sexta-feira, 28 de julho de 2023

.: Monna lança trabalho autoral e o videoclipe da canção "Metade Inteira"


Monna na capa do EP "Meu Norte Latino". Foto: Thiago Cunha

Por Milena Zimbres, jornalista.

A concretização de um projeto tão acalentado marca a carreira da cantora, compositora e instrumentista Monna neste sábado, dia 29. A data traz o lançamento oficial do EP "Meu Norte Latino" com chegada às principais plataformas de streaming e o lançamento do videoclipe da canção Metade Inteira. Monna reservou para o palco do maior festival de música da Baixada Santista, o Santos Jazz Festival, o show de estreia. O line-up tem Monna e a banda Quizumba Latina no palco principal, montado no Valongo - Centro Histórico, às 18h. Toda programação é gratuita.

Gravado de janeiro a junho de 2023, em Santos, no litoral de São Paulo, o EP foi masterizado por Carlos Freitas, da Classic Master, estúdio responsável pela master de grandes álbuns da música brasileira como “O Grande Circo Místico” de Edu Lobo e o clássico “Elis e Tom”. O álbum traz seis canções inéditas da cantora e foi produzido pelos músicos Theo Cancello e Ugo Castro Alves - que também assina os arranjos das faixas.

A banda Quizumba Latina que acompanha a cantora nas gravações do álbum é formada pelos renomados músicos da cidade: Evan Júnior na bateria, Theo Cancello no teclado e Ugo Castro Alves no contrabaixo. Participam ainda do projeto o trompetista Ítalo Simão, o trombonista Túlio Mendes e o saxofonista Maurício Fernandes. A percussão é de Edison Santos, pesquisador de ritmos latinos e também o renomado acordeonista Lulinha Alencar nas faixas "Gato e Sapato", "Pouco" e “Baião Dobrado”.

Em sua busca artística neste álbum Monna ultrapassou as fronteiras musicais, com o cuidado de nunca perder a raiz. “De repente, eu comecei a reparar que a salsa e o baião estavam muito mais ligados ritmicamente do que eu pudesse conceber. Devagar, fomos entendendo a influência tropicalista nessas nuances. É um movimento muito forte ainda na música que vem sendo produzida na nova geração da MPB”, explica.

A sonoridade do repertório acompanha a sinergia dos shows cada vez mais lotados da cantora na cidade de Santos e em São Paulo, com fãs fiéis e apaixonados, pelos quais foi possível a realização do EP através de um financiamento coletivo. O trabalho tem ainda a relevância de marcar a estreia de Monna também como compositora instrumental, inspiração que traz em mais de uma década de estudo clássico no Conservatório, quando criança. Fã declarada de Chiquinha Gonzaga, ela compôs “Baião Dobrado” especialmente para o EP, abrindo cena numa área ainda majoritariamente masculina.


Serviço
"Monna" no show de lançamento oficial do EP "Meu Norte Latino". No palco principal do 11º Santos Jazz Festival, no Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico de Santos (em frente à igreja do Valongo). Sábado, dia 29 de julho, às 18h. Entrada gratuita.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.