domingo, 24 de julho de 2022

.: "Como Não Ser Um Babaca": guia para homens que cansaram de ser machistas

Publicação alerta a sociedade para comportamentos e comentários machistas que insistem em ser reproduzidos no cotidiano e no mercado de trabalho.

“É muito mais fácil trabalhar com homem”. “Isso é coisa de mulher mal comida”. “Ih, tá de TPM”. “Não vai chorar, hein?”. “Quer direitos iguais, mas não quer trocar pneu”. Essas e outras frases que as mulheres não aguentam mais ouvir, seja no ambiente profissional, em casa ou em qualquer outro espaço, serviram de base para a criação do livro “Como Não Ser Um Babaca”, escrito por Marcela Studart, com ilustrações de Natália Carneiro (Letras da Nat) e colaboração de Cleide de Oliveira Lemos e Viviana Santiago, do coletivo AzMina.

Com linguagem irreverente e dicas fáceis de aplicar, a publicação se propõe a cooperar com o processo de sensibilização dos homens por uma masculinidade que renuncia o machismo e estabelece uma prática de equidade e respeito. O e-book está disponível na Amazon por R$ 1,99. O valor arrecadado será destinado para AzMina, coletivo que lidera diversos projetos em favor do público feminino.

O livro busca conscientizar os homens sobre a reprodução de atitudes machistas, sobretudo no ambiente de trabalho. O interesse pelo assunto se comprova pelo fato de que, que, em sua primeira semana de vendas, o guia didático passou a figurar no ranking dos mais vendidos na Kindle Store. A versão impressa também poderá ser adquirida na plataforma. O projeto, criado pela Flap para o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis), teve a supervisão do instituto AzMina.

"O Sindilegis lança um guia didático para conscientizar os homens a não serem babacas com as mulheres. A obra é extremamente necessária no contexto atual, em que as mulheres continuam a ser vítimas de comportamentos e comentários machistas simplesmente pelo fato de serem mulheres”, explica Elisa Bruno, diretora de Comunicação Social do Sindicato, que há anos protagoniza campanhas do Dia Internacional da Mulher.

O conteúdo do guia foi elaborado a partir de relatos de violências cometidas contra mulheres e da análise de situações violentas do cotidiano, ainda que não sejam socialmente percebidas como tal. “Mais do que uma campanha publicitária, criamos algo relevante e duradouro. O livro é uma ação concreta que estimula a reflexão e a mudança de comportamento de homens de todas as idades e classes sociais”, completa Bruno Barra, CEO da Flap.

Viviana Santiago, consultora da AzMina, lembra que estatísticas são fartamente divulgadas, reforçando a urgência da ação: “Essa mudança de comportamento é ´para ontem’. Com o livro queremos lançar luz sobre atitudes violentas que invadem, diminuem as mulheres, mas até hoje são percebidas como brincadeiras. E isso numa linguagem acessível, que permite uma conversa com os homens, mas principalmente deles com eles mesmos”. Na prática, o livro “Como Não Ser Um Babaca” busca reduzir o machismo que muitas vezes não entra nas estatísticas. Você pode comprar o livro "Como Não Ser Um Babaca" neste link.


Fique alerta para espantar de vez esse tipo de comportamento:

"Bom mesmo era antigamente..."
Essa frase só pode ser dita por quem foi beneficiado. O Código Civil de 1916 era recheado de absurdos, como "a mulher só tem direito à pensão dos filhos se for inocente e pobre".

"Ih! Tá de TPM..."
 A tensão pré-menstrual é uma realidade e pode provocar alterações de humor, acontece que essa é só uma desculpa para diminuir e desvalorizar as emoções e reações das mulheres.

"Passe perfume para a reunião, hein!"
As mulheres são cobradas para estarem atraentes, como se o seu poder de argumentação valesse menos do que poder de sedução ou como se uma coisa tivesse a ver com a outra.

"Ela é mais macho que muito homem."
Mulher não precisa deixar de ser mulher para ser bem-sucedida. Caso você ainda não saiba, características como coragem, determinação e força não são exclusivamente masculinas.

"Incrível! Você mesma quem fez?"
Essa frase, apesar de enaltecer o trabalho da mulher, revela uma enorme descrença em seu potencial. É como dizer: "Está bom demais para ter vindo de uma mulher. Será possível?".

"Vai pegar mal não ter uma mulher no time."
Este não deveria ser o motivo para incluir mulheres na equipe. Que bom que a sociedade está problematizando a ausência feminina, mas é preciso entender a importância disso.


Ficha técnica
Livro “Como Não Ser Um Babaca”
Autora: Marcela Studart
Ilustradora:
Natália Carneiro (Letras da Nat)
Editora: ‎projeto da Flap para o Sindilegis
Colaboração: Cleide de Oliveira Lemos e Viviana Santiago (AzMina)
Páginas: 84
Link na Amazon: https://amzn.to/3orwDIC

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.