terça-feira, 21 de novembro de 2017

.: Livros online: Embaixada da Espanha investe em mercado literário

O portal New Spanish Books já existe na Alemanha, França, Estados Unidos e Japão e agora chega ao Brasil com a proposta de divulgar o mercado editorial espanhol


Lançado no Brasil, o site New Spanish Books é uma iniciativa do ICEX, Espanha Exportação e Investimentos, desenvolvida pelo Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha, em São Paulo. O objetivo da página é divulgar os títulos espanhóis cujos direitos autorais para o mercado brasileiro estão disponíveis. 

O New Spanish Books já está em funcionamento na Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Nesse guia, os interessados no mercado editorial espanhol encontram uma seleção produções recentes espanhola, além de um informe de leitura, de cada uma, feito por um time de especialistas. Essa seleção é atualizada anualmente. 

Site: http://www.newspanishbooks.br.com/

Setor forte: De acordo com o Anuário de Estatísticas Culturais 2016, publicado pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, o setor de livros e imprensa representa 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol – e 34,1% do PIB relacionado apenas ao setor de atividades culturais. 
Tanto que a Espanha figura como uma das principais potências editoriais no mundo, com média de 79 mil títulos lançados anualmente. Desse total, 97,6% são de primeira edição, apenas 2,4% se referem a reedições. De acordo com a Federação de Editores Europeus, o país é um dos principais mercados daquele continente, tanto em disponibilidade de títulos (está em quinto lugar, atrás de Reino Unido, Alemanha, França e Itália) como em publicação de novidades (quarto lugar, depois de Reino Unido, Alemanha e França). 

No universo dos países que falam espanhol, a Espanha lidera, como demonstra o levantamento El livro em cifras, publicado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc). De acordo com o estudo, o mercado espanhol registra diariamente 218 títulos. Já o conjunto da produção da América Latina fica em 541 títulos por dia – o que representa uma média de 29 títulos por país. 

Essa produção contribui para a propagação da língua espanhola. De acordo com o Instituto Cervantes, 7,8% da população mundial, ou 650 milhões de pessoas, falam espanhol. E esse percentual vem aumentando, ao contrário do que ocorre com outros idiomas como o inglês. De acordo com as projeções, em 2050 cerca de 754 milhões de pessoas falarão espanhol. 

Também deve servir como referência para o mercado editorial brasileiro, entende Alexandre Martins Fontes, diretor executivo da WMF Martins Fontes. “Eu sou absolutamente um grande admirador da indústria editorial espanhola e da cultura espanhola em geral. Me interessa como editor porque eu estou olhando para uma indústria que é muito grande e rica e que está fazendo muita coisa certa. Eu penso, por exemplo, na qualidade das apresentações gráfica e visuais da indústria editorial espanhola, editoras altamente qualificadas... Eu aprendi muito ao longo da minha vida profissional visitando a produção espanhola, conhecendo melhor os catálogos das editoras espanholas”, observa Fontes. 

Time de especialistas: Para a escolha e para resenhar os títulos disponíveis para  compra de direitos autorais no Brasil, que integram o painel do site New Spanish Books, foram destacados um time de peso de especialistas locais: 

Rodrigo Petronio – Pesquisador e escritor, tem mestrado em Ciências da Religião (PUC-SP) e Literatura Comparada (Uerj), além de doutorado (Uerj e Stanford University). É professor na Faculdade de Comunicação da Faap e membro, desde 2014, do Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Atua no mercado editorial há 21 anos e também colabora regularmente com diversos veículos de imprensa, tendo sido colunista dos jornais Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e O Globo. 

Antonio R. Esteves – Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é professor da Unesp de Assis (SP). Estudioso das literaturas de língua espanhola, relação entre literatura e história, gênero e fronteira, entre outros temas, é autor de livros como O romance histórico brasileiro contemporâneo 1975 – 2000 (2010). É membro de várias associações, como Asociación Internacional de Hispanistas (AIH) e Asociación Brasileña de Hispanistas (ABH). 

Margareth Santos – É doutora em literatura espanhola pela USP, onde atua como professora do departamento de Letras Modernas. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre literatura, história e arte no século 20, tanto na Espanha quanto no contexto ibero-americano na produção vinculada à Guerra Civil Espanhola e após esse evento. 

Livia Deorsola – Cursou jornalismo na Unesp e letras na USP, completando seus estudos em literatura espanhola na Universidade de Barcelona. Iniciou a carreira de editora de livros na Cosac Naify. Trabalhou na Companhia das Letras, na edição de não ficção, e voltou a integrar a equipe editorial da Cosac Naify, até seu fechamento. De família argentina, voltou-se sobretudo à literatura latino-americana. Atua também como tradutora do espanhol.

Valeria De Marco – Doutora em teoria literária, livre docente e professora titular em literatura espanhola. Tem publicado artigos e capítulos de livros em vários países sobre literatura espanhola contemporânea. É membro do Conselho Científico do Centro Ibero-Americano da USP e diretora presidente da Editora da Universidade. Coordena no Brasil o projeto “Historia Cultural da Edição Iberoamericana (ss. XIX-XXI) EDI-RED” e desde 1992, é pesquisadora do CNPq.

Painel de novidades: O guia de novos títulos espanhóis com direitos disponíveis para  compra de direitos autorais no Brasil apresentado no New Spanish Books conta comdoze obras selecionadas para o mercado brasileiro entre outros novos títulos . 

.: Pai em Dose Dupla 2 ganha pacote oficial de stickers

Sequência chega aos cinemas no dia 23 de novembro, com Will Ferrell, Mark Wahlberg, Mel Gibson e John Lithgow no elenco principal


A Paramount Pictures acaba de lançar o pacote oficial de stickers de Pai em Dose Dupla 2 (Daddy’s Home 2, 2017), disponível para download na Apple Store. As imagens reproduzem as emoções vividas pelos personagens do filme e as várias situações que eles vivenciam na época do Natal.

Dirigido por Sean Anders (Quero Matar Meu Chef 2), a comédia estreia na próxima quinta-feira, 23 de novembro, com as novas aventuras da dupla Will Ferrell e Mark Wahlberg, que desta vez se empenha na realização de um Natal feliz e tradicional.

Brad (Will Ferrell) e Dusty (Mark Wahlberg) alcançaram o status impossível - amizade e co-parentabilidade. Tudo está indo bem até a chegada de Kurt (Mel Gibson), o pai machão de Dusty, e Don, o pai ultrassensível de Brad (John Lithgow), que chegam a tempo para o Natal. Oposto ao seu estilo progressivo, Kurt promete tocar fogo na rotina desta família. À medida que as diferenças começam a aparecer, Brad e Dusty precisam trabalhar juntos para sobreviver ao Natal da família e provar que o estilo de pais modernos funciona.

No elenco de Pai em Dose Dupla 2 Linda Cardellini (Vingadores: Era de Ultron, Scooby-Doo) e a top model brasileira Alessandra Ambrosio (007 – Cassino Royale), vivem as esposas de Brad e Dusty.

Sobre a Paramount Pictures Corporation: É uma importante produtora e distribuidora global de entretenimento filmado, é uma unidade da Viacom (NASDAQ: VIAB, VIA), casa de marcas globais famosas que criam emocionantes programas de televisão, filmes de longa-metragem, conteúdo de curta metragem, apps, jogos, produtos de consumo, experiências nas mídias sociais e outros conteúdos de entretenimento para as audiências de mais de 180 países.

LINK APPLE STORE: https://itunes.apple.com/us/app/pai-em-dose-dupla-2-stickers/id1314577541?ls=1&mt=8


.: Descontos da Black Friday são engolidos pelos tributos

No próximo dia 24 de novembro, acontece oficialmente a Black Friday, a sexta-feira conhecida pelas grandes ofertas. Apesar de novembro ser considerado o mês dos descontos, quem pretende economizar adquirindo produtos na sexta-feira negra não pode se esquecer que nossa carga tributária inserida no consumo é bastante alta. Os tributos embutidos nos preços dos produtos estará presente em todos os produtos adquiridos nessa ultra promoção, segundo constatou o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT.

De olho nesta data, o IBPT realizou um levantamento dos tributos que incidem sobre os produtos mais procurados nesta época do ano e verificou que os itens mais buscados na Black Friday são os eletrônicos e os eletrodomésticos, que coincidentemente são também os mais tributados na escala de produtos. Por exemplo, o jogo de videogame, tem nada menos que 72,18% do seu valor em tributos. Seguido do popular smartphone, onde 68,76% do preço incidente sobre o item vão diretamente para os cofres público.

Outros produtos eletrônicos também possuem uma alta carga tributária, como por exemplo, o televisor, cerca de 45% são encargos; o tablete importado, em média 48% de tributos; e a máquina fotográfica 48,21% do valor do item tem destino certo.

Ainda temos, a máquina de lavar roupas com 42,56% de tributos; o fogão pequeno 41,22%; e a geladeira: 46,21%.

O presidente do IBPT, João Eloi Olenike reflete que muitos consumidores aproveitam esta época do ano para adiantar suas compras de natal. “Os brasileiros devem ficar atentos ao fazer suas aquisições, uma vez que os itens ofertados já constam os tributos embutidos nos preços dos produtos. Infelizmente não existe Black Friday dos tributos”, alerta Olenike.


Confira a tabela de produtos e tributos:

Computador acima de R$ 3.000,00 - 33,62%

Computador até R$ 3.000,00 - 24,30%

Fogão 4 Bocas - 41,22%

Geladeira - 46,21%

Home theater - 44,94%

I pad - TABLET importado - 47,59%

I pad - TABLET nacional - 39,12%

Jogos Vídeo - 72,18%

Máquina de Lavar roupas - 42,56%

Máquina fotos - 48,21%

Telefone celular - 39,80%

Telefone celular Smartphone importado - 68,76%

Televisor - 44,94%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação-IBPT.

Sobre o IBPT: O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) teve sua origem no ano de 1992. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária no entendimento sobre um Estado eficiente.

.: Carinha de Anjo completa 1 ano no ar e exibe clipe inédito

Hoje, dia 21 de novembro, "Carinha de Anjo" completa um ano de exibição. Sucesso absoluto, tanto em audiência como em repercussão nas redes sociais, a novela faz aniversário prometendo muitas surpresas na trama. E as novidades já começam no capítulo desta noite, com a exibição do clipe inédito de “No Clima”.

No clipe, a vlogueira Juju Almeida (Maisa Silva) tem um dia de pop star, com direito a show lotado pelos fãs. Filmado todo em plano sequência, o vídeo mostra Juju passando por diversos momentos do dia de uma superfamosa: Ela chega de carro em meio a muitos fãs, depois dá entrevistas, vai para a maquiagem, passa por trocas de figurino até que, enfim, chega ao palco de seu próprio show.

Com supervisão geral de Iris Abravanel, Carinha de Anjo é a primeira novela escrita por Leonor Corrêa, que comemora: “Dia 21 de novembro sempre será uma data marcante em minha vida, na qual eu, depois de 35 anos de profissão, nasci numa nova função. Estou muito grata à oportunidade que o SBT me deu”.

Quem também comemora é o diretor-geral da trama, Ricardo Mantoanelli, que destaca a união de toda a equipe. “Carinha de Anjo completa um ano em sua melhor fase. Além do carinho do público e a boa audiência, equipe e elenco criaram uma relação tão familiar que costumamos nos chamar de ‘time carinha’”, conta o diretor.

A novela contará com algumas participações especiais, como as de Supla e da midiática Sylvia Design. Além disso, a entrada de novos personagens, entre eles alguns vilões, tornará a história ainda mais interessante. “Os fãs podem aguardar porque ainda tem muitas surpresas e reviravoltas pela frente”, diz Mantoanelli.

Sucesso além da telinha: Com uma diversa gama de produtos licenciados, Carinha de Anjo também tem bom êxito comercial. É uma variedade que inclui brinquedos, guloseimas, álbum de figurinhas, e a trilha sonora da trama, lançada em CD e DVD em parceria com a Building Records, que é sucesso de vendas. Além disso, no dia 11 novembro a novela estreou um show que está em turnê pelo Brasil.

Já nas redes sociais a novela se destaca. Além da grande repercussão que a novela tem entre seus fãs e seguidores – são mais de 2,5 milhões, somando os perfis oficiais da novela – Carinha de Anjo inovou com o Vlog da Juju (https://www.youtube.com/vlogju2). Nesta ação multiplataforma a personagem Juju Almeida, que na novela é uma vlogueira superconectada, tem um canal no YouTube também na vida real. O sucesso é tanto que este canal já superou a marca de 33 milhões de visualizações e 1,2 milhão de inscritos.

Confira a relação das redes sociais e números de visualizações, curtidas e seguidores dos perfis oficiais de “Carinha de Anjo” e da personagem “Juju Almeida”

Canais de “Carinha de Anjo”:

Youtube – Carinha de Anjo (https://www.youtube.com/carinhadeanjo):

- Mais de 870 milhões de visualizações e mais de 2,4 milhões de inscritos

Facebook – Carinha de Anjo (https://www.facebook.com/SBTCarinhadeAnjo/):

- Mais de 1,2 milhão de curtidas e seguidores

Instagram – Carinha de Anjo (https://www.instagram.com/sbtcarinhadeanjo/):

- Mais de 1,3 milhão de seguidores

Twitter – Carinha de Anjo (https://twitter.com/CarinhadeAnjo):

- Mais de 41 mil seguidores

Canais do “Vlog da Juju”:

Youtube – Vlog da Juju (https://www.youtube.com/vlogju2):

- Mais de 33 milhões de visualizações e mais de 1,2 milhão de inscritos

Facebook – Vlog da Juju (https://www.facebook.com/vlogju2/):

- Mais de 297 mil seguidores

Instagram – Vlog da Juju (https://www.instagram.com/vlogju2/):

- Mais de 1,4 milhão seguidores

Twitter – Vlog da Juju (https://twitter.com/vlogju2):

- Mais de 20 mil seguidores

A novela “Carinha de Anjo”, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8 e meia da noite, no SBT. Site oficial da trama: http://www.sbt.com.br/carinhadeanjo

.: Exposição “Mares e Estrela Guia” leva artistas brasileiros à Lisboa

Dos dias 14 a 28 de novembro, Lisboa receberá um pouco da arte brasileira por meio da exposição “Mares e Estrela Guia”, organizada pela curadora de artes Angela de Oliveira. A mostra acontecerá no Espaço de Exposições do Campo da Justiça, na capital portuguesa, com apoio de Renato Rodyner, artista plástico e dono de galeria de arte em Cascais.  

Segundo Angela, o Espaço de Exposições é um lugar encantador. “Com toda a certeza, o Espaço de Exposições do Campos da Justiça é um dos mais charmosos e lindos locais para se realizar uma exposição de arte, sendo brasileira, então, melhor ainda, pois costumam receber muito bem o nosso trabalho”. 

Os artistas que participarão da mostra são Alina Fonteneau, Justen Andrade, Ana Augusta, Antonia Marli Dante, Aurino Jottar, Camila Zeni, Carmem Nicoli, Carol Pimentel, Cláudio Cupertino, Consuli, Cristiane Picerni, Dalvani da Silveira, Denise Saboia, Ênio Godoy, Fernando Savini, Gigi Tartaglione, Helena Cocentino, Jane Paris, Juliana Salomão, Luan Ribeiróvisk, Maria Nazaré Cavalcanti, Márcia Prata, Mariá Mallmann, Marta Spagnol, Miriam Furtado Krieger, Mauro Kersul, Nathalie Braga, Rosângela Vig, Ricardo Munhoz, Sabrina Sibila, Sandro Ward, Silvaney Vasconcelos, Sofia Parente, Solange Ribeiro, Su Reversé, Tatiana Reversé, Valéria Totti, Valquiria Imperiano, Vania Bergonsi, Wanessa Prado e Zélia Mendonça.   

A escolha dos nomes foi baseada nos estilos de cada um. “A seleção de artistas é feita de acordo com os estilos apresentados por eles. Como o objetivo neste evento é levar o melhor da cultura brasileira à Lisboa, procurei por obras que representassem a essência do Brasil e de tudo o que o nosso país tem de mais bonito”, explica Angela. 

Sobre Angela de Oliveira: Angela de Oliveira é curadora de artes, artista plástica, produtora cultural e empreendedora. Nascida em Itapetininga, no interior de São Paulo, morou alguns anos na capital, onde fez cursos de especialização e lecionou. Atualmente, mantém seu escritório de artes em Barueri/SP, e tem se destacado com exposições em todo o Brasil e exterior. 

Em 2018, levará seu escritório para Viena, na Áustria, de onde coordenará exposições na Europa.


Serviço 
Mares e Estrela Guia
Data: de 14 a 28 de novembro
Local: Espaço de Exposições do Campo da Justiça
Endereço: Avenida D. João II, nº 01.08.01, Edifício H, Lisboa, Portugal

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

.: Teatro Porto Seguro recebe Fernanda Abreu em "Amor Geral"


Fernanda Abreu desembarca mais uma vez em São Paulo para apresentar o show "Amor Geral", terça-feira, dia 21 de novembro, às 21h, no Teatro Porto Seguro. A apresentação, cheia de suingue e balanço traz uma mensagem de tolerância e respeito às liberdades individuais, com a participação especial da Focus Cia. de Dança.

No repertório, seis músicas do álbum inédito "Amor Geral", além de grandes sucessos da carreira da artista que teve toda a sua discografia relançada nas plataformas digitais em agosto de 2016. Com cenografia de Luiz Stein, figurino de Rogério S. e coreografia de Fernanda Abreu e Cristina Amadeo, o show tem a direção geral da artista.

Acompanhada por uma banda suingada composta por Tuto Ferraz na bateria e programação eletrônica, André Carneiro no baixo, Fernando Vidal na guitarra e Donatinho nos teclados, completam o time Alegria Mattus nos vocais e a bailarina Victórya Devin.

No set-list, além de trabalhos do mais novo álbum como "Outro Sim", "Saber Chegar", "Deliciosamente" e "Amor Geral", a cantora apresenta clássicos como "Rio 40 Graus", "Veneno da Lata", "Jorge de Capadócia", "Garota Sangue Bom" e "Kátia Flavia", sempre acompanhados de performances que esbanjavam sensualidade.

A estreia do show aconteceu no final de 2016 no Rio de Janeiro e São Paulo e já percorreu Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Salvador (Festival da Primavera), Pernambuco (no tradicional Festival de Garanhuns) e cidades no interior de São Paulo com sucesso de crítica e público.

A apresentação da artista no "Rock in Rio" em setembro foi destaque na mídia impressa (capa do jornal O Globo), entrou no ranking  dos dez melhores shows do RIR (Palco Mundo + Palco Sunset) por meio de votação popular promovida pelo portal UOL e recebeu cobertura completa das rádios e TVs presentes no Festival.

Fernanda Abreu iniciou a carreira em 1982 como vocalista da banda Blitz. Após o término do grupo, a artista seguiu carreira solo a partir de 1990 apresentando em suas canções influências de sambalanço, disco music, rap, funk e funk carioca. Com sete álbuns de lançados e o CD e DVD MTV Ao Vivo (2006), a cantora e compositora se firmou como pioneira no uso de samplers como instrumento, cravando importância fundamental na música produzida nos anos 1990. O CD "Da Lata" (1995) marcou a estreia de sua carreira internacional onde vem lançando seus álbuns e fazendo shows.

Considerada uma das principais Companhias de Dança Contemporânea do Brasil, a Focus Cia. de Dança, dirigida e coreografada por Alex Neoral, já se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá e no Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior.

Fernanda Abreu no show "Amor Geral"
Data: dia 21 de novembro terça-feira, às 21h.
Ingressos: R$ 80 (plateia) e  R$ 60 balcão e frisas.
Classificação: livre.
Duração: 80 minutos.
Gênero: MPBPOP.

Teatro Porto Seguro
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo
Telefone: (11) 3226-7300
Bilheteria: de terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h.
Capacidade: 496 lugares
Formas de pagamento: todos os cartões de crédito e débito (exceto Cabal, Sorocred e Goodcard)
Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos.
Estacionamento no local: Estapar R$ 20,00 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto
Serviço de Vans: Transporte Gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar: na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis
Gemma Restaurante: terças a sextas-feiras das 10h às 19h; sábados das 10 às 18h e domingos das 10h às 16h. Happy hour quartas, quintas e sextas-feiras das 17h às 21h

Vendas: www.ingressorapido.com.br
Site: www.teatroportoseguro.com.br
Facebook: facebook.comteatroporto
Instagram: @teatroporto

.: Entrevista com Carlos Minuano, autor da biografia de Clodovil Hernandes

"Clodovil não era fácil. E escrever sobre ele, muito menos".
Carlos Minuano, jornalista e autor de "Tons de Clô",
 a primeira biografia de Clodovil Hernandes


Por Helder Moraes Miranda, em novembro de 2017.

Autor de "Tons de Clô", a primeira biografia do estilista, apresentador de programas na televisão e deputado federal Clodovil Hernandes, Carlos Minuano promete polêmica ao revelar histórias ainda desconhecidas do grande público. 

Lançada pela editora Best-Seller, a obra promete decifrar, ou quase, a personalidade de Clodovil que, com temperamento intempestivo e colecionador de desafetos, era amado e odiado pelas mesmas características que o consagraram: a autenticidade e a irreverência.

O livro revela os bastidores da vida regada a luxo, glamour e sexo, que foi interrompida em 2009 e até hoje é envolta em muitos rumores, mistérios e dúvidas. Conhecido por contratar garotos de programa, Clô, como era apelidado, sempre teve dificuldade para lidar com a sexualidade, mas usava bordões que falavam disso como uma maneira de se defender.

Carlos Minuano, o autor da obra, é jornalista e pós-graduado em cinema. Em 20 anos de carreira, já escreveu nos principais veículos do país, como no jornal Folha de S.Paulo, revistas Carta Capital e Rolling Stone, além de diversas publicações da editora Abril. Atualmente, é repórter do jornal Metro (Band) e colaborador no portal UOL.

Ele está estreando no audiovisual com uma websérie sobre sexualidade, protagonizado pela escritora Nalini Narayan, que deve estrear ainda esse ano no YouTube. E também trabalha em um próximo livro sobre a bebida psicodélica ayahuasca. "Tons de Clô" será lançado na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, a partir das 19h, na livraria da Vila da Fradique Coutinho.

RESENHANDO - Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre Clodovil Hernandes?
CARLOS MINUANO - Começou em uma reportagem para o UOL, fui cobrir a inauguração de um espaço em homenagem a ele em Ubatuba. Nessa viagem, comecei a conhecer algumas histórias e falei sobre elas com meu amigo Guilherme Fiúza. Ele começou a por pilha na história até que o Carlos Andreazza, do grupo Record, me ligou e me convidou para fazer o livro.

RESENHANDO - O que foi mais desafiador em escrever essa biografia?
C.M. - Tudo foi desafiador. Clodovil não era fácil. E escrever sobre ele, muito menos. Digo isso porque ele não deixou herdeiros, e em seu círculo de amizades encontrei uma boa quantidade de pessoas que decidiram não colaborar com o livro. Deu bastante trabalho.

RESENHANDO - Quando você percebeu que estava na hora de parar de pesquisar e começar a escrever?
C.M. - Foram dois anos de pesquisa e redação, encontrei muita coisa que demandava mais tempo de apuração. Mas trabalho em um jornal diário e a vida por lá não é fácil. Estourei o prazo algumas vezes e quando a paciência da editora estava acabando percebi que era hora de começar a escrever.

RESENHANDO - De que maneira teve acesso às histórias secretas de Clodovil, como a contratação de garotos de programa?
C.M. - Em uma pesquisa, ao buscar uma informação, acontece de se encontrar muitas outras. Uma fonte pode levar a outras, e foi isso o que aconteceu no caso da biografia do Clodovil. Várias pessoas que entrevistei me contaram histórias sobre os garotos de programa.

RESENHANDO - Houve algum ponto da biografia de Clodovil que o chocou?
C.M. - O mais chocante foram histórias sobre a morte dele, mas que não pude contar no livro, por falta de provas, tempo e recursos para investigação. Tem muito a ser apurado na fase pós-morte.

RESENHANDO - Dos desafetos públicos que Clodovil tinha, qual é o mais controverso na sua opinião? 
C.M. - Foram muitos. Não sei dizer qual o mais controverso. O mais impactante, talvez, tenha sido a briga com o programa "Pânico na TV". Foi o que mais desequilibrou Clodovil. 

RESENHANDO - Clodovil estava certo em relação às brigas que comprava?
C.M. - Isso é muito relativo. Ele comprou algumas brigas importantes e pagou caro por isso. Por exemplo quando criticou ao vivo o processo da constituinte, em 1988, que estava sendo aprovada de maneira não tão transparente. Perdeu o emprego por isso. Mas em tantas em outras, não tinha razão alguma. Foi por puro destempero mesmo. Clodovil era assim.   

RESENHANDO - No mundo politicamente correto e careta de hoje, Clodovil conseguiria se tornar o Clodovil Hernandes que ele foi? Teria mais dificuldades ou facilidades?
C.M. - Difícil dizer isso. Penso que seria a mesma coisa. Um desfile de encrencas e confusões, mas sempre com muito estilo e autenticidade.

RESENHANDO - Conhecedor da história de Clodovil, aponte a principal qualidade e o principal defeito dele.
C.M. - Sua principal qualidade acho que foi a autenticidade. O defeito, sua mania de se envolver em brigas e confusões. 

RESENHANDO - Por que Faustão e Silvio Santos se recusaram a falar sobre Clodovil em seu livro?
C.M. - Bom, sei lá, mas acho que talvez porque não costumam dar entrevistas mesmo.

RESENHANDO - Depois de biografar a obra do estilista, qual é a sua opinião pessoal sobre ele?
C.M. - O Clodovil era cheio de contradições, mas me impressionou seu lado criativo, o profissionalismo e a espontaneidade. Foi sem dúvida uma pessoa incrível.

*Helder Moraes Miranda escreve desde os seis anos e publicou um livro de poemas, "Fuga", aos 17. É bacharel em jornalismo e licenciado em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura, pela USP - Universidade de São Paulo, e graduando em Pedagogia, pela Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Participou de várias antologias nacionais e internacionais, escreve contos, poemas e romances ainda não publicados. É editor do portal de cultura e entretenimento Resenhando.

As 7 maiores polêmicas de Clodovil

"Pânico na TV" - A saga de Clodovil


domingo, 19 de novembro de 2017

.: Crônica: "Os Surdos do ENEM", por Sérgio Sayeg

Por Sérgio Sayeg, em novembro de 2017.

“Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil”. Este foi o tema da prova de redação que os elaboradores do ENEM/2017 desencavaram para aterrorizar os postulantes a ingressar no ensino superior. 

Não que deficientes auditivos não sejam merecedores do melhor de nossa atenção. A questão é: proposições dessa natureza possibilitam efetivamente que os estudantes brasileiros aprendam a escrever melhor e a desenvolver suas ideias, de modo a deixar de figurar no ranking mundial entre os piores do mundo, onde foram colocados justamente pelo atual sistema falido de ensino?

Os surdos certamente se sentiriam mais gratificados se suas demandas fossem temas de políticas públicas consequentes ao invés de redações para adolescentes que mal sabem construir uma sentença com nexo até o fim. Resolver problemas pertinentes aos que têm deficiência auditiva deveria ser função de nossos ineptos governantes, esses sim surdos da pior espécie, aqueles que não auscultam os clamores da sociedade. Só têm ouvidos para o canto da sereia do poder e para o tilintar da grana que transita solta nas altas esferas. Na falta de vontade política para lidar com as questões espinhosas geradas por legiões de surdos, mudos, cegos, enfermos, miseráveis e analfabetos, nossos mandatários repassam-nas, através dos burocratas do MEC, aos coitados dos estudantes cuja única aspiração é ter uma formação universitária decente para poder engrossar com dignidade a multidão de desempregados com diploma na mão.

Não é de hoje que os sádicos elaboradores dos exames do ENEM levantam temas excruciantes para torturar a molecada e iniciar-lhe em assuntos inextricáveis ou insolúveis: a violência contra a mulher (2015), o trabalho infantil (2005), a valorização do idoso (2009), os abusos da mídia (2004), a intolerância religiosa (2016), o racismo (2016, 2ª prova), a publicidade infantil (2014), a lei seca (2013), a preservação da floresta (2008), a violência (2003), a imigração (2012). Certamente, os pupilos sentir-se-iam mais à vontade discorrendo sobre games, música, filmes, esportes ou sentimentos universais como amor, amizade, medo, alegria em que talvez pudessem fazer extensas e criativas dissertações, exercer sua expressividade e, com mais propriedade, manifestar suas opiniões.

Mas quem está interessado em sua opinião, Zé Mané? O ENEM quer apenas que o noviço recite a cartilha adotada, colocando-lhe na boca (e na ponta da caneta preta) lemas do receituário politicamente correto para homogeneizar o entendimento da molecada. Ao mesmo tempo em que glorificam teses de diversidade e liberdade de opinião, preconizam, quando se trata de educação, uma modorrenta unicidade de pensamento.

Faz parte dos objetivos dos educadores de plantão desde cedo assombrar a galera com questões "adultas", repletas de "responsabilidade social" (seja lá o que eles acham que isso possa ser) e abortar impiedosamente seu mundo de sonhos e fantasias despolitizado ("alienado").

Afinal, o objetivo do nosso sistema de ensino não é formar pessoas felizes, realizadas, cheias de vida, de bem com o mundo, e sim "Guevarinhas" raivosos, militantes engajados em promover passeatas, incitar ocupações e substituir regimes corruptos de direita por regimes corruptos de esquerda.

Resta-nos oferecer dicas aos jovens para sobreviver a isso. Para agradar aos julgadores com "consciência social" do ENEM, lance mão de frases de efeito mas sem nenhum conteúdo efetivo como: “é necessário efetuar a mobilização da sociedade para pressionar as autoridades”, “é preciso assegurar os direitos constitucionais inalienáveis aos menos favorecidos”, “que seja adotada uma política de inclusão que respeite os direitos humanos de todos os cidadãos”, “é imprescindível estabelecer diálogo com os movimentos sociais representativos para aprofundar o processo de democratização”. Decore tais frases e insira-as aleatoriamente no meio do seu texto.

São sempre bem vindas menções a pensadores chiques de esquerda como Sartre, Lukács ou Foucault. Não perca tempo lendo as obras dos ditos cujos pois você obviamente não vai entender nada. Basta pegar uma citação extraída de algum livro, pinçada no buscador do Google. Não se preocupe em checar a autenticidade pois os julgadores também nunca leram. Não se arrisque a citar autores supostamente ‘de direita’ nem mesmo ficcionistas como Borges, Vargas Llosa ou Nelson Rodrigues. E se você, quando criança, foi educado com o "Sítio do Picapau Amarelo" ou "Reinações de Narizinho", apague-os da memória para não incorrer no perigo de citar involuntariamente alguma passagem. Monteiro Lobato passou a ser considerado racista por causa da empregada afrodescendente Tia Nastácia, explorada até a alma pela avó latifundiária, Dona Benta.

Lembre-se que, apesar da proibição pela Justiça de zerar redações que firam “direitos humanos”, o julgador pode dar nota 1 se considerá-lo um ‘coxinha’. Em hipótese alguma, deixe transparecer qualquer traço de aceitação ao sistema vigente para não angariar antipatia dos professores, cuja formação foi herdada da resistência à ditadura militar.

Por fim, não permita que o trauma da redação do ENEM destrua seu desejo por escrever e ler poesias, contos ou obras de ficção e realidade fantástica. Assim que passar o pesadelo das provas, saiba que há milhares de lindos e inspiradores livros que lhe permitem voar alto para longe da tragédia social pela qual, apesar do empenho em envolver-lhe feito pelos mestres politizados, você não deve carregar nenhuma culpa. De Machado de Assis a Drummond de Andrade, de Gonçalves Dias a Paulo Leminsky, de Lewis Carroll a George R R Martin, do "Pequeno Príncipe" a Harry Potter, do Superman ao Dragon Ball. Leituras deliciosas, motivadoras e sem compromisso, eivadas de liberdade e beleza que passam a quilômetros de distância do mundo em permanente putrefação trazido pelos educa(stra)dores do ENEM.

.: Zeca Baleiro lança "Arquivo_Duetos 2". Álbum está nas plataformas digitais

Perguntado sobre o que faria para comemorar os 20 anos de lançamento de “Onde Andará Stephen Fry?”, seu primeiro disco, Zeca Baleiro cravou: “Quero jogar no mundo alguns trabalhos que acumulei nesse tempo - vários duetos, boas gravações ao vivo, sobras de estúdio...”. O cantor e compositor começou a trabalhar nisso e agora lança o segundo álbum dessa série, “Arquivo_Duetos 2”, que estará em todas as plataformas digitais dia 10 de novembro.

Artista plural, Zeca Baleiro sempre colaborou com artistas de diversas tribos e gerações. “Arquivo_Duetos 2” ressalta essa vocação, seu perfil agregador, assim como sua faceta de intérprete, reunindo duetos com cantoras como Amelinha e a portuguesa Teresa Salgueiro; o grupo de reggae Namastê; a jovem Gabi Milino e nomes da cena independente como Carlos Careqa, Landau e Sander Mecca.

Entre as composições de Baleiro, o álbum traz duas parcerias, uma com o compositor Chico Salem ("Obsessão") e outra com o uruguaio Dany Lopez, a inédita “Nossa Lenda”. “Arquivo_Duetos 2” também revela duas gravações inéditas: “O Mar me Leva”, um dueto com Zizi Possi registrado antes pela cantora no EP de mesmo nome e produzido pelo próprio Baleiro, e “Colher e Faca”, composta especialmente para o filme "O Amor no Divã", de Alexandre Reinecke, e gravada com Alessandra Maestrini.

Uma curiosidade dos duetos, o uruguaio Dany Lopez canta em português com Zeca, que canta em espanhol com Gabi Milino e em italiano com Carlos Careqa, em gravação feita originalmente para um projeto do artista (“Facciamo L'Amore”), que compôs todas as canções em italiano.

“Arquivo_Duetos 2” é um lançamento Saravá Discos, com distribuição digital da ONErpm.

"Arquivo_Duetos 2" | Zeca Baleiro
1. O Mar me Leva - feat Zizi Possi
2. Nossa Lenda - feat Dany Lopez (Uruguai)
3. Colher e Faca - feat. Alessandra Maestrini
4. Bacio D’ Amore, Bacio Di Morte - feat. Carlos Careqa
5. Asa Partida - feat. Amelinha
6. Obsessão - feat. Chico Salem
7. Onde a Gente Mora - feat. Namastê
8. El Desierto - feat Gabi Milino
9. Tão Só - feat. Landau
10. Dia de São Nunca - feat. Sander Mecca
11. Ondas - feat Teresa Salgueiro (Portugal)

.: Tudo sobre o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura: “O Abridor de Letras”


Escritor e ativista ambiental, João Meirelles Filho explora o universo da Amazônia Oriental, do Pará, do Maranhão e de Belém, onde vive há 13 anos. Livro será lançado nas unidades do Sesc em São Paulo, Brasília e Belém nos dias 28 de novembro, 5 e 7 de dezembro, respectivamente.

A vivência de 40 anos na Amazônia sempre fez com que João Meirelles Filho buscasse a fronteira entre o real e o imaginário. Escritor e empreendedor social há 30 anos, ele é autor de diversos livros de não-ficção sobre a floresta amazônica. Este ano ele estreou na ficção e conquistou o Prêmio Sesc de Literatura com o livro “O Abridor de Letras”.

A natureza e as mudanças climáticas também estão presentes nos oito contos reunidos no livro. “Muitas das questões socioambientais são desinteressantes à maioria, a ficção permite uma abordagem intimista e, quem sabe, mais persuasiva e que raramente procura encerrar problemáticas tão complexas”, afirma o autor.

Nos textos, a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga e o Pantanal são explorados por meio do linguajar caboclo, pelos saberes e fazeres locais e pelo contraste entre o urbano e o rural. “Há algo genérico no sertão interior, onde as palavras se tornam mais inquiridoras à medida que avançam rios e serras adentro, em novos contatos com outras paisagens culturais”, declara.

Conciliando a vida de escritor com a de ativista social, Meirelles já prepara o segundo livro de contos e conta que o Prêmio Sesc de Literatura foi um grande estímulo. “Primeiro, porque nunca participara de prêmio algum e, assim ele  me diz com todas as letras –  vai, siga adiante –; e, depois, porque as narrativas estão surgindo à medida que deixo a porteira aberta”. “O Abridor de Letras” chega às livrarias neste mês de novembro pela Editora Record.

Trecho
“Trapiche. Nossa! Achava lindo, aquela palavra se acompridando pra dentro d’água e na boca- tra-pi-cheee. Muxoxo, outra que se deliciava com o biquinho que a boca formava. Tinha vontade de se empanzinar com um cardume de muxoxos como se fossem doces recheados de creme. Maxixe, calafate. Misterioso este calafate, parece coisa muito antiga. E é, soube, das profissões mais antigas deste mundo. Abridor de letras, isso era o paraíso das palavras. Estes abridores de letras também abriam palavras?  Abriam frases? Abriam livros? Ai, que lindo.”

Sobre o autor
João Meirelles Filho é escritor e ativista ambiental. Trabalha há 20 anos no Instituto Peabiru, ONG que atua na área dos direitos sociais e ambientais. Nascido em São Paulo, dedica sua vida à Amazônia e, em especial, a Belém, Pará, onde reside com sua mulher. É autor de ensaios e livros de não-ficção, como "O Livro de Ouro da Amazônia" (Ediouro) e "Grandes Expedições À Amazônia Brasileira", em dois volumes (Editora Metalivros).

Serviço:
Lançamentos “O Abridor de Letras” 

28 de novembro, São Paulo- Sesc 24 de maio
Rua 24 de maio, 109, Centro, São Paulo

5 de dezembro, Brasília-Sesc Presidente Dutra
Edifício Presidente Dutra - Setor Comercial Sul, SHCS, DF

7 de dezembro, Belém-Sesc Boulevard
Av. Blvd. Castilhos França, 522/523 - Campina, Belém

“O Abridor de Letras”
João Meirelles Filho

144 páginas
R$ 32,90
Editora Record
(Grupo Editorial Record)

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.