sexta-feira, 14 de outubro de 2022

.: "PT, uma história", de Celso Rocha de Barros, livro analisa experiência petista

Em outubro, a mais completa e refinada análise da experiência petista antes, durante e depois dos anos no poder


Dia 14 de outubro, chega às livrarias o livro "PT, uma história", de Celso Rocha de Barros. Com prosa brilhante e argumentação rigorosa, o sociólogo passa a limpo meio século da história nacional e reconstrói a trajetória da mais amada e mais odiada de nossas agremiações políticas. Para isso, o autor realizou mais de sessenta entrevistas e consultou centenas de documentos, que lhe permitiram reconstruir os principais de debates que mobilizaram o partido em momentos decisivos, como a campanha de 2002, além de resgatar histórias inéditas e saborosas, como o a reunião que quase colocou Lula e Fernando Henrique Cardoso no mesmo partido em 1979.

Apenas a riqueza factual reunida por Barros já garantiria a seu livro um lugar cativo nas estantes dos grandes clássicos da historiografia nacional. Mas são a lucidez e a capacidade de análise do autor que mais impressionam.

Barros identifica na esquerda católica e no sindicalismo as duas grandes forças impulsionadoras do Partido dos Trabalhadores, mas também recupera participação de outros agentes importantes como os movimentos negro, Sem Terra, LGBTQI+ e feminista, além de inúmeros movimentos populares. E, claro, traça um panorama dos vários grupos de esquerda que, desde o início, disputam politicamente dentro e fora do partido.

Em sua avaliação dos governos Lula e Dilma, é implacável ao apontar erros e rigoroso ao identificar os acertos. Mais do que esmiuçar as idiossincrasias da legenda, PT, uma história joga luz sobre as possibilidades e os limites da experiência da brasileira, uma democracia de alta desigualdade, com viés conservador.

O PT foi o grande vencedor de eleições presidenciais da Nova República, produziu seu líder mais popular e, de certa forma, representa as vitórias e derrotas do Brasil no período. Talvez por isso, também tenha virado o bode expiatório dos defeitos do sistema para parte do público brasileiro.

Celso Rocha de Barros é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford, servidor federal, e colunista da Folha de S. Paulo. Você pode comprar "PT, uma história, de Celso Rocha de Barros" aqui: amzn.to/3S3MpG1


SERVIÇO:

PT, uma história, de Celso Rocha de Barros

544 páginas


Evento de Lançamento - São Paulo

18 de outubro

Terça-feira – às 19h

Bate-papo e lançamento do livro PT, uma história

Celso Rocha de Barros conversa com Maria Cristina Fernandes

Local: Travessa Pinheiros - Rua dos Pinheiros, 513


Evento de lançamento – Rio de Janeiro

24 de outubro

Segunda – às 19h

Bate-papo e lançamento do livro PT, uma história

Celso Rocha de Barros conversa com Flavia Rios

Local: Travessa Botafogo - R. Voluntários da Pátria, 97


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.