sexta-feira, 4 de junho de 2004

.: Resenha da revista de pesquisa 'INCOMUN"

Revista incentiva estudantes da área de Comunicação
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2004


Tendo como objetivo o incentivo à pesquisa pelo aluno de Comunicação, a Incomun: Revista de Pesquisa em Comunicação na Graduação, do Centro de Ciências de Comunicação e Artes da Universidade Católica de Santos, chega à sétima edição, com textos sobre telenovela, fotografia publicitária, digital e histórica, discurso político na imprensa, o perfil ideal da mulher na publicidade, relações públicas na comunidade e o caso da Escola Base. 

Na apresentação da revista, o professor e coordenador da Editora Universitária Leopoldianum, Marcelo Luciano Martins Di Renzo, salienta que "o caminho à frente é o permanente diálogo entre as áreas, estimulando a prática da pesquisa como ferramental metodológico necessário ao processo de ensino-aprendizagem". 

Entre os nove textos publicados, três exploram a fotografia como tema principal, além de mostrar as vertentes da fotografia na publicidade, na era digital e seu conteúdo histórico. No texto sobre fotografia digital, é destacado o uso inadequado da fotografia na internet. "A fotografia nos jornais on line brasileiros é escassa. No meio virtual, ela é usada para ilustrar a página inicial, ou então, ser mais um link para uma notícia". 

Uma tragédia de enganos: revisando o caso da Escola Base é outro trabalho que levanta um tema relevante: a importância da apuração dos dados pelos jornalistas. "O caso Escola Base vem provar que uma simples suspeita pode tornar-se verdadeira, a medida em que os meios de comunicação de massa noticiam-na colocando suas opiniões, sem ao menos ouvir e apurar as duas partes envolvidas: os acusado e os acusadores".


Revista: INCOMUN - Revista de Pesquisa em Comunicação na Graduação - Nº 7 
148 páginas 
Editora: Editora Universitária Leopoldianum

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.