sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

.: David Crosby: o rock perde sua referência em harmonia vocal


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Ao saber do falecimento de David Crosby na última semana, tive a sensação de ter perdido uma parte de minha memória musical. Suas harmonias vocais cantadas em bandas ou em carreira solo permanecem vivas em minhas lembranças da adolescência e do início do ensino superior, no curso de Jornalismo no extinto campus da Pompeia, da UniSantos. Pois foi nesse período que eu entrei em contato com seus trabalhos  

David Crosby integrou o The Byrds nos anos 60. Ele estava na antológica regravação de "Mr. Tambourine Man", que estourou em todo o mundo. No final daquela década, formou um trio com Stephen Stills e Graham Nash. Mais tarde, Neil Young se juntaria a eles, completando um quarteto que marcaria sua presença na história do rock e da música pop internacional. Também gravou elogiados discos em dupla com Graham Nash nos anos 70 e 80.

Em todos os seus trabalhos se nota uma riqueza nas harmonias vocais. Ele também escreveu ou fez parcerias em canções conhecidas como "Eight Miles High" (no The Byrds) e "Wooden Ships" (com o Crosby, Stills & Nash). É constantemente associado ao folk rock, muito embora se note até influências do jazz em seu trabalho solo.

Por conta desses projetos desenvolvidos em grupos, sua interessante carreira solo apresenta hiatos entre um disco e outro. Infelizmente, foi triste ver a falta de divulgação do seu trabalho solo, seja nas rádios, seja no lançamento dos discos no Brasil. Só consigo me lembrar do álbum "Yes I Can", ainda na época do vinil. Os demais discos só fui ter acesso graças aos serviços de streaming disponíveis, como o Spotify ou o Deezer.

Um dos últimos trabalhos de estúdio foi o brilhante álbum "For Free", que segue a receita do músico, mesclando elementos de folk rock com vertentes do jazz e da música pop. Canções como "Ships In The Night", "River Rise" e "I Won't Stay For Long" confirmam a sua genialidade como compositor e intérprete. Se você só ouviu falar de David Crosby e de seus posicionamentos polêmicos em favor da liberdade, vale a pena procurar conhecer seu consistente trabalho solo na música, que pode ser conferido nos serviços de streaming.

"River Rise" - David Crosby

"Secret Dancer" - David Crosby

"The Other Side of Midnight" - David Crosby


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.