segunda-feira, 18 de agosto de 2025

.: Café Filosófico CPFL debate impactos da hiperconectividade em jovens

Psiquiatra Guilherme Polanczyk discute como o uso intenso de telas e as transformações sociais afetam o bem-estar emocional das novas gerações. Foto: arquivo pessoal

O aumento de transtornos mentais entre crianças e adolescentes tem mobilizado pais, educadores e profissionais de saúde no mundo todo. Para refletir sobre as causas e possíveis caminhos para enfrentar esse desafio, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira, dia 21 de agosto, às 19h00, o psiquiatra Guilherme Polanczyk para a palestra “Aceleração da Comunicação nas Telas: saúde Mental e Desigualdade”. O encontro presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube, integra o módulo de agosto, com curadoria de Marcelo Tas, que discute os impactos da inteligência artificial nas subjetividades, nas relações humanas e no cotidiano.

Segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, quase um em cada seis meninas e meninos brasileiros de 10 a 19 anos vive com algum transtorno mental, o que aumenta a vulnerabilidade a quadros como depressão, automutilação e risco de suicídio. Oferecendo o olhar clínico de quem lida cotidianamente com essas questões, Polanczyk abordará como a hiperconectividade e a desigualdade social se combinam para impactar a saúde mental de jovens. “Não é apenas um fator que leva aos transtornos mentais, mas uma combinação de elementos que se acumulam ao longo do tempo e são influenciados por todo o ambiente, incluindo questões econômicas e sociais”, afirma.

Sobre o palestrante
Guilherme V. Polanczyk
é professor associado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. É vice-presidente da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP) e referência internacional em pesquisa e políticas públicas voltadas à saúde mental infantojuvenil. Possui formação clínica, mestrado e doutorado pela UFRGS, pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres e na Duke University (EUA), e Livre-Docência pela USP.


Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.

Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.


Café para ouvir
Consolidando-se cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença estabelecida nos ambientes digital e televisivo, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa. Disponível a partir desta segunda-feira (18), o episódio “Inquietações do amor”, com o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, reflete sobre as transformações do casamento, suas diferentes formas e os impactos profundos que deixam marcas na alma. O especialista traz para a discussão questões como o que sustenta uniões duradouras e o que permanece após o término. Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.


O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, às 21h.

No Café Expresso que vai ao ar nesta terça-feira (19), tem o segundo episódio da série documental “Brasil e China” que revela como estes dois países que, mesmo distantes entre si, constroem uma relação estratégica que impacta diretamente a economia, a tecnologia, a cultura e as relações internacionais. Com o tema “Tecnologia, Cultura e Educação”, o minidocumentário explora a cooperação Brasil–China para além do comércio, destacando intercâmbios culturais, científicos e tecnológicos. Por meio de histórias e projetos conjuntos, revela pontes de diálogo, respeito e desenvolvimento mútuo.

Já no domingo (24), a versão editada para a TV do Café Filosófico CPFL relembra o episódio “Coisa de menina?”, uma conversa sobre gênero, sexualidade, maternidade e feminismo, gravado em 2020, com Maria Homem e Contardo Calligaris.


Serviço
Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Guilherme Polanczyk, psiquiatra
Dia 21 de agosto, quinta-feira, às 19h00
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br


Sobre o Café Filosófico CPFL
Criado em 2003, o Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL, com palestras abertas ao público semanalmente, transmissões ao vivo pelo YouTube (às quintas-feiras, às 19h) e programas de TV (domingos, às 21h; terças, às 23h; e sábados, às 22h, na TV Cultura).


Sobre o Instituto CPFL
Desde 2003, o Instituto CPFL (ICPFL) é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, desenvolvendo projetos nas áreas de esporte e cultura como instrumentos estratégicos de transformação social nas comunidades onde o grupo atua. Alinhados à Estratégia ESG do Grupo CPFL, nosso objetivo é gerar impactos positivos e duradouros e construir um futuro promissor para a sociedade por meio de cinco frentes de atuação: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais e Café Filosófico CPFL. O Instituto CPFL tem sido referência no setor, aplicando com excelência as leis governamentais de incentivo às ações sociais e culturais. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.