Por Helder Moraes Miranda, jornalista e crítico de cultura, especial para o portal Resenhando.com. Foto: divulgação
Dirigido por Fabrice du Welz, o longa-metragem assume uma atmosfera densa, sombria e obsessiva, em que a investigação se transforma em espiral de desespero e culpa, e o protagonista interpretado por Anthony Bajon encarna o choque de um idealismo juvenil com a crueza da realidade em uma teia de personagens tão reais quanto incômodos.
A fotografia suja, os cenários urbanos sombrios e a narrativa fragmentada criam um clima sufocante, a exemplo do que já se viu em thrillers policiais de tom sombrio. Embora baseado numa tragédia real que continua a assombrar vítimas, familiares e sociedade, o cineasta optou por mudar os nomes e locais, mas manteve a essência da investigação e as denúncias de negligência policial, judicial e midiática, numa escolha ética complexa que reacende debates sobre memória, justiça e trauma.
Sobre o Festival de Cinema Francês do Brasil
Único evento francês de âmbito nacional e simultâneo, o 16º Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) é realizado em cidades de maior e menor porte, incluindo as capitais, e contabiliza mais de dois milhões de espectadores desde sua criação. São 20 longas-metragens que integraram a programação de importantes festivais, como Cannes e Veneza, e um clássico. Até 10 de dezembro, o público poderá conferir uma programação com histórias e personagens inspiradores, temáticas ricas e gêneros variados.
A Bonfilm é realizadora do Festival que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Em 2025, o Festival de Cinema Francês do Brasil segue com o apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica - como “Patrocinador Master”. Conta também com os patrocínios do banco BNP Paribas, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo Pernod Ricard, da Edenred, da Voltalia, do Fairmont e da Air France, além do Ministério da Cultura - por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.
Ficha técnica
“Operação Maldoror” | “Le Dossier Maldoror”
Classificação indicativa: 16 anos. Ano de produção: 2025. Idioma: francês. Direção: Fabrice du Welz. Roteiro: Fabrice du Welz e Domenico La Porta. Elenco: Antony Bajon, Sergi López (além de Alba Gaïa Bellugi, Alexis Manenti, Laurent Lucas, Béatrice Dalle, entre outros). Distribuição no Brasil: Califórnia Filmes. Duração: 2h35. Cenas pós-créditos: não. Sinopse resumida de “Operação Maldoror”: na Bélgica de 1995, o desaparecimento de duas jovens provoca comoção nacional. O jovem policial Paul Chartier, designado para a operação secreta “Maldoror”, vê a investigação fracassar diante da corrupção e disfunção policial — e decide sozinho perseguir os criminosos, mergulhando numa caçada obsessiva.
Assista no Cineflix mais perto de você
Os filmes do Festival de Cinema Francês do Brasil e as principais estreias da semana podem ser assistidos na rede Cineflix Cinemas. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN. O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.
Cineflix Miramar | Santos | Sala 3
1°/12/2025 - Segunda-feira: 18h00
Miramar Shopping | Rua Euclides da Cunha, 21 - Gonzaga - Santos/SP. Ingressos neste link.













0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.