segunda-feira, 1 de maio de 2023

.: Listamos os dez livros mais significativos dos últimos dez anos


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do portal Resenhando.com. Na imagem em domínio público, o escritor José de Alencar, que deu origem à homenagem ao Dia da Literatura Brasileira.


Você sabia que o feriado de 1º de maio, além de ser o Dia do Trabalhador, também é o Dia da Literatura Brasileira? Esta data é uma homenagem a José de Alencar, que deu os primeiros passos para a consolidação da escrita no país ainda no século XIX. Mas o legado deixado por ele pode ser encontrado de diversas formas na atualidade, inclusive na variedade de autores e gêneros literários do Brasil. 

Por isso, nesta data, listamos os dez livros nacionais mais significativos dos últimos dez anos, com títulos em ordem alfabética. A lista é subjetiva, arbitrária, e muito focada nos gostos de quem a escolheu. Por que um título de determinado autor e não outro, mais conhecido? Justamente pelo desafio de saborear obras um pouco menos conhecidas, fugir do óbvio, esconder-se do burburinho por trás das conversas literárias. Há um pouco de tudo nesta lista.  para conhecer e valorizar os livros de quem forma a nova literatura nacional - e conhecer, ou se apaixonar ainda mais, pelos autores.

"Anos de Chumbo e Outros Contos", de Chico Buarque (Companhia das Letras)
Recentemente contemplado com o Prêmio Camões, a maior honraria concedida aos autores lusófonos Chico Buarque lançou em 2021 o livro "Anos de Chumbo e Outros Contos", que marcou a estreia dele na forma breve. No livro, há várias histórias. Uma jovem e seu tio. Um grande artista sabotado. Um desatino familiar. Uma moradora de rua solitária. Um passeio por Copacabana. Um fã fervoroso de Clarice Lispector. Um casal em sua primeira viagem. Um lar em guerra. Entre o poético e o cômico, os oito contos que formam este volume conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana. Garanta o seu exemplar de "Anos de Chumbo e Outros Contos" neste link.

"Chuva de Papel", de Martha Batalha (Companhia das Letras)
"Chuva de Papel", terceiro romance de Martha Batalha, autora de "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão" é intenso, tragicômico e sensível. No livro, os leitores podem acompanhar o repórter policial Joel Nascimento que, após uma peculiar tentativa de suicídio, é obrigado a morar de favor com a tia de um amigo. Glória é uma senhora energética, que exige mais interações e boas maneiras do que ele está disposto a dar. A esse arranjo junta-se a falante vizinha Aracy e seus dois chiuauas grisalhos. Da convivência inesperada e pontuada por atritos corriqueiros emerge um companheirismo que preencherá o vagar das horas. Garanta o seu exemplar de "Chuva de Papel", de Martha Batalha, neste link.


"Doramar ou A Odisseia: Histórias", de Itamar Vieira Junior (Todavia Livros)
Após o celebrado romance "Torto Arado" e muito antes do último romance, "Salvar o Fogo", o escritor Itamar Vieira Junior, hoje um dos nomes centrais da literatura brasileira contemporânea, retornou à cena literária com histórias envolventes e emocionantes de personagens que não aceitam as condições de um Brasil paralisado na história. No livro de contos "Doramar ou A Odisseia: Histórias" , há um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país: negros, indígenas, ribeirinhos, a força inesgotável das mulheres, as religiões de matriz afro, a sabedoria ancestral dos povos originais. Importante para consolidar um dos escritores mais importantes de todos os tempos. Garanta o seu exemplar de "Doramar ou A Odisseia: Histórias", de Itamar Vieira Junior, neste link.

"Estragos", de Fernanda Young (Globo Livros)
O livro de contos "Estragos", de Fernanda Young reúne as primeiras aventuras literárias da escritora, que faria 53 anos neste 1° de maio, Dia Nacional da Literatura. Os contos de Fernanda Young, uma faceta pouco conhecida desta, que foi uma das maiores escritoras de sua geração, abrangem o período entre 1987 e 1995, quando ela tinha entre 16 e vinte e 25 anos. Pela primeira vez publicados, os 18 contos deste livro revelam a personalidade de uma jovem buscando seu estilo, um prenúncio do trabalho que viria a desenvolver nos anos seguintes, em seus mais de dez livros publicados. Que venham outros textos inéditos! Garanta o seu exemplar de "Estragos", de Fernanda Yong, neste link.


"Melhores Crônicas", de Roberto Drummond (Global Editora)
Roberto Drummond é um dos melhores escritores que viveram em nosso tempo. Mas, em virtude das poucas edições de sua obra, corre o risco de cair no esquecimento. Relembrá-lo é preservar um pouco do melhor da nossa literatura. Neste compilado de crônicas lançado pela Global Editora, que conta com seleção e prefácio de Carlos Herculano Lopes, há o melhor dos textos breves do autor. Além de ser apenas o autor do célebre romance "Hilda Furacão", que virou seriado na TV Globo assinado por Gloria Perez, foi o cronista do cotidiano mineiro, banal ou inesperado, das paixões e desenganos do povo, do amor pelo futebol (sua crônica sobre o Atlético Mineiro é a mais bela declaração de amor que um time brasileiro já recebeu), traduzindo em suas crônicas o espírito contraditório, barroco e moderno ao mesmo tempo, das Minas Gerais. Um escritor que merece ser lembrado e homenageado para que chegue às futuras gerações. Garanta o seu exemplar de "Melhores Crônicas", de Roberto Drummond, neste link.



"Obra Completa", de Raduan Nassar (Companhia das Letras)

Raduan Nassar escreveu apenas dois livros e alguns contos, reunidos posteriormente, antes de abandonar a escrita há mais de 30 anos. Com esta breve porém decisiva obra, firmou-se como um dos maiores escritores de língua portuguesa e, mais de quatro décadas após sua estreia na literatura com "Lavoura Arcaica", romance publicado em 1975, continua sendo lido e estudado no Brasil e fora dele. Às edições nacionais seguiram-se estrangeiras e o reconhecimento da crítica internacional - recebeu o Prêmio Camões em 2016. Tendo a obra traduzida para dez idiomas, e adaptada para o cinema mais de uma vez, o autor foi nomeado para diversos prêmios. Esta edição de "Obra Completa", revisada pelo autor, traz, além de "Lavoura Arcaica", "Um Copo de Cólera" e "Menina a Caminho", dois contos e um ensaio inéditos no Brasil, e conta também com extensa fortuna crítica e outros aparatos textuais que cobrem a vasta recepção a estes clássicos da ficção contemporânea. Garanta o seu exemplar de "Obra Completa", de Raduan Nassar, neste link.

"Os Contos", de Lygia Fagundes Telles (Companhia das Letras)
Considerada pela crítica uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos e, sobretudo, uma contista extraordinária, Lygia Fagundes Telles lançou pela Companhia das Letras o livro "Os Contos". Pela primeira vez, o leitor tem acesso à mais completa antologia de contos da escritora, em uma edição especial que inclui, além de suas principais coletâneas, diversos escritos esparsos, há tempos fora de catálogo. Garanta o seu exemplar de "Os Contos", de Lygia Fagundes Telles, neste link.


"Poesia Completa", de Cacaso (Companhia das Letras)
Reunião de todos os poemas de um dos nomes mais marcantes da geração mimeógrafo, "Poesia Completa" de Cacaso é retrato de uma época e testamento literário dos anos 1970. Lançado pela Companhia das Letras, a obra 
reúne os seis livros publicados pelo poeta Cacaso - de “A Palavra Cerzida” (1967) a “Mar de Mineiro” (1982) - e uma farta seleção de poemas inéditos recolhidos pela editora Heloisa Jahn dos cadernos do autor, além de 60 letras de música. O volume traz ainda textos de Roberto Schwarz, Heloisa Buarque de Hollanda, Francisco Alvim, Vilma Arêas e Mariano Marovatto. Garanta o seu exemplar de "Poesia Completa", de Cacaso, neste link.

"Senhora", de José de Alencar (Via Leitura)
O homenageado - e a causa - do Dia Nacional da Literatura, não poderia ficar de fora. E uma das últimas edições de "Senhora" é a do selo Via Leitura, do Grupo Edipro. Um dos últimos romances escritos por José de Alencar, o livro foi publicado em 1874, em meio ao Romantismo do século XIX, e antecipa alguns aspectos do Realismo e do Naturalismo, que dominariam a literatura brasileira nas décadas seguintes. A senhora do título é Aurélia, moça rica da sociedade carioca, mas com um passado de orfandade, miséria e sofrimento. Embora rodeada por pretendentes, ela opta por um casamento arranjado. Por um grande dote, convence Seixas, que a desprezara quando era pobre, a casar-se com ela. Assim tem início seu plano de vingança e redenção. Garanta o seu exemplar de "Senhora", de José de Alencar, neste link.

"Véspera", de Carla Madeira (Editora Record)
Depois do arrebatador "Tudo É Rio", a escritora Carla Madeira escreveu "A Natureza da Mordida", publicado antes de "Véspera", o último romance pela ordem cronológica. Conta a história de  Vedina, uma mulher destroçada por um casamento marcado pelo desamor, em um momento de descontrole abandona seu filho e, imediatamente arrependida, volta para o lugar onde o deixou e não encontra quaisquer vestígio de sua presença. Desesperador. Essa autora consegue colocar o dedo na ferida de maneiras muito profundas. Garanta o seu exemplar de "Véspera", de Carla Madeira, neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

11 comentários:

  1. Dia 1° de maio é dia do TRABALHADOR e não do trabalho.
    É dia de valorizar a pessoa.

    Confundir com dia do trabalho é uma estratégia patronal para desvalorizar e diminuir a importância do trabalhador, que é o bem mais valioso de uma empresa.

    ResponderExcluir
  2. Gosto é gosto, mas essa é uma lista decepcionante. Tem até Senhora, que tem muito mais de dez anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei se você entende português mas o livro ser significativo nos últimos 10 anos não significa que ele foi lançado nos últimos dez anos. Senhora é e provavelmente sempre vai ser significativo, é um marco no realismo brasileiro

      Excluir
  3. Matéria/reportagem assim nos deixa com mais esperança no futuro da humanidade!

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena se ler essas obras!

    ResponderExcluir
  5. Amo o livro "Senhora", lembro de ler sozinha, sem que a escola ou alguém me indicasse... E amo demais o escritor Roberto Drummond. Tanto é que fiz meu TCC de Jornalismo sobre a literatura dele.

    ResponderExcluir
  6. Dez anos são dez anos. Não dez décadas. Apesar do significado do livro Senhora , a colocação ficou fora da proposta.

    ResponderExcluir
  7. Últimos dez anos, pois bem, está aí José de Alencar, tudo oquei, mas e Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, e Monteiro Lobato e Fernando Pessoa e H Dobal ... ?

    ResponderExcluir
  8. O melhor livro de todos os tempos é atual é Sapiens uma breve história da humanidade. YUVAL Noah Harari.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.