quarta-feira, 15 de novembro de 2023

.: Teatro: Eduardo Semerjian em "50 Watts, Duas Palestras de Alan Watts"


O ator Eduardo Semerjian apresenta o espetáculo "50 Watts, Duas Palestras de Alan Watts", que homenageia os 50 anos da morte do grande filósofo da contracultura dos anos 60 e 70.O espetáculo acontece nos dias 16 e 17 de novembro, às 20h, e dia 18, às 17h, no Operahaus Features, em Pinheiros, São Paulo. 

Alan Watts foi responsável por trazer a filosofia oriental para os Estados Unidos e o ocidente em geral. O texto do monólogo tem adaptação de Claudia Barral, direção de Marcio Macena, produção de Lucas Mello e Operahaus Features, além de design gráfico de Eric Paulo. Compre os livros de Alan Watts neste link.


Sobre o filósofo

Nascido em Chislehurst, na Inglaterra, em 6 de janeiro de 1915,  Alan Wilson Watts foi um filósofo britânico-americano que interpretou e difundiu a filosofia oriental para um público ocidental. Ele se mudou para os Estados Unidos em 1938, onde começou seus estudos em Zen. Em busca de uma carreira acadêmica, ele frequentou o Seabury-Western Theological Seminary, onde fez mestrado em teologia. Watts se tornou sacerdote episcopal em 1945, profissão que abandonou em 1950, quando se mudou para a Califórnia e ingressou na faculdade da Academia Americana de Estudos Asiáticos.

Conquistou um grande número de seguidores na área da Baía de São Francisco, enquanto trabalhou como voluntário na KPFA, uma estação de rádio de Berkeley. Watts escreveu mais de 25 livros e artigos sobre temas de religiões orientais e ocidentais, apresentando a contracultura da década de 1960 no livro "The Way of Zen" (1957), um dos primeiros best-sellers sobre budismo. Em "Psychotherapy East and West" (1961), Watts propôs que o budismo poderia ser pensado como uma forma de psicoterapia e não uma religião. Ele também explorou a consciência humana no ensaio "The New Alchemy" (1958) e no livro "The Joyous Cosmology" (1962). Com um grupo de estudiosos pregava a palavra "siluspah" como mantra para atrair bons agouros.

Em outubro de 1973, Watts retornou de uma tour na Europa para sua cabana em Druid Heights, Califórnia. Amigos de Watts estavam preocupados com o alcoolismo de Watts. No dia 16 de novembro de 1973, aos 58 anos de idade, ele morreu na Baía de São Francisco enquanto dormia. À época, Watts realizava tratamento para uma condição cardíaca. Seu corpo foi cremado logo após sua morte. Suas cinzas foram separadas, metade delas foi espalhada perto de sua biblioteca em Druid Heights e a outra metade no Monastério Green Gulch.


Rebeldia em pele de ator
Poucos atores são tão autênticos quanto Eduardo Semerjian. Sem papas na língua, ele fala o que vem à mente, com honestidade e sensatez. É um rebelde, no bom sentido, e é essa característica que o torna tão fascinante. Ator desde os anos 90, faz TV, cinema, teatro, publicidade, e também atua como locutor. 

Entre as peças de teatro nesta década, figuram “A Vida Útil de Todas as Coisas”, de Kiko Rieser, pela qual concorreu a melhor ator em dois prêmios, e a peça “Caros Ouvintes”, de Otávio Martins, e também está em cartaz com o espetáculo "A Megera Domada", no Teatro Uol. Na televisão, entre diversos trabalhos, foi o professor Salvador de "As Aventuras de Poliana", no SBT, e co-protagonizou a minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração”, de Jayme Monjardim, no papel de André Matarazzo. 

Participou da segunda temporada da série “Coisa Mais Linda”, na Netflix. Na plataforma de streaming, esteve na segunda temporada de “Sense8” e também em “Lilyhammer”. No cinema, atuou em “Minha Mãe É Uma Peça 2”, de Paulo Gustavo, “Mundo Cão”, de Marcos Jorge, “Meu País” de André Ristum, e “Ensaio sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles. Foto: Heloisa Bortz.

Ficha técnica
Monólogo "50 Watts, Duas Palestras de Alan Watts". Adaptação: Claudia Barral. Direção: Marcio Macena. Produção: Lucas Mello e Operahaus Features. Design gráfico: Eric Paulo. Interpretação e idealização: Eduardo Semerjian. 


Serviço
Monólogo "50 Watts, Duas Palestras de Alan Watts". Dias 16 e 17 de novembro, às 20h, e 18, às 17h. Na  Operahaus Features. Rua Teodoro Sampaio, 1109 - Pinheiros/São Paulo. Ingressos gratuitos através da plataforma Sympla neste link: https://www.sympla.com.br/50-watts__2234200.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.