sexta-feira, 16 de junho de 2023

.: Chris Standring comemora 25 anos de carreira com dois discos


Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.


O músico britânico Chris Standring, um dos nomes emergentes do jazz, está comemorando 25 anos de carreira com dois lançamentos. Um disco de canções inéditas (Simple Things) e uma coletânea de suas canções mais populares remixadas especialmente para a ocasião (The Lovers Remix Collection).

Para quem ainda não conhece, Chris Standring é chamado por alguns do meio musical como o homem do soul jazz. Sua música se insere no segmento smooth jazz com influências da música pop contemporânea. Seu estilo refinado lembra um pouco o som que George Benson fazia quando tocava música instrumental. Mas é possível notar outras influências em seu trabalho, como Joe Pass por exemplo.

No CD "Simple Things", Standring reflete sobre sua experiência recente (ele teve problemas cardíacos em 2021) e sua nova e íntima consciência da fragilidade da vida. “Todos nós já ouvimos clichês como quem sabe o que o amanhã pode trazer e não se esqueça de parar e cheirar as rosas, mas geralmente não levamos esses velhos aforismos a sério. De repente, ficar cara a cara com minha própria mortalidade me fez pensar sobre o que é realmente importante para mim e como quero viver meu terceiro ato”, relata o músico. Em última análise, a resposta se resumia a apenas algumas coisas básicas - passar tempo com os entes queridos, estar presente no momento e fazer as coisas com alegria.

De fato, o tema de "Simple Things" é alegria, positividade, esperança e um pouco de tristeza também. Standring mostra muita influência do funk. Várias composições do álbum foram fortemente influenciadas por Prince e Bootsy Collins (baixista que revolucionou a forma de tocar funk).  A faixa “Thank You Bootsy” foi feita em homenagem ao lendário músico.

Outro destaque é a faixa "Change The World", que foi escrita originalmente para outro artista. Entretanto, Standring decidiu manter a música para si porque se encaixava muito bem em seu estilo. Ele lançou essa música como single, que alcançou o primeiro lugar na Billboard em março de 2022.

"A Thousand Words" foi composta para uma velha amiga que sofria de doença mental e que recentemente acabou com a própria vida. Não por acaso essa é a faixa mais introspectiva do disco.

Já na "The Lovers Remix Collection", Standring apresenta 10 faixas de canções descontraídas mais populares de seu repertório, sendo que todas ganharam uma remixagem especial para este lançamento.

Standring revisita as dez canções autorais juntamente com uma nova faixa, uma versão de jazz eletrônico de "Albatross", de Peter Green (da primeira formação da banda Fleetwood Mac). Destaque para as faixas "Kaleidoscope" e "Liquid Soul", que ganharam vida nova com o novo tratamento dado em estúdio por Standring.

Comemorar 25 anos de carreira em alto nível de produção musical é para poucos privilegiados. E Chris Standring está inserido nesse seleto grupo, com certeza.

"Change The World"

"Thank You Bootsy"


"A Thousand Words"





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.