quarta-feira, 6 de setembro de 2023

.: "Annie, o Musical" traz a magia da Broadway em versão atualizada

“Annie, o musical”. Foto: Marcelo Martins


Grande sucesso da Broadway, “Annie, o musical”, baseado na história em quadrinhos Little Orphan Annie, de Harold Gray, estreia com nova montagem no Rio, criada pela In Cena Casa de Artes e Produções. Com direção de Gustavo Klein, o espetáculo fica em cartaz de 16 de setembro a 8 de outubro, sábados e domingos, no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea.

O texto de Thomas Meehan gira em torno da pequena Annie, uma menina de 12 anos que vive em um orfanato comandado pela divertidíssima senhora Hannigan. Depois de tentar fugir para encontrar seus pais (que ela crê estarem vivos) e adotar o cachorro Sandy, a menina é trazida de volta para o orfanato e acaba sendo escolhida para passar o Natal na mansão do milionário Oliver Warbucks. Annie se aproxima do homem ranzinza e solitário, subvertendo seu cotidiano, fazendo-o aproximar-se dos valores da amizade, da compreensão e do amor.

Na montagem criada pela In Cena, a história, que originalmente se passa em Nova Iorque, foi adaptada para o Brasil, onde, segundo relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), no fim de 2021, o número de crianças órfãos cresceu muito por conta da pandemia, chegando a 130 mil em todo o país. “Fizemos uma pesquisa para entender como é essa realidade no Brasil e descobrimos que muitos orfanatos estão superlotados por conta de óbitos pela Covid 19”, explica Cella Bartholo, diretora artística da In Cena.  

A ideia, segundo o diretor Gustavo Klein, é justamente mostrar que o que acontece com a pequena Annie, acontece em qualquer lugar, é universal. “Como é um clássico, que já foi montado muitas vezes no Brasil e no exterior, quisemos trazer uma visão mais moderna e anacrônica, que o público brasileiro pudesse se identificar mais diretamente. Brincar com a ideia que se trata de uma história universal, que pode acontecer em qualquer década, em qualquer lugar e que, essa mensagem linda de positividade e esperança, se relaciona com todos nós”, explica Gustavo.

Pensando nessa identificação imediata com o público, o cenário, assinado por Glauce Carvalho, tem como inspiração as favelas brasileiras e foi todo confeccionado com material reciclado. “Nada foi fabricado. É tudo feito com caixas de papelão, remédios e sucata”, conta Glauce, que contou com a ajuda dos alunos do primeiro “Curso de Produção”, ministrado por ela na escola.

Com coreografias de Bella Mac e direção musical de Anna Priscilla Lacerda, a montagem traz 20 números musicais e um elenco total de 36 atores (se revezando em cena), que fizeram parte do curso de “Prática de Montagem”, da In Cena, no qual o aluno passa por todas as fases de criação de um musical, até a apresentação final no teatro. Além de Annie, a escola também estreia este ano “Fame”, outro sucesso da Broadway; e “O Auto da Compadecida”, a primeira montagem teatral (sem ser musical) da escola.

Ao todo, desde que abriu suas portas em 2021, a In Cena já apresentou quatro espetáculos fruto da “Prática de Montagem”, todos, de grande sucesso: os musicais “Legalmente Loira”, “Escola do Rock” e “Nas Alturas”, além da produção original, “Poema”, a primeira profissional da escola, vencedora na categoria “Roteiro Original”, do prêmio Musical.Rio. Já “Escola do Rock” recebeu seis indicações ao prêmio, levando três deles: Melhor Ator com Pedro Balu; Melhor Atriz Revelação com Malu Coimbra; e Melhor Prática de Montagem.

Sobre A IN CENA Casa De Artes e Produções: Um espaço para aprender, trocar experiências, se aperfeiçoar, sem deixar de se sentir em casa. Essa é a proposta da In Cena Casa de Artes e Produções – www.incena.art.br – que funciona em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com direção artística de Cella Bártholo e coordenação pedagógica de Gabi Levask, a In Cena oferece oficinas, práticas de montagens e mentoria, que abraçam múltiplas vertentes das artes: teatro, teatro musical, dança e música. Em uma espaçosa casa de mais de 400 metros quadrados, a In Cena conta com quatro salas (Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza e Amazonas), um estúdio (batizado de Gonzaguinha), camarim, vestiários e um amplo terraço – um local de convivência a céu aberto.


Serviço

Temporada: 16 de setembro a 08 de outubro de 2023

Local: Teatro dos 4 – Shopping da Gávea (Rua Marques de São Vicente, 52 - Gávea)

Informações: (21) 2239-1095

Datas/Horários: Sábados e Domingos, às 15h 

Classificação Etária: Livre

Duração: 120 minutos

Ingresso: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)- Vendas: Sympla e Bilheteria do Teatro

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.