dos anos 1980, o autor era professor de história em uma pequena vila rural, a 25 quilômetros de Bucareste. Para ir à escola, costumava pegar ônibus, metrô e trem. Nos últimos cinco quilômetros, ainda fazia o percurso de bicicleta.

Um dia, passando pelo poço abandonado da vila, ficou chocado ao descobrir um cachorro vivo. Ele latiu pedindo ajuda, mas, com pressa, só teve tempo de ver que era branco. “Continuei no caminho para a escola, mas senti uma culpa terrível o dia inteiro”, escreveu o autor. À noite, soube que o cachorro havia sido salvo. “De repente, tive a revelação do escopo metafórico dessa peça: esse cachorro, era eu, esse cachorro, era todo o povo romeno trancado na ditadura a pedir inutilmente ajuda”. A peça foi escrita de uma só vez, a partir desse episódio e esse sentimento.

Matei Visniec nasceu na Romênia em 1956. Formou-se em história e filosofia e publicou seus primeiros textos de poesia em 1972. Em 1987, pediu asilo político na Franca, onde vive desde então. Entre sua produção, pode-se citar: "O Último Godot", "A Segunda Tília à Esquerda", "A Aranha na Praia", "Cuidado com as Velhas Senhoras Corroídas pela Solidão", "Como eu Poderia ser Pássaro?", "Paparazzi ou a Crônica de Um Nascer-do-sol Abortado", "A Mulher como Campo de Batalha", entre outros.

Ficha técnica
Espetáculo:
 "Com os Bolsos Cheios de Pão"
Texto: Matei Visniec
Tradução: Fábio Fonseca de Melo
Direção: Vinicius Torres Machado
Elenco: Edgar Castro e Donizeti Mazonas
Trilha sonora: Pedro Canales
Cenário e figurinos: Eliseu Weide
Iluminação: Wagner Antonio
Assistente de direção: Rafael Costa e Jessica Mancini
Produção executiva: Jota Rafaelli MoviCena Produções 


Serviço
Espetáculo:
 "Com os Bolsos Cheios de Pão"
De 14 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022*
Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h30
*Sessão com tradução em Libras no dia 29 de janeiro, sábado.
Local: Espaço Cênico Sesc Pompeia
Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes; meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência).
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 30 lugares
Duração: 70 minutos
Ingressos limitados


Bilheteria*:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
É necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 das duas doses, a partir de 12 anos, e documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.