terça-feira, 9 de agosto de 2022

.: Crítica musical: o retrato em branco e preto de Alba Mariah


Por Helder Bentes, professor e crítico de literatura.

Chico Buarque é um dos maiores compositores em língua portuguesa. Sua obra é literária por excelência. Se na literatura Machado de Assis chancela nossa independência, Chico Buarque a sacramenta definitivamente, reaproximando poesia e música, como os trovadores medievais, explorando as propriedades rítmicas da linguagem e imprimindo ao nosso cancioneiro popular uma arte universal, baseada nos recursos funcionais e figurativos de nosso idioma.

Tanto que em 2019, ele foi contemplado com a maior comenda de produção literária em língua portuguesa, o prêmio Camões. Chico é então fonte de inspiração para o trabalho de outros grandes artistas. Mas dentre os que o tomam como matéria-prima de sua interpretação, aqui em Belém, ninguém consegue dar vida aos eus-líricos das canções de Chico Buarque como a cantora Alba Mariah, nossa Albinha, como é carinhosamente chamada pelos boêmios paraenses.

Após uma temporada no teatro Heleny Gauriba, em São Paulo, Alba volta a Belém com o show "Retrato em Branco e Preto", em homenagem aos 78 anos de Chico Buarque. Ao lado do pianista Paulo José Campos de Melo e com participação especial de artistas convidados, Alba apresenta-se no próximo dia 13 de agosto de 2022, a partir das 22h30, na Confraria Dom.

No repertório, só composições de Chico Buarque, na voz afinadíssima e plena de Alba Mariah, que dá vida aos eus-líricos de "Futuros Amantes", "Retrato em Branco e Preto", "Folhetim", "Meu Guri", "Trocando em Miúdos", "Olhos nos Olhos", "Atrás da Porta", "O Meu Amor", "Geni e o Zepelim" e outras belíssimas composições de Chico, com novas releituras e a interpretação genuína e encantadora.

Destaque para a interpretação da personagem "Terezinha", que narra seu histórico de vida amorosa com os homens, com o qual toda mulher se identifica, pois os homens de Terezinha agradam-na com presentes, tentam conquistá-la com vantagens; ou tentam relacionamentos abusivos; ou simplesmente acontecem e a conquistam.

Incorporando eus-líricos masculinos, Alba Mariah dá um show de dramaturgia, cantando "A Rita" e "Samba do Grande Amor". Em ambas fazendo um homem abandonado por seu amor e desiludido com o amor romântico, no reverso do que fizera Chico Buarque, ao seguir o trovador das cantigas de amigo medievais, onde os compositores cantavam eus-líricos femininos. O show traz outros números do cancioneiro de Chico, mas não vou entregar-lhes tudo aqui. Vão lá assistir ao show. Ninguém vai se arrepender.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Helder querido,sou só gratidão pela leitura tão minuciosa do meu dedicado trabalho de guardiã e intérprete!
    Que mais possam nos ler ouvir,querer...
    Beijo 💋

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.