sexta-feira, 2 de junho de 2023

.: Bob Dylan, os 82 anos do menestrel folk do rock


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Bob Dylan completou 82 anos de vida em maio. Um fato que merece uma profunda reflexão, pois trata-se de uma figura que influenciou a história do rock de forma decisiva na década de 60 ao incorporar a guitarra elétrica ao seu som, que se baseava essencialmente na música folk tradicional. A força poética de suas canções continua fazendo todo o sentido nos dias atuais.

Nascido Robert Allen Zimmerman, nos Estados Unidos, era neto de imigrantes judeus russos. No início, chegou a cantar imitando pioneiros do rock, como Little Richard e Buddy Holly. Mas ao entrar na Faculdade, logo se voltou para a música folk americana. Tinha o cantor e compositor Woody Guthrie como seu ídolo e principal referência musical.

Seu início na música teve hits como "Blowin The Wind", "A Hard Rain's A-Gonna Fall" e "The Times They Are A-Changin'", sendo que todas acabaram marcando a vida dos americanos naquela época. Sua interpretação singular, marcada pela sua voz anasalada e de timbre incomum para os padrões da época, acabou ampliando ainda mais o mito em torno de sua obra.

Quando passou a usar grupo de rock em suas apresentações ao vivo, provocou polêmica entre os mais conservadores. No entanto, para outros, Bob Dylan mostrava novos horizontes para o rock. O álbum "Highway 61 Revisited" marcou definitivamente a história com a clássica "Like A Rolling Stone". E depois dele ainda viriam outras canções marcantes, como "All Along The Watchtower", que ganharia uma versão definitiva de Jimi Hendrix no final dos anos 60.

Hendrix, aliás, não foi o único a ser influenciado por Bob Dylan. Os Beatles nunca esconderam sua admiração por ele. Um dos integrantes do fab four, George Harrison, era o mais entusiasta da obra do menestrel folk americano. Após sofrer um acidente de moto no final dos anos 60, Bob Dylan se afasta das apresentações ao vivo, tendo aparecido somente de forma esporádica em festivais. Lança álbuns regularmente gravados em estúdio seguindo a influência da música folk com toques do rock acompanhado por guitarras elétricas. Só retomaria a rotina das turnês a partir de 1974.

Se por um lado sua discografia dos anos 70 e 80 não chama muito a atenção, por outro é possível ainda notar sinais claros de sua genialidade em vários momentos, como na trilha do filme "Pat Garrett and Billy The Kid", que continha a antológica canção "Knockin' On Heaven's Door", que acabaria sendo regravada pela banda Guns´N Roses anos mais tarde.

Destaco ainda a canção "Hurricane", do disco "Desire", que conta a saga do lutador de box negro Rubin Carter, que foi injustamente preso e condenado acusado de ter matado três homens brancos em um bar com a ajuda de um amigo. E a ótima canção Jokerman, do álbum Infidels nos anos 80.

Talvez a obra mais recente de Bob Dylan não provoque o mesmo impacto das décadas anteriores. Mas só o fato de ter sobrevivido a todos os excessos do show business já o torna um vencedor. Ainda mais pelo fato de ainda se manter na ativa, gravando e lançando discos regularmente, ao invés de se acomodar nos velhos hits do passado.

"Blowin The Wind"

"Knockin on Heaven´s Door"

"Like a Rolling Stone"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Compositor, cantor, multi indtrumentidta, pintor e poeta sem duvida o kaior e melhor de todos.

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores poetas vivo de todos os tempos Super Very good

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.