Em homenagem aos 90 anos da morte de Fernando Pessoa, a Tinta-da-China Brasil, selo editorial da Associação Quatro Cinco Um, lançou a "Obra Completa de Ricardo Reis", o mais recente volume da Coleção Pessoa. O livro reúne pela primeira vez no Brasil toda a prosa e a poesia do primeiro heterônimo criado por Fernando Pessoa, incluindo textos inéditos, novas leituras críticas e imagens dos manuscritos originais.
Com edição rigorosa, paratextos e estabelecimento de texto de Jerónimo Pizarro e Jorge Uribe, o leitor brasileiro terá acesso a textos clássicos de Reis - como as famosas odes e o prefácio aos poemas de Alberto Caeiro - na grafia original de Pessoa, tudo embalado em capa dura serigrafada com o design inconfundível de Vera Tavares.
Fernando Pessoa (1888-1935) é reconhecido como um dos principais escritores modernos e pilar fundamental da literatura em língua portuguesa. Sua obra revolucionou a concepção do que significa ser autor, ao criar uma variedade de personalidades literárias - os heterônimos, como Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis - cada um com seu estilo, biografia e visão de mundo próprios. Pessoa não se limitou a usar pseudônimos: inventou autores completos, com obras independentes e coerentes. Essa multiplicidade faz dele um autor indispensável para compreender a literatura do século XX, dialogando com as vanguardas europeias enquanto mantinha uma singularidade inconfundível.
Após a morte do poeta aos 47 anos, foram descobertos em seu apartamento mais de 30 mil papéis, escritos em três idiomas e atribuídos a uma centena de autorias diferentes. E, mesmo conhecido na cena literária de Lisboa em vida, Pessoa não chegou a ver o interesse mundial que um dia cercaria a sua obra, publicada quase toda postumamente. Com curadoria e edição de Jerónimo Pizarro, maior especialista nos manuscritos de Fernando Pessoa, a Coleção Pessoa traz para o Brasil livros ainda inéditos que oferecem novas perspectivas sobre o poeta português.
Iniciada em 2013, a coleção é dirigida por Pizarro e conta com a colaboração de especialistas de Portugal e de outros países, distinguindo-se pelo rigor crítico exemplar e pela qualidade editorial. 136 pessoas de Pessoa (2017) apresentou pela primeira vez os 136 autores fictícios com que Pessoa assinou seus textos, mapeando de forma inédita a vastidão do heteronimismo pessoano a partir de pesquisa minuciosa nas 30 mil folhas do espólio. "Ler Pessoa" (2023), ensaio crítico de Jerónimo Pizarro, oferece em menos de duzentas páginas um guia completo para desvendar os heterônimos e a multiplicidade do autor, em diálogo sofisticado com a tradição crítica. Também em 2023, a coleção trouxe o "Livro do Desassossego", obra máxima da prosa pessoana, numa edição de referência que se destaca pelo rigor na organização e pela beleza do projeto gráfico.
Em 2025, foram lançadas as "Cartas de Amor", edição crítica que revisa datas, atualiza a grafia e revela documentos inéditos sobre os relacionamentos de Pessoa com Ofélia Queiroz e a misteriosa inglesa Madge Anderson. Agora, com a "Obra Completa de Ricardo Reis", a coleção consolida-se como referência essencial para o estudo e a fruição da obra de Fernando Pessoa no Brasil — e segue sendo atualizada. Compre os livros da Coleção Pessoa neste link.













0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.