sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

.: #VivoLendo: "Os 70 Ausentes de Pedra Branca", de Cláudio Feldman


Por 
Vieira Vivo, escritor e ativista cultural.

...dos inertes saiu uma constante movimentação

A finitude da existência individual movimenta-se incessantemente qual uma fatídica sombra sobre a trajetória fugaz de cada personagem. Em  "Os 70 Ausentes de Pedra Branca", de Cláudio Feldman (Editora Taturana), setenta contos curtos nos conduzem através da fatalidade implacável da morte a ceifar vidas e a selar trágicos destinos compulsoriamente. Com um estilo conciso, o autor nos apresenta os últimos momentos de vida de alguns habitantes de Pedra Branca, pequena cidade ficcional, detentora de uma heterogênea fauna urbana de biotipos.

A narrativa sustenta-se em clara e precisa performance onde um halo de humor tênue atravessa os momentos finais de cada conto. Com maestria Feldman constrói fatos, acasos e atitudes que acabam culminando com a tragicidade inerente de cada contexto. A construção dos personagens obedece a uma elaborada arquitetura narrativa onde somente o fundamental, no momento fatal da morte, se destaca. Não há verborragia excessiva, nem descrições enfadonhas que venham a alongar, desnecessariamente, o teor literário da escrita. Outro ponto de destaque é a identificação dos habitantes da cidade. Todos, sem exceção, possuem nomes originais, sonoros e caricatos fazendo com que adentremos a novos e diferentes cenários a cada página e isto estimula nossa curiosidade à medida que se desenrola a leitura.

Cada conto traz ilustração em preto e branco, porém com detalhes em vermelho, criação de Perkins Teodoro Moreira (Ideografia), a realçar o âmbito trágico das narrativas. Com 80 anos e 62 livros publicados, Cláudio Feldman demonstra vigor e criatividade literária incansável e constante construindo uma obra marcante e original desde os tempos em que militava na poesia marginal da década de 1970 quando já se destacava como um nome de peso entre os pioneiros da geração mimeógrafo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.