domingo, 25 de dezembro de 2022

.: "Filho de Jesus": os contos que consagraram Denis Johnson


Por Joca Reiners Terron.

O sonho americano tem dois lados como a moeda de um dólar. Um deles é reluzente feito o sol dourado do Vale do Silício. Já o outro, fosco e arranhado, é o que perfaz as histórias de "Filho de Jesus", livro fundamental da literatura estadunidense do final do século XX, lançado no Brasil pela editora Todavia.

O que encontramos aqui não é a idílica América com o pé na estrada dos livros de Jack Kerouac e da geração beat, e a relação com a droga não guarda mais qualquer sentido libertário ou espiritual. Publicado originalmente em 1992, "Filho de Jesus" consagrou Denis Johnson, ele próprio um sobrevivente do alcoolismo e do vício.

Narrados por um personagem anônimo que participa da ação o tempo todo, os contos são povoados por seres à deriva, gente que trocaria a própria mãe por um pico na veia. São enfermeiros junkies num pronto-socorro onde deveriam ser os socorridos, não o contrário; ladrões que roubam casas arruinadas e homens que são esfaqueados no olho pela mulher enquanto dormem.

A despeito de o sonho da contracultura ter acabado, a realidade dura e cinzenta dos anti-heróis de Johnson tem como único ponto luminoso o delírio fugaz de um barato qualquer. A via-crúcis bíblica tem catorze estações, assim como o programa de recuperação dos Alcoólicos Anônimos tem doze passos. "Filho de Jesus", por outro lado, não ultrapassa as onze histórias, fábulas embebidas em ácido nas quais ninguém se recupera nem ressuscita ao final. Você pode comprar o livro "Filho de Jesus" neste link.


Sobre o autor
Denis Johnson nasceu em 1949, na Alemanha, e morreu em 2017, nos Estados Unidos. É autor de coletâneas de contos e poemas, peças de teatro e romances. Compre o livro "Filho de Jesus" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.