sábado, 4 de março de 2023

.: Paulo Caruso morre aos 73 anos: nota de pesar dos familiares

Morreu, na manhã deste sábado, aos 73 anos, o cartunista Paulo Caruso. Internado há um mês para tratar das complicações de um câncer de cólon, contra o qual lutava desde 2016, Paulo não resistiu e veio óbito às 7:22.

Formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, Paulo foi, ao lado do irmão Chico Caruso, o maior chargista político do país, com trabalhos publicados nos maiores jornais e revistas nacionais.

Paulo ficou famoso por suas charges no programa Roda Viva, onde, desde 1987, emprestou seu talento às milhares de entrevistas no programa da TV Cultura. Com suas caricaturas e charges, faz parte da história política e social do Brasil.

Formado em Arquitetura pela FAU - USP, não seguiu carreira e começou como chargista no Diário Popular em 1960. De lá para cá, passou por diversos veículos de comunicação como "O Pasquim", revistas "Careta", "Senhor" e "Isto é". Entre os diversos livros publicados, destaca-se "As Origens do Capitão Bandeira", "1983", e outros com cenas irônicas que acompanham a história política brasileira, "Ecos do Ipiranga" (1984) e "Bar Brasil na Nova República" (1986). Além disso escreveu também "São Paulo por Paulo Caruso - Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade" (2004), em homenagem aos 450 anos da metrópole. Paulo Caruso recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, em 1994. Por sua habilidade para a sátira e para a caricatura, aliada à numerosa produção, sua obra é das mais conhecidas do país.

O cartunista deixa cinco filhos, um neto e o irmão gêmeo. A família agradece o apoio de todos e comunica que o velório será realizado amanhã, 5 de março, a partir das 11h, na Funeral House, Rua São Carlos do Punhal, número 376.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.