quinta-feira, 1 de julho de 2004

.: A boneca que resistiu ao tempo, por Mary Ellen Farias dos Santos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em julho de 2004




Neste ano a boneca que conquista todas as gerações de meninas completa 45 anos. A Barbie é uma boneca que tem uma longa história que venceu todos os estilos adotados por jovens ao longo dos anos.

Tudo começou em 1959 em um lar norte-americano, enquanto Ruth Handler observava a filha brincando com bonecas de papel. Ao ver a menina que se chamava Bárbara, daí o nome Barbie, Ruth imaginou uma boneca adulta que conservasse a beleza das moças, já que as bonecas à venda eram todas bebês.

A mãe de Bárbara convenceu o marido e a Matel a desenvolverem o projeto. Em 1959 a boneca apareceu em uma feira de brinquedos, em Nova Iorque, e tornou-se coqueluche. Após 45 anos a Barbie ainda é mania, são personagens dos desenhos Disney de O Senhor dos Anéis, médicas, ripies..., sempre há um modelo para agradar as garotas.


Preço não diminui a venda da boneca
: Mesmo com um preço variando de vinte reais a cento e cinqüenta reais a boneca é garantia de vendas nas lojas de brinquedos. Ela faz tanto sucesso que a cada ano são vendidos cento e vinte milhões de exemplares, ou seja, a cada segundo são vendidas duas Barbies.

A vendedora de brinquedos infantis Cristiane Ribeiro Sousa confirma o sucesso da boneca. "A Barbie sempre vende bem, mas quando as garotas vêem a boneca na televisão causa um maior impacto e elas se interessam ainda mais".

A Barbie de hoje reflete o comportamento e o desejo das garotas. Mas até que ponto isto é favorável para a formação das meninas? Por esse motivo a psicóloga Cláudia Régis Machado esclarece esta dúvida: "A brincadeira é a linguagem da criança, por isso há a importância do brincar, é neste momento que ela desenvolve as coordenação motora, por isso a Barbie não é uma influência negativa".

Segundo a psicóloga, não é porque a Barbie tem o corpo na forma de uma mocinha ou um namorado, que isto é um problema, pois mesmo que não houvessem brinquedos como a Barbie, a criança brincaria com a novidade, que é a descoberta da sexualidade, em outros brinquedos, em bonecas com rostinho de bebês.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.