sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

.: 60 anos: obra de Carlos Drummond de Andrade volta em edição especial


Lançado originalmente em 1962, "Lição de Coisas" escrito por Carlos Drummond de Andrade retorna ao catálogo da editora José Olympio em edição de colecionador, em capa dura, com projeto gráfico renovado, nova fixação de texto e conteúdo extra. A publicação traz também quatro poemas e reprodução fac-símile de uma dedicatória do poeta itabirano para a mulher, Dolores, e outra para a filha, Maria Julieta, e sua família, além de uma crônica, que passaram a figurar na segunda edição da obra, de 1965. A capa da Casa Rex é uma releitura da assinada por Teresa Nicolao para a primeira edição.

Se o gosto de Drummond pela experimentação já se notava em poemas como “No Meio do Caminho”, de Alguma poesia, seu livro de estreia, neste Lição de coisas esse fazer se intensifica. A partir de provocações colocadas pelo concretismo, o poeta itabirano aqui se abre para explorar de maneira mais intensa forma e conteúdo – em especial, o conteúdo visual e sonoro –, “sem entretanto aderir a qualquer receita poética vigente”, como mineiramente se sublinha na nota da primeira edição.

As nove partes que compõem o livro – “Origem”, “Memória”, “Ato”, “Lavra”, “Companhia”, “Cidade”, “Ser”, “Mundo” e “Palavra” – representam os fundamentos da poética drummondiana: a terra, a família, as lembranças, os afetos, as amizades, as admirações, a consciência dos problemas do homem e dos perigos do mundo. Os poemas que aqui se encontram são dos mais conhecidos de Drummond: “O Padre, a Moça”, levado para o cinema pelo diretor Joaquim Pedro de Andrade, e “Para Sempre”, belo canto de louvor às mães que circula nas redes sociais sempre que se quer homenageá-las.

Esta nova edição reúne também em fac-símile uma dedicatória do poeta para a mulher, Dolores, e outra para a filha, Maria Julieta, e sua família; a reprodução da crônica “Livros Novos”, que Drummond publicou no jornal Correio da Manhã; e quatro poemas (“A Música Barata”, “Cerâmica”, “Descoberta” e “Intimação”), constantes, como inéditos, na Antologia poética do autor, publicada em 1962, e incluídos no "Lição de Coisas" a partir da segunda edição, lançada em 1965. Compre o livro "Lição de Coisas", de Carlos Drummond de Andrade, neste link. 


Sobre o autor
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Poeta, contista e cronista, foi autor, entre outros, de "Alguma Poesia", "Brejo das Almas", "Sentimento do Mundo", "Claro Enigma", "Fazendeiro do Ar" e "Fala, Amendoeira". É considerado um dos maiores nomes da poesia em língua portuguesa do século XX. Morreu no Rio de Janeiro, em 1987, aos 84 anos. Garanta o seu exemplar de "Lição de Coisas", escrito por Carlos Drummond de Andrade, neste link.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.