"Aconteceu em Key Biscayne", novo livro de Xita Rubert, publicado no Brasil pela editora DBA, aposta nas ambivalências e em contornos vívidos, mas que se desprendem do real. A narradora, sujeita ao arbítrio e à negligência paterna, descreve os eventos do que aconteceu, o que parece ter acontecido, o que estava prestes a acontecer - refugiando o romance nesta busca por uma verdade que talvez só exista na própria linguagem. No romance, tudo parece artificial e excessivo na ilha de Key Biscayne: o vermelho da pele dos habitantes, nunca visto em outros mamíferos, o condomínio com piscina que lembra um parque de bonecas em tamanho real, os revólveres em gavetas de banheiro ou armários de cozinha. Até a natureza parece too much, com tempestades tropicais e, claro, crocodilos. A tradução é de Elisa Menezes.
Ricardo, professor em Harvard, escolhe esta vila-ilha para passar uma temporada com os dois filhos. Criados pela mãe, na Espanha, os dois estavam com Ricardo em Boston quando ele decide, sem consultar a ex-mulher, levá-los para o outro extremo do país. Para a filha, narradora do romance, tudo na nova vida é exótico: a paisagem, a adolescência que se precipita, o próprio pai. Agora, adulta, ela revisita o período na ilha: as colegas de escola com implante de silicone, as interações suspeitas em chats da internet e, sobretudo, a figura ambígua do pai, com quem, até a chegada aos Estados Unidos, só havia passado as férias.
Trecho do livro
Com ecos de "A Costa do Mosquito", de Paul Theroux, e da série "The White Lotus", retrato de um mundo fechado e exclusivo que, em seu próprio isolamento, destila charme e miséria em doses semelhantes, sem perder um tom tragicômico e, às vezes, até surrealista, a questão central de Aconteceu em Key Biscayne não é se os filhos chegam a conhecer seus pais ou vice-versa, mas se os pais chegam a imaginar o que seus filhos percebem e guardam para sempre. – Pagina 12
Sobre a autora
Xita Rubert (Barcelona, 1996) estudou Filosofia e Letras na Inglaterra e na França, e atualmente é doutoranda em Literatura Comparada na Universidade de Princeton. É autora de Meus dias com os Kopp (DBA Literatura, 2023) e Aconteceu em Key Biscayne (DBA Literatura, 2025), vencedor do Prêmio Herralde de Romance em 2024, um dos mais importantes para obras escritas em língua espanhola.












0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.