sábado, 3 de janeiro de 2026

.: Livro investiga como a antipoesia desmonta a tradição lírica


“A Grande Comédia da Antipoesia: ensaios Sobre Nicanor Parra”
, do poeta, dramaturgo e ensaísta João Mostazo, se debruça sobre a obra poética do chileno Nicanor Parra (1914-2018), um dos mais importantes e influentes poetas hispano-americanos do século 20, particularmente sobre seu conceito de “antipoesia”. Segundo o autor, saber em que medida a poesia pode almejar a uma representação da vida real, vivida pelas pessoas comuns, e não apenas dos sentimentos sublimes de poucos poetas eleitos, é a questão central posta pelo conceito de “antipoesia”. 

Os ensaios buscam compreender como a obra de Parra se coloca diante dessa questão e que ferramentas ele utiliza para formulá-la e, em seguida, para buscar respondê-la. Publicado pela Edusp, o livro questiona até que ponto é possível afirmar, no âmbito de uma literatura moderna da segunda metade do século 20, que a antipoesia parriana representa uma ruptura radical com a poesia tradicional. 

O autor investiga também se é lícito afirmar que a obra de Nicanor Parra articula uma dimensão comum de linguagem. Além disso, o livro apresenta uma antologia com as traduções para o português de todos os poemas de Parra reproduzidos nos ensaios, oferecendo ao leitor uma breve coletânea. Compre o livro “A Grande Comédia da Antipoesia: ensaios Sobre Nicanor Parra”, de João Mostazo, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.