sábado, 28 de maio de 2022

.: Maneva mistura música, arte, poesia e tecnologia em álbum conceitual


Não foi à toa que o Maneva escolheu a Fabriketa, em São Paulo, para dar vida às dez faixas de “Mundo Novo”, o 13º álbum de carreira da banda, que chega em todos os aplicativos de música. A parceria entre a GTS, a Base 4, a MNV Produções e a Universal Music resultou em um projeto extraordinário, autoral e à frente do tempo.

As ruínas do antigo moinho das Indústrias Reunidas Matarazzo, espaço datado do início do século XX, serviu de cenário para as composições carregadas de alma e reflexão. A fusão entre o passado e o presente eclodiu em meio ao público, que vibrou em uma mesma (e linda) sintonia. “Mundo Novo” é o prenúncio de uma nova era, o grande plantio de atitudes, emoções, cores e sentimentos. Ele também veio para coroar os 17 anos de carreira dos amigos Tales de Polli (voz e violão), Felipe Sousa (guitarra), Fernando Gato (baixo), Diego Andrade (percussão) e Fabinho Araújo (bateria), integrantes do Maneva.

Tantos poemas transformados em música trouxeram 11 certificações, incluindo um single de diamante e uma indicação ao Grammy Latino 2021, na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. O reconhecimento também é refletido nas plataformas de distribuição digital, onde o Maneva ocupa a lista “Top 200” da Spotify (que insere a banda entre os 200 artistas mais ouvidos no aplicativo em território nacional), soma 1.5 bilhão de streams (somente no YouTube são 600 milhões de views) e mais de 2 milhões de ouvintes mensais na Spotify, marcas conquistadas devido à união entre a sensibilidade e a qualidade técnica de seus integrantes.

“Somos o sonho materializado dos nossos ancestrais. Eles desejaram o que hoje estamos realizando. Eles plantaram, nós colhemos. Fazemos parte dessa grande comunhão universal e ‘Mundo Novo’ vem para agradecer, semear essa boa semente, falar sobre coisas importantes, essenciais, não apenas para mim, mas para todos”, diz Fernando Gato.

“O que nossos filhos e netos encontrarão no mundo e os valores que eles terão são definidos agora, através de atitudes. Que possamos pensar mais sobre as nossas escolhas”, reflete Felipe Sousa. Nas paredes do antigo império industrial brasileiro, que um dia foram sinônimo de prosperidade, progresso e ascensão, o Maneva imprimiu novas cores, misturou os sentidos e projetou o futuro na obra de arte assinada por Guaen. 

A música “Mundo Novo”, a primeira a ser interpretada, anuncia uma nova ordem. A composição também faz uma reflexão sobre a importância do presente, o quão valorosos (e dolorosos) foram os últimos anos em termos de experiência, e a dádiva que é poder estar aqui hoje. Além de “Mundo Novo”, também estão presentes no álbum as faixas “Porta do Teu Prédio”, “Outro Alguém”, “Tão Simples”, “Promete”, “Vida Eu Gosto de Você”, “Cores do Universo”, “Sereia”, “Respostas” e “Olha o Sol”, todas com produção musical da Head Media.
 
“Uma parceria inspiradora e que surpreende pelos detalhes. Conseguimos manter a essência do Maneva e trazer elementos nunca antes usados, como os beats eletrônicos, surgindo uma nova musicalidade para o que já existia, assim como é a proposta, o conceito de Mundo Novo”, explica Diego Andrade.

Cada faixa de “Mundo Novo” recebeu um pictograma, uma identificação própria criada especialmente para compor o celeiro rico em particularidades. A identidade visual, cheia de vida e cores, é fruto do convite do Maneva ao artista plástico Guaen e ao diretor de arte Érico Belém, o que gerou arte sobre a arte.

“’Mundo Novo’ chegou para transpor barreiras, alçar voos mais altos, trazer uma nova perspectiva, uma nova ótica sobre o que já existe. E a arte não tem fim, são infinitas possibilidades de tocar o outro”, diz Fabinho Araújo.

“Nós escolhemos a música! À ela, agregamos diversas ações complementares e os nossos mais sinceros sentimentos de paz, amor e felicidade à nova era que anunciamos. E, claro, o nosso desejo de que cada faixa atinja o objetivo, que é ser atemporal. Que o nosso ‘Mundo Novo’ viva a eternidade”, encerra Tales de Polli.


Nova Era
O novo projeto do Maneva terá uma série em NTFs exclusivos para os fãs colecionarem. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Block4, fantech que cria e gerencia plataformas de colecionáveis digitais (os TiBS) por meio de experiências altamente engajadoras e que misturam o físico e o digital (phydital).

Os NFTs da coleção são originais, certificados e registrados na rede WAX, uma das mais robustas e sustentáveis entre os protocolos de blockchain. Assim, os fãs que colecionarem poderão levar consigo uma parte da história da banda e ainda vivenciar experiências exclusivas que serão oferecidas nos shows da nova turnê. As novidades estarão disponíveis a partir de 14 de junho no site https://maneva.tibs.app/.

Maneva - "Mundo Novo"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.