segunda-feira, 8 de agosto de 2022

.: Crítica: "O Palestrante" é comédia brasileira de primeira


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


"O Palestrante", em cartaz nos Cinemas Cineflix, começa da pior forma possível para Guilherme Assis (Fábio Porchat) que recusa o almoço e descontração com os amigos do trabalho para cumprir uma ordem antecipada pelo patrão. Apesar de todo esforço, é demitido e ao chegar em casa descobre que a mulher está esvaziando o apartamento e o abandonando. Contudo, vê a sorte virar no dia seguinte quando o típico homem perto da terceira idade que só fala por meio de trocadilhos, geralmente, de cunho sexual, o chefe, no escritório, pela manhã, falece. 

Assim, para todos os efeitos, Guilherme continua empregado. Sem ninguém mais dali sabendo que foi dispensado, guarda o segredo e desfruta de uma viagem de avião. Atrasado, embarca e senta ao lado  de Manoel (Evandro Mesquita) um homem que o questiona sobre a maior loucura já feita na vida. Sem uma resposta plausível, Guilherme, um homem engravatado com cabelo arrumadinho para o lado, fica intrigado com tal desafio. Esta era a provocação que ele precisava!

No aeroporto, vê duas plaquinhas, a com o nome dele feita com caneta, em papel de caderno, e outra toda personalizada. Sem voltar atrás, faz uma escolha um tanto que insana, segue com Denise (Dani Calabresa) e diz ser Marcelo Gonçalves, um palestrante motivacional. Logo, para a contratante, criadora da tomada de três pinos, odiada pelos funcionários, assim como para todos os participantes do evento que o aguardam no hotel, Guilherme é Marcelo. 

No entanto, o trio de amigos interpretado por Paulo Vieira, Miá Melo e Otávio Muller, inicialmente, não se engana com o farsante e resiste a tudo o que ele diz, e consegue apoio do motorista Josué (Antônio Tabet). Afinal, por uma confusão na recepção de uma mensagem entre os dois, o falso Marcelo deixa escapar a verdade sobre não ser o verdadeiro palestrante. Em troca de silêncio, ele é obrigado a deixar Josué usufruir do quarto em que está hospedado. 

É o motorista, que faz uso de cantadas ridículas e atrai a atenção de Márcia, a personagem de Maria Clara Gueiros, que, por vezes, apimenta a trama, mas sempre com muita comicidade. O texto do longa é indiscutivelmente excelente. Solto e sagaz. Tudo nele está na medida certa fazendo com que a história evolua fazendo rir, mas sem perder a parte do romance, seja entre o falso Marcelo e Denise ou algo mais caliente com Márcia e Josué. 

Quando é para fazer graça, ninguém do elenco deixa a desejar. Tudo contribui para com que "O Palestrante" seja uma comédia brasileira de primeira. Faz rir e gargalhar naturalmente. A produção que ainda apresenta uma fotografia bonita, é dirigida por Marcelo Antunez e roteirizado por Cláudia Jouvin e Fábio Porchat é definitivamente imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

Filme: "O Palestrante" ("O Palestrante")

Duração: 1h44

Gênero: comédia

Diretor: Marcelo Antunez

Roteiro: Cláudia Jouvin e Fábio Porchat

Classificação: 14 anos

Elenco: Fábio Porchat (Guilherme), Dani Calabresa (Denise), Miá Mello (Mari), Letícia Lima (Luciana), Evandro Mesquita (Manoel), Antonio Tabet, Otávio Muller, Maria Clara Gueiros (Márcia),  Rodrigo Pandolfo (Flávio), Ernani Moraes (Roberto), Débora Lamm (Neide), Simone Mazzer (Mãe Adenilson), Camillo Borges (Helio), Luciano Vidigal (Adenilson), Breno de Filippo, Saulo Arcoverde (Rodrigson), Paulo Vieira

Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.