quinta-feira, 20 de julho de 2023

.: "Oppenheimer": livro mostra o triunfo e a tragédia do Prometeu americano


A editora Intrínseca lança a biografia de uma figura fundamental para a história: J. Robert Oppenheimer, o físico por trás da criação da bomba atômica. "Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano", escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, chega às livrarias brasileiras próximo à estreia do filme de mesmo nome, dirigido por Christopher Nolan e com Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt no elenco. O filme está em cartaz na rede Cineflix Cinemas, confira a programação neste link. A tradução é de George Schlesinger.

J. Robert Oppenheimer foi o brilhante e carismático físico que liderou os esforços para desenvolver uma arma nuclear em favor de seu país durante a guerra. Logo após o bombardeamento de Hiroshima, tornou-se o cientista mais famoso de sua geração — uma das figuras icônicas do século XX, a personificação do homem moderno que enfrenta as consequências do progresso científico.

No entanto, Oppenheimer em seguida se opôs ao desenvolvimento da bomba de hidrogênio e criticou os planos da Força Aérea de travar uma guerra nuclear infinitamente perigosa. Na hoje quase esquecida histeria do início dos anos 1950, suas ideias contrariaram poderosos defensores de um avanço nuclear maciço, e, como consequência, ele foi considerado indigno de confiança para lidar com segredos de governo dos Estados Unidos.

Este livro narra a vida de Oppenheimer em detalhes reveladores e sem precedentes. Construído após numerosas pesquisas, baseou-se em milhares de registros e cartas encontrados em arquivos nos Estados Unidos e no exterior, em extensos relatórios do FBI e em cerca de uma centena de entrevistas com amigos, parentes e colegas de Oppie. Ao longo das páginas, acompanhamos os primeiros anos escolares dele; a ida para Berkeley, Califórnia, onde estabeleceu, durante a década de 1930, a principal escola norte-americana de física teórica e se envolveu profundamente com causas de justiça social e muitos adeptos do comunismo; o período em Los Alamos, Novo México, em que transformou um ermo planalto escarpado no laboratório de armas nucleares mais potente do mundo — e transformou-se a si próprio.

Vencedor do prêmio Pulitzer e considerado o melhor livro de 2006 por veículos como The New York Times, The Washington Post e Chicago Tribune, é um retrato rico e instigante sobre um homem notável e ambicioso e sobre os Estados Unidos da primeira metade do século XX. Ao traçar a jornada desse Prometeu moderno, Oppenheimer nos faz pensar nos caminhos percorridos pela humanidade e em como podemos construir nosso futuro. Compre o livro "Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano", de Kai Bird e Martin J. Sherwin, neste link.

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site acessando este link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.


O que disseram sobre o livro 
“Esta biografia obrigatória, resultado de 25 anos de pesquisa, reavalia o caráter de Robert Oppenheimer e oferece seu mais complexo retrato até hoje.”  — The New Yorker

Sobre os autores
Kai Bird é autor de "The Chairman: John J. McCloy and The Making of the American Establishment" e "The Color of Truth: McGeorge Bundy and William Bundy, Brothers in Arms". Co-organizou, com Lawrence Lifschultz, "Hiroshima’s Shadow: Writings on the Denial of History and the Smithsonian Controversy". Editor colaborador da revista The Nation, vive em Washington com a esposa e o filho.

Martin J. Sherwin
 foi professor de inglês e de história norte-americana na Tufts University e publicou também "A World Destroyed: Hiroshima and Its Legacies", além de ter vencido o prêmio Stuart L. Bernath e o American History Book Prize. Garanta o seu exemplar de "Oppenheimer: O Triunfo e a Tragédia do Prometeu Americano", de Kai Bird e Martin J. Sherwin, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.