sexta-feira, 29 de abril de 2022

.: "Brother Johnny": Johnny Winter ganha tributo do irmão Edgar em disco


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural. 

Falecido há oito anos, o guitarrista Johnny Winter ganha um belo tributo em disco capitaneado pelo seu irmão mais novo, Edgar, contando com a presença de vários músicos de gerações diferentes que foram influenciados pela técnica inconfundível do homenageado. O CD "Brother Johnny" traz 17 canções do rico repertório de Winter, sempre com foco no blues rock.

Após a morte de Johnny Winter em 2014, o irmão Edgar, que gravou e tocou com ele com frequência, sentiu que organizar uma homenagem musical tão perto de sua morte não parecia apropriado. Mas depois de alguns anos, ele foi encorajado por outros, incluindo sua esposa, a seguir em frente.

O resultado é este sincero conjunto de 17 faixas, com Edgar chamando um grupo diversificado de estrelas para ajudar uma banda principal que ele dirige. Músicos que foram influenciados por Johnny (Joe Bonamassa, Derek Trucks, Kenny Wayne Shepherd, Doyle Bramhall ll, Warren Haynes), queriam contribuir como os texanos Billy Gibbons, David Grissom ou colegas como Bobby Rush e Joe Walsh. Todos se revezam em um lote de clássicos, muitos deles covers que o guitarrista fez em seu próprio estilo.

Edgar toca em tudo. Lidera os vocais em cerca de metade das seleções e ajuda a combinar músicas com artistas. Ele também escreveu duas novas composições. “Lone Star Blues”, onde ele compartilha os vocais principais com Keb’ Mo’ (que toca várias guitarras), fala na voz em primeira pessoa de Johnny contando sua história de vida da obscuridade a um relacionamento desconfortável com o estrelato. O encerramento “End of the Line” é uma balada sincera, embora um tanto sentimental, acompanhada de cordas sobre a morte que deixa o álbum em um momento meditativo.

O disco está repleto de performances convincentes, claramente motivadas emocionalmente, mostrando o amor dos participantes pelas músicas, vocais e arranjos que tornaram o toque do blues de Winter tão icônico.

Joe Bonamassa arrepia no efeito slide para a abertura de “Mean Town Blues”. Kenny Wayne Shepherd faz um solo marcante em “Still Alive and Well” e Billy Gibbons duela com Derek Trucks em uma ardente versão de  “I’m Yours and I’m Hers”, que é um destaque do álbum.

Joe Walsh compartilha os vocais com Edgar em "Johnny B. Goode", enquanto este adiciona piano e sax alto. Warren Haynes traz seu estilo para  “Memory Pain” com um solo de guitarra crescente e sua voz que espelha a de Johnny.

Momentos mais introspectivos proporcionam uma pausa no som mais pesado. Michael McDonald segura firme na agridoce “Stranger”, enquanto que  Doyle Bramhall ll  mostra uma versão acústica e fiel de “When You Got a Good Friend”, de Robert Johnson, que Winter incluiu em seu disco de estreia, lançado em 1969.

O falecido Taylor Hawkins (Foo Fighters) faz uma aparição surpresa como cantor na faixa “Guess I’ll Go Away”. Kenny Wayne Shepherd acelera em uma viagem pela “Highway 61 Revisited” e Steve Lukather apresenta “Rock N’ Roll Hoochie Koo” mantendo-se também fiel a versão original.

O álbum "Brother Johnny" tem tudo o que se espera de um tributo musical sincero. Performances marcantes e uma boa dose de emoção motivada pela homenagem ao mito Johnny Winter. Merece ser conferido, especialmente pelos admiradores do estilo blues rock.


"Stranger"

"I'm Yours And I'm Hers"

"Mean Town Blues"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.