domingo, 4 de setembro de 2022

.: "Acabou Chorare" - Os 50 anos da consolidação dos Novos Baianos


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Há 50 anos, o grupo Novos Baianos lançou aquele que seria o seu melhor trabalho. O álbum "Acabou Chorare" condensou de forma genial as suas influências musicais, apresentando canções que virariam autênticos clássicos de nossa MPB.

O grupo tinha Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e outros músicos talentosos, como o baixista Dadi e o baterista Jorginho Gomes, além do poeta Galvão, que ajudou a escrever letras.

É preciso entender o contexto da época para compreender como o disco foi concebido. Era o início dos anos 70. Já havia passado aquela fase dos festivais e dos movimentos musicais como o tropicalismo e a jovem guarda. Mas as sementes já tinham sido jogadas. Reciclar aquelas influências era apenas uma questão de tempo.

Os Novos Baianos representavam de certa forma uma continuidade daquela irreverência trazida pelo Tropicalismo. Reverenciando os mestres da música, como João Gilberto e Assis Valente, mas sempre com um pé no que se tinha de mais atual na época. No caso, o rock, que começava a se cristalizar na Inglaterra e nos Estados Unidos com novas bandas.

E coube ao baiano João Gilberto, o principal personagem da Bossa Nova, ajudar a direcionar o grupo para não esquecer o passado. Ele sugeriu regravar Brasil Pandeiro (de Assis Valente) e apresentou para os jovens instrumentistas o som de Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim. Isso tudo foi mesclado com o que havia naquela época, incluindo os ritmos brasileiros como o samba.

O disco tem vários momentos marcantes, como a canção "Preta Pretinha", parceria de Moraes Moreira e Galvão, que caiu no gosto popular de forma rápida. Baby Consuelo arrepia no vocal das faixas "A Menina Dança" e "Tinindo Trincando". Paulinho Boca de Canto sola o vocal de "Swing de Campo Grande". E Moraes Moreira sola o vocal da irreverente "Besta É Tu", onde a letra Galvão trazia um certo ar de desbunde que incentivava a viver o tempo presente ("Por que não viver?/ Não viver esse mundo/ Por que não viver? / Se não há outro mundo...").

Podemos dizer que, no caso dos Novos Baianos, os astros estavam todos alinhados em torno da música. O direcionamento sugerido por João Gilberto ajudou-os a produzir um dos álbuns clássicos de nossa MPB, que continua mais atual do que nunca. E parafraseando o poeta Galvão : por que não ouvi-los? Se não há outro mundo?


"Preta Pretinha"

"Brasil Pandeiro"

"Besta É Tu"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.