sexta-feira, 13 de maio de 2022

.: Livro "Moksha", de Aldous Huxley: psicodélicos e experiência visionária


Obra reúne textos diversos do autor de “Admirável Mundo Novo” sobre psicodélicos e a experiência visionária. Em um dos livros mais influentes da literatura, "Admirável Mundo Novo", o autor já alertava para o potencial de controle social por meio medicamentoso.

A Biblioteca Azul lança o livro "Moksha", de Aldous Huxley, autor do clássico "Admirável Mundo Novo". Na obra, Huxley reúne escritos diversos, trechos de livros, palestras e correspondências que mostram a trajetória de investigação do autor a respeito de sua relação com o oculto da mente humana, e aquilo que ele chamava de “experiência visionária e sua associação com a arte e as concepções tradicionais de Outro Mundo”.

O termo “Moksha”, originado na filosofia hindu, é análogo ao “nirvana” budista, e significa a libertação espiritual mediante a iluminação da consciência e o fim do ciclo de morte e renascimento a que as entidades vivas estão submetidas. Desde que administrou mescalina a si mesmo e registrou suas impressões nos textos de "As Portas da Percepção" e "Céu e Inferno", Huxley atuou no debate intelectual em favor da pesquisa sobre a experiência mística por meio de compostos químicos que sociedades tradicionais, como os povos das américas, utilizavam para fins rituais sagrados e curativos. A obra registra o primeiro uso da palavra “psicodélico”, em uma troca de cartas entre Huxley e o Dr. Humpry Osmond.   

Em um dos livros mais influentes da literatura, Admirável "Mundo Novo", o autor já alertava para o potencial de controle social por meio medicamentoso. Naquele que se tornaria seu livro mais famoso, propõe uma droga chamada soma, capaz de criar uma ilusão escapista a quem a recebe. Já em "A Ilha", descreve uma sociedade utópica, em que outra substância, denominada moksha, potencializa experiências de aprendizado não discursivos e uma busca interior profundamente imersiva e transformadora.

Em ambos os trabalhos, cujos trechos podem ser conferidos neste livro, manifesta-se um alerta contra uma sociedade altamente burocratizada que o século XX produziu, em que o predomínio de um modelo técnico-científico levado ao extremo escraviza seus cidadãos. A experiência transcendental por meio alucinógeno seria, portanto, um caminho de liberdade da consciência, hipótese que ecoa nos movimentos sociais contemporâneos de seu autor. No debate acalorado de seu momento histórico, a curiosidade intelectual de Huxley está a serviço do debate público sobre drogas, um tema que permanece atual em nosso tempo. Você pode comprar o livro "Moksha", de Aldous Huxley, neste link. 


Sobre o autor:
Aldous Leonard Huxley nasceu em 26 de julho de 1894 no condado de Surrey, na Inglaterra. Pertencente a uma família de tradicionais intelectuais ingleses, estudou medicina e literatura inglesa. Viveu na Itália durante o regime fascista de Mussolini, período que viria a exercer influência sobre seus livros, e anos depois mudou-se para Hollywood a fim de trabalhar como roteirista. Em 1932, publicou Admirável mundo novo e, em 1954, narrou suas experiências com mescalina em As portas da percepção, livros fundamentais para a cultura e as artes. Huxley morreu nos EUA em 22 de novembro de 1963.


Livro: "Moksha"
Autor: 
Aldous Huxley |
Páginas:
488 |
Formato: 14X21cm
Editora: Biblioteca Azul
Link na Amazon: https://amzn.to/3l8YprL

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.