segunda-feira, 13 de junho de 2022

.: Texto inédito de Mia Couto e Agualusa será interpretado por Expedito Araújo

Teatro Sérgio Cardoso recebe leitura dramática de texto inédito no Brasil dos escritores. "Chovem Amores na Rua do Matador", conto escrito por Mia Couto e José Eduardo Agualusa, ganha adaptação para o teatro com interpretação do ator Expedito Araújo.

O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe o ator brasileiro residente em Moçambique Expedito Araújo para leitura dramática da peça "Chovem Amores na Rua do Matador", adaptada para o teatro a partir do conto de Mia CoutoJosé Eduardo Agualusa, A apresentação acontece no dia 16 de junho, quinta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.

O conto Chovem Amores na Rua do Matador integra o livro de contos "O Terrorista Elegante e Outras Histórias", escrito a quatro mãos pelos notáveis escritores de dois países de língua portuguesa, José Eduardo Agualusa (Angola) e Mia Couto (Moçambique), com ilustrações de André Carrilho (Portugal).

A leitura dramática interpretada por Expedito Araújo é uma adaptação do conto para os palcos criada pelo próprio Mia Couto e o enredo retrata a história de Baltazar Fortuna, que após longos anos de uma vida penosa e amargurada, volta a Xigovia com planos de matar as três mulheres com quem se relacionou no passado pela crença de que elas são a fonte de todos os azares que lhe perseguem. 

Mia Couto e José Eduardo Agualusa refletem, neste conto, sobre o conflito entre um Moçambique periurbano, que hesita entre um lastro de tradições e práticas ancestrais cristalizadas nas mentalidades masculinas dominantes; e um novo país, de demografia galopante, prenhe de jovens que, a cada dia, se revêem menos nas estruturas culturais herdadas e nas práticas sociais que elas impõem.

O conflito entre Baltazar Fortuna e as suas mulheres - Mariana Chubichuba, Judite Malimali e Ermelinda Feitinha - leva, inevitavelmente, à morte de um desequilíbrio social onde o lugar que cabe às mulheres e o dos homens é vigorosamente questionado e resolvido em cada opção, em cada atitude, em cada gesto do presente.

Sinopse do espetáculo
Um homem que está zangado e que volta a uma pequena vila no Sul de Moçambique, chamada Xigovia, onde vivem as três mulheres da sua vida. O seu objetivo é matá-las e, assim, limpar da sua existência o mal-estar, o azar e as maldições que vêm delas, cada uma delas associada a um determinado episódio da sua vida. Há, no entanto, um problema. As mulheres em questão “não querem colaborar, não lhes apetece morrer”, e, dentro das suas próprias cabeças, já mataram Fortuna.


Sobre Expedito Araujo
Com mais de 25 anos de experiência na área cultural, tem seu foco de pesquisa e atuação em atividades relacionadas ao teatro, às artes cênicas, cultura e educação. Como ator, gestor cultural e diretor, destacam-se sua passagem pela Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, onde criou o Núcleo Vocacional, tendo implementado o projeto Teatro Vocacional em 2005 e criado e implantado os projetos Dança, Música, Artes Visuais e Aldeias Guarani Vocacional em mais de cem pontos da cidade por mais de seis anos. Foi curador artístico e um dos criadores do programa cultural Vivo EnCena, da Vivo, de 2010 a 2017. 

Destaques de sua trajetória foram também a curadoria de teatro do Metrô de São Paulo em 2009, a gerência de conteúdo da SP Escola de Teatro no ano de sua criação, além de participar, como convidado, do Projeto Bando à Parte, do Teatrão, de Coimbra, em Portugal a partir da participação do seminário “Culturas Juvenis - Repensar a Cidadania a partir da Experiência Artística”. Atuou também como consultor do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2017, realizou consultoria em gestão cultural no Timor Leste. Como ator, somam-se mais de 20 espetáculos de teatro e mais de 50 performances lítero-musicais. Atualmente reside em Moçambique e um dos destaques mais recentes foi a sua atuação no espetáculo "A Paixão Segundo G.H.", de Clarice Lispector, apresentado em Maputo, Moçambique e Lisboa, Portugal. É autor do livro Núcleo Vocacional – Criação e Trajetória e assinou colaborações para o site Cultura e Mercado e para o livro Léxico de Pedagogia do Teatro, entre outros.


Serviço
Leitura Dramática da peça “Chovem Amores na Rua do Matador”
Data:
  16 de junho, quinta-feira, às 19h30
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Capacidade: 149 lugares (143 lugares e 6 espaços de cadeirantes)
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Acesso gratuito


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.