quinta-feira, 14 de março de 2024

.: Os 80 anos de Bartolomeu Campos de Queirós e lançamentos de três livros

Em comemoração aos 80 anos do saudoso Bartolomeu Campos de Queirós, Global Editora insere novas obras do grande mestre de livros infantis em seu catálogo. Imagem: Spacca

Se estivesse vivo, o renomado autor Bartolomeu Campos de Queirós, uma figura icônica da nossa literatura infantil e infantojuvenil, completaria 80 anos em 25 de agosto. no centro-oeste mineiro, Bartô passou sua infância em Papagaio, antes de se instalar em Belo Horizonte. Deixou mais de 70 obras como legado e contribuição para o país. Com isso, 2024 será um ano especial para a Global Editora, que em honra a esse marco significativo, apresenta três novidades em seu catálogo:

O livro, "Sei por Ouvir Dizer", lançado originalmente em 2008, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Infantil. A obra é uma narrativa de um menino que encontra três óculos e ouve falar que todos eles eram de uma senhora e usava um para ver de perto, outro de longe e outro para encontrar os outros dois.

"A Ararinha-azul", é uma obra publicada pela primeira vez como livro. Antes, a história havia sido publicada dentro de uma coletânea. O livro narra a história de um garoto, seu avô e o papagaio, que sente falta de uma grande amiga, a Ararinha-azul.

E chegará em abril às livrarias, a nova edição do livro "Correspondência", lançado originalmente em 1986. A obra é uma verdadeira carta de amor ao Brasil e à Democracia, onde o autor apresenta uma série de cartas trocadas entre amigos. Sendo um voto em favor de que a nossa “Carta maior”, a Constituição de 1988, viesse a ser justa e atendesse aos sonhos de nosso povo. Com esses lançamentos, a Global Editora reafirma seu compromisso em promover a literatura brasileira e homenagear grandes nomes como Bartolomeu Campos de Queirós, cujo legado continuará a inspirar leitores de todas as idades.


Biografia do autor
Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em 1944 no centro-oeste mineiro e passou sua infância em Papagaio, “cidade com gosto de laranja-serra-d’água”, antes de se instalar em Belo Horizonte, onde dedicou seu tempo a ler e escrever prosa, poesia e ensaios sobre literatura, educação e filosofia. Considerava-se um andarilho, conhecendo e apreciando cores, cheiros, sabores e sentidos por onde passava. Bartolomeu só fazia o que gostava, não cumpria compromissos sociais nem tarefas que não lhe pareciam substanciais. “Um dia faço-me cigano, no outro voo com os pássaros, no terceiro sou cavaleiro das sete luas para num quarto desejar-me marinheiro.”

Traduzido em diversas línguas, Bartolomeu recebeu significativos prêmios, nacionais e internacionais, tendo feito parte do Movimento por um Brasil Literário. Faleceu em 2012, deixando sua obra com mais de 60 títulos publicados como maior legado. Sua obra completa passou a ser publicada pela Global Editora, que assim fortalece a contribuição deste importante autor para a literatura brasileira.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.