sábado, 23 de abril de 2022

.: Últimas apresentações de “Rosas do Burgo Coração” no espaço Pequeno Ato

Montagem da Cia. das Rosas neste fim de semana, dias 23 e 24 de abril, tem como base o imaginário de personagens femininas da obra de Guimarães Rosa. Foto: Allan Bravos

Entra na reta final a temporada de estreia da Cia. das Rosas, encenando o espetáculo “Rosas do Burgo Coração”. A montagem, que leva ao palco personagens de Guimarães Rosa (1908-1967) de um ponto de vista raramente explorado na dramaturgia, jogando luz às personagens femininas de parte da obra do autor, faz as duas últimas sessões, neste sábado, dia 23, às 20h, e no domingo, dia 24, às 19h, no espaço Pequeno Ato.

Com direção e dramaturgia de Kátia Klassen, o espetáculo tem elenco jovem formando pelas atrizes e atores Alana Oliveira, Daniel Sanchez, Julia Padovan, Mariana Magalhães, Maysa Nancy, Rafael Pacheco, Thiago Winter, Thiara Teós e Vitor Campos Ferreira.


Concepção
A peça tem como ponto de partida diversas obras de Guimarães Rosa, com ênfase em "Tutameia", a última publicação do escritor em vida. Deste livro, foram adaptadas cinco histórias com cinco personagens femininas, que serão trazidas ao palco propositadamente deslocadas da tradicional “geografia Roseana” para um ambiente urbano, enfatizando, dentre outros temas, questões relacionadas aos tipos de violências contra as mulheres, que infelizmente ainda ocorrem, independentemente de região do país.

“É comum o protagonismo masculino nas obras de Guimarães Rosa, mas escolhemos a dedo essas mulheres, trocando o foco narrativo, para que se tornem narradoras de seus destinos. Essas histórias são cercadas de indefinições, abismos, mistérios, medos e coragens, cadenciadas num ritmo pesado e punk”, enfatiza Kátia Klassen. Você pode comprar o livro "Tutameia", de Guimarães Rosa, neste link.


Enredo
A primeira história é a de Zabelinha (Alana Oliveira), moça que carrega traumas de sua infância e é perseguida por um ser macabro chamado Kibungo-Gerê (Rafael Pacheco). Em seguida, é a vez da triunfante Flausina (Maysa Nanci), mulher de meia idade que sabe desfrutar da vida. A terceira personagem, Sinhá Secada (Thiara Teós), é uma trabalhadora que sofre com a perda da guarda do filho. Na sequência, a pequena Iaí (Julia Padovan) é uma menina que tem seu desejo infantil cerceado. Por fim, a distraída Nhemaria (Mariana Magalhães) casada com o sapateiro Romão (Rafael Pacheco) resolve dar uma guinada em sua história de vida em busca de realidades até então desconhecidas.


Ficha técnica
Espetáculo:
“Rosas do Burgo Coração”
Elenco: Alana Oliveira, Daniel Sanchez, Julia Padovan, Mariana Magalhães, Maysa Nancy, Rafael Pacheco, Thiago Winter, Thiara Téos, Vitor Campos Ferreira.
Direção e dramaturgia: Kátia Klassen
Iluminação: Luiz Fernando Vaz
Figurinos: Cia. das Rosas
Técnica: Thiago Winter e Felipe Sales.


Serviço
Espetáculo:
 “Rosas do Burgo Coração”
Últimas apresentações da Temporada no Pequeno Ato
Sábado, dia 23, às 20h, e domingo, dia 24 de abril, às 19h
Duração: 60 minutos
Endereço: Rua Teodoro Baima, nº 78, Vila Buarque
Ingressos: R$ 20 e R$ 40 - à venda na bilheteria e em www.sympla.com.br
Fotos no link: bit.ly/3L6rZcn

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.