terça-feira, 5 de agosto de 2014

.: Homenagem ao Dia dos Pais, por Fábio Roesler

A importante relação entre pai e filho

Por Fábio Roesler, Psicólogo e Neuropsicólogo com especialização em Neurofeedback pela INBIO (Instituto Nacional de Biofeedback)


Não há dúvidas de que a presença do pai é muito importante no desenvolvimento do filho. No entanto, não existe uma fórmula capaz de definir como um pai precisa se comportar. O ideal é proporcionar ao filho a segurança de que ele sempre será protegido, tanto no lado emocional como financeiro, mas sem deixar esquecer que pai também é um ser humano e, como tal, está sujeito a erros e acertos. 

O pai passa a ser referência para os filhos a partir do período entre 04 a 06 meses de idade, no qual a criança consegue ver-se como separada e distinta da mãe. Neste momento, e até um ano de idade, o bebê passa a perceber, cada vez mais, que a atenção da mãe divide-se entre ele e o pai.

A maior referência paterna surge entre os 04 e 06 anos, período formador da personalidade. Tanto meninos como meninas passam a identificar-se com aspectos próprios do pai. Por outro lado, se houver uma relação conflitante entre ambos, o filho adquire comportamento e atitudes bem diferentes das do pai.

O período final da adolescência, entre os 16 e 18 anos, é uma fase em que a transgressão e a sensação de liberdade e de poder passam a imperar no pensamento do filho ou da filha. Winnicott, um psicanalista especializado em crianças, dizia que a adolescência normal é a adolescência com rebeldia.

Outro ponto é a mudança do estereótipo do pai que, antes, era o único ou maior responsável financeiro da casa, trabalhava a vida toda na mesma empresa e se casava apenas uma única vez. Nos dias atuais, não existe mais esse tipo de relação imperante. Hoje, muitos pais fazem o chamado home office, ou seja, trabalham em casa, ou possuem horários flexíveis na empresa. Há também os que se casam diversas vezes e multiplicam a família.

Enfim, não importa qual o estilo de vida ou as escolhas do pai, mas sim a importância de ele ser mais presente no dia-a-dia do seu filho, questionando-o sobre o significado de suas experiências cotidianas, mostrando-se mais aberto ao discurso do filho e participando, com frequência, do seu universo.

No caso de pais separados, não basta apenas ser um bom pai durante os dias em que está com a criança. É preciso ouvi-la diariamente e tentar participar o máximo possível de suas atividades, mesmo que não seja fisicamente, mas por telefone ou mensagens. O importante é demonstrar interesse e fazer com que o filho se sinta amado e admirado!

.: Banda Trela e "A Arte de Improvisar", por Marcão Britto



Formada em Piracicaba em 2013, a banda Trela conta com referências das bandas nacionais e internacionais, como "Charlie Brown Jr.", "O Rappa", "Rage Against The Machine", "Audioslave", "Red Hot Chilli Peppers", "Natiruts", "Planta e Raiz", "Sabotage", "Racionais MC's" e "Emicida".

Formada por Max (vocal), Carlinhos (bateria) Chaverinho (guitarra) e Thiago (baixo), a banda vem recebendo diversos elogios e conquistando cada vez mais público por onde se apresentam e, em 2013, abriu em 2013 os shows da banda "A Banca" na turnê "Chorão Eterno".


Recentemente, a banda lançou o EP de estreia "A Arte de Improvisar" com a produção do músico Marcão Britto (ex-Charlie Brown Jr e A Banca), promete agitar o público com muito rock'n'roll. Para quem não gosta de som pauleira, a melhor canção é "Será, de Sempre Assim".

Nos shows que serão apresentados, o repertório será mesclado com músicas do novo disco que estão disponíveis para download gratuito no SoundCloud, iTunes e Deezer, além do cover "Mantenha o Respeito, do Planet Hemp. Para conhecer um pouco mais sobre a banda, a página é: facebook.com/trelaoficial.

Agenda de Shows:

Agosto:15/8 - Santos - Capital Disco (AliadosBanda Strike, D'Naipes, Music Box e Trela)
16/8 - Holambra - Festival Chaparock
23/8 - São Paulo - Hangar 110 (Trela e Gloria)

Setembro:
6/9 - Jundiaí - Aldeia bar (Trela e No Ducky)
12/9 - Piracicaba - Estação Cultural (Trela e No Ducky)
13/9- Curitiba - PR
20/9 - Rio de Janeiro - Teatro Odisséia (Trela, Drops 96 e Arsenic)

Novembro:
22/11 – Bauru/SP

Link -  "O que eu não vejo" com part. especial de Zeider (Planta e Raiz) e Marcão (CBJ e A Banca)

Links  - EP "A Arte de Improvisar"

.: Série traz ação com David Arquette e Emily Osment totalmente grátis

Duas jovens e belas garotas, Roxie (Emily Osment) e Veronica (Emanuelle Chriquei), uma dupla de assassinas de aluguel altamente treinadas e letais, saem em uma missão para a sua chefe, Mother (Gina Gershon). O mais recente "trabalho" delas termina mal quando elas encontram um menino de oito anos sedado no porta-malas de seu carro e rapidamente tornam-se o alvo do cliente que havia contratado o "job", da sua própria chefe e até do FBI com o agente Frank Barnes (David Arquette) – todos interessados em obter de volta o garoto que é uma valiosa testemunha. Estrelado por Emmanuelle Chriqui ("Entourage", Emily Osment ("Hannah Montana"), Gina Gershon ("A Outra Face"), David Arquette ("Pânico", "Nunca Fui Beijada"), Missi Pyle ("Peixe Grande") entre outros.

Esta é a sinopse de "Cleaners", que pode ser assistida gratuitamente no site da Crackle, a rede multiplataforma de entretenimento da Sony Pictures Television, que apresenta sua nova produção original, já disponível no Brasil. A série exclusiva e original de Crackle, que conta a trama de duas atraentes assassinas de aluguel e é estrelada por  David Arquette ("Pânico", "Nunca fui Beijada"), Emily Osment ("Hannah Montana") e Emmanuelle Chriqui ("Entourage) já tem todos os episódios da primeira temporada, completamente gratuita para os espectadores em 

Com um elenco de protagonistas e coadjuvantes composto por nomes consagrados do cinema mainstream e filmes indie e cult como Gina Gershon e Missi Pyle, Cleaners é uma receita de sucesso. A série original de Crackle combina interpretações instigantes com uma trama empolgante e agitada que apresenta Roxie (Emily Osment) e Veronica (Emanuelle Chriqui) como duas jovens e belas garotas que também são assassinas de aluguel altamente treinadas e letais. Ao cumprirem uma missão para sua chefe, uma desagradável surpresa no porta-malas do carro delas vai fazer com que as duas se tornem um par de alvos caçado por perigosas pessoas.

A onipresença de Crackle em aplicativos gratuitos facilita ainda mais o accesso dos espectadores brasileiros através smartphones e tablets com sistemas iOS e Android, SmarTVs, e na web. Crackle também esta presente em plataformas como Google Chrome, Google TV, Sony Bravia TV, Samsung TV, LG TV, Apple TV, PS3, PS4, XBOX 360, XBOX One e Kindle Fire.

"Cleaners" – 1ª Temporada
Crime/Ação; 6 episódios de 30 minutos
Data: Todos os episódios disponíveis em www.crackle.com.br e nos aplicativos para iOS, Android, Chromecast, Google TV, Sony Bravia TV, TV Samsung, LG TV, Apple TV, PS3, PS4, XBOX 360, XBOX One, Windows 8, Blackberry e Kindle Fire. Gratuito para o espectador. 

.: CAIXA Cultural Rio: Jia Zhangke – A Cidade Em Quadro

CAIXA Cultural apresenta, de 12 a 24 agosto de 2014, a mostra “Jia Zhangke - A Cidade em Quadro”. A seleção de filmes do aclamado cineasta chinês será a primeira mostra patrocinada pelo banco a ser exibida no Cine Caixa Bela Artes, sala SP Cine Aleijadinho.

Pela primeira vez, o público brasileiro terá acesso a toda obra do diretor. Serão exibidos 18 filmes, sendo 12 longas-metragens e seis curtas. A mostra é produzida pela Fagulha Filmes, com coordenação e curadoria de Mariana Kaufman e Jo Serfaty. O evento também contará com uma Masterclass, a primeira em toda a América Latina, dada pelo próprio cineasta e com presença de Zhao Tao, esposa e atriz principal de seus filmes.

Jia Zhangke é um dos grandes nomes do cinema contemporâneo. Ganhador de prêmios como o "Leão de Ouro", por Still Life (2006), e de melhor roteiro em Cannes por “Um Toque de Pecado (2013)”. Desde os primeiros filmes, Zhangke tinha o desejo de filmar as mudanças no momento em que elas aconteciam. Queria filmar as transformações pelas quais a China estava passando, da Revolução Cultural aos dias de hoje, a partir das vivências de seus habitantes e da rica dinâmica de destruição e reconstrução de suas cidades.

“Ainda que estejamos enfrentando os resultados de mudanças na sociedade como um todo, as expressões emocionais vêm de indivíduos, e não da ideologia ou dos pensamentos do governo. É por isso que insisto em abordar os tópicos que escolho a partir de uma condição ‘personalizada’. Meus filmes seguem basicamente a jornada da vida natural”, analisa Jia Zhangke.

Para Mariana Kaufman, “a grande força do cinema de Jia foi ter conseguido - através da modulação dos elementos em quadro (personagens / diálogo / mise-en-cene / locação / câmera / luz, etc) – criar uma fissura temporal e espacial em cada imagem fazendo com que passado, presente e futuro se encontrem, gerando uma noção de presente que se atualiza a 24 quadros por segundo”.

Serfaty destaca que “Jia Zhangke nos desperta de certa apatia”. Em sua avaliação, o autor, mesmo depois de premiado internacionalmente, nunca deixou de afirmar sua linguagem experimental ao chamar atenção para o cinema como um ato amador, de reinvenção e risco, inclinando-se para os processos de transformação das grandes metrópoles nas duas últimas décadas. “É impossível assistir aos filmes de Jia e não traçar paralelo com as cidades brasileiras. Peking, Fenyngang e Xangai poderiam ser também Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife. Cidades, quadros, ruínas partilhadas, todas submetidas ao processo de perda de identidade e transformação descontrolada”, conclui.

A mostra “Jia Zhangke – A Cidade Em Quadro” também estará em cartaz na CAIXA Cultural Rio de 5 a 17 de agosto de 2014.

Serviço:
Jia Zhangke – A Cidade Em Quadro
Data: 12 a 24 de agosto de 2014
Horário: consultar programação (anexa)
Local: Cine Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vantagens para clientes da CAIXA: 50% de desconto na compra do ingresso com cartão de débito da Caixa
Capacidade: 144 lugares
Classificação etária: consultar programação (anexa)
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Masterclass com Jia Zhangke
Data: 13 de agosto de 2014
Horário: 19h30 às 22h30
Local: b_arco – Centro Cultural Contemporâneo
Endereço: Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros – São Paulo (SP)
Valor: R$ 80,00
Inscrições no e-mail: masterclasssp@fagulhafilmes.com.br (As inscrições dão direito a um catálogo da mostra)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

.: Oficina de Escultura em Areia


Para quem mora em São Vicente, a Praia do Itararé será o lugar escolhido para o workshop "Esculturas em Areia", gratuito e aberto a todos os interessados (independente da faixa etária), que será promovido no próximo fim de semana (dias 2 e 3), pela Secretaria da Cultura da cidade, com apoio da Associação dos Artistas.

A atividade será desenvolvida das 8 às 17h, na faixa de areia em frente o Posto de Informações Turísticas, na direção da Avenida Presidente Wilson. Não há necessidade de inscrição prévia. No workshop, orientado pelos artistas plásticos Gaspar Mariano e Rosângela Castro, vão estar presentes os formandos do primeiro módulo da Oficina de Escultura ministrada nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, mantidas pela Prefeitura, por meio da Secult.

.: Trabalhar com Di Cavalcante incendiou a imaginação de artista


Na semana em que celebra 14 anos de exibição, o "Provocações" desta terça-feira (5/8) entrevista o artista plástico Felipe Ehrenberg. Ele fala sobre seu primeiro contato com o Brasil, sua participação no movimento artístico Fluxus, de Nova Iorque, e é confrontado por Antônio Abujamra sobre o exercício burocrático de um adido cultural. O programa vai ao ar às 23h30, na TV Cultura.

Adido cultural do México no Brasil, Felipe Ehrenberg revela que sempre sonhou em vir ao país. O primeiro contato se deu a partir de seu mestre, José Chavez Morado, que o indicou como assistente do artista plástico Emiliano Di Cavalcanti. “Trabalhei com Di Cavalcanti por dois meses, mas foram mais do que suficientes para incendiar minha imaginação”.

Outra inspiração do artista é o movimento Fluxus, criado em Nova Iorque nos anos 1960. Sobre esse período, Felipe comenta que sempre foi acusado de ser um provocador, apesar de nunca ter tido a intenção de provocar alguém. “Isso tem a ver com o tipo de produção que eu tenho. Eu não sou artista no sentido do cubo branco, do museu e da relação com o mercado globalizado da arte, não pertenço a esse mundo. Estou mais perto de ser um tipo de clínica geral: desenho, gravo, pinto, faço escultura, performance, porque o princípio que rege tudo que produzo é tentar me comunicar com o próximo imediatamente”. Para ele, o sentido da arte tem se perdido, pois se trata de uma habilidade, da mesma forma que a estética é uma sensação e não um tipo de beleza.


Mas se o artista não gosta de provocar, não é o caso de Antônio Abujamra. Quando confronta o artista com o exercício burocrático de um adido cultural, o diplomata rebate: “Um bom artista tem que lidar com a burocracia”. Apontado como um neologista, Ehrenberg explica: “O neologista é aquela pessoa com interesse por qualquer fato, por isso que as pessoas assemelham seu trabalho ao de um médico que cura alguma coisa. Eu até gosto da ambiguidade que a palavra gera”. 
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