domingo, 4 de setembro de 2022

.: "Abraço Apertado", de Romain Gary: fábula agridoce sobre solidão e afeto


Publicado em 1974, "Abraço Apertado" é o primeiro livro escrito sob o pseudônimo de Émile Ajar, agora lançado no Brasil pela editora Todavia. O livro é escrito por Romain Gary considerado um dos grandes autores da literatura francesa no século XX, que publicou mais de 30 livros. 

Em meados dos anos 1970, era um medalhão nacional, cultuado, rico e premiado. Cansado da ribalta, resolveu se reinventar e nem os editores do autor sabiam quem era o verdadeiro autor de "Abraço Apertado". Livre das amarras de sua famosa persona literária, Gary-Ajar concebeu uma novela singular. 

Espécie de fábula humorística, o livro trata da relação de afeto de um funcionário de escritório com seu animal de estimação, um píton, serpente sem veneno que mata suas presas por constrição, alimentando-se de carne fresca. Por meio de uma prosa que não se organiza em linha reta, seguindo a sinuosidade dos pítons e envolvendo o leitor em volteios, somos apresentados ao universo particular do solitário Michel Cousin, remoendo sua crise ética acerca de como alimentar seu píton, em uma cidade como Paris. 

O personagem se diz apaixonado por uma colega do escritório, mas ela mal toma conhecimento de sua presença. Ele gostaria de ficar amigo do seu vizinho intelectual, mas não consegue transpor a barreira de sua extrema inadequação, feita de um misto de inocência e delírio que deixa marcas profundas na forma narrativa. A aspereza das relações na cidade grande fica mais aguda quando a vemos pelos olhos de quem não percebe sua crueldade. Raras vezes a solidão de um personagem apareceu de modo tão pungente na literatura.



Sobre o autor
Romain Gary nasceu em 1914, na Lituânia, e morreu em 1980, em Paris. Autor de dezenas de romances, foi um dos escritores mais populares e premiados da França.


Leia +
Você pode comprar "Abraço Apertado", de Romain Gary, escrito sob o peseudônimo de Émile Ajar, neste link.

Livro: "Abraço Apertado"
Autor: 
Romain Gary
Editora: 
Todavia
Capa:
Laurindo Feliciano
Tradução: Rosa Freire d'Aguiar
Páginas: 224
Link na Amazon: https://amzn.to/3RuFVzS

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.