quarta-feira, 27 de agosto de 2014

.: Você já viu música?

Como seriam os riffs da guitarra invertida de Jimi Hendrix e o som grave do surdo da música Crazy Train do Black Sabbath, se pudéssemos vê-los? E os agudos do mestre Freddy Mercury, como se mostrariam aos nossos olhos? A fotógrafa gaúcha Andrea Laybauer, conhecida por seus “splashes” e por imagens refletidas dentro de gotas de água, apresenta uma nova série de fotografias: "Esculturas de Som", que responde a estes questionamentos.

A onda sonora é invisível, mas se for traduzida em vibração, amplitude e freqüência, pode ser “manipulada” de forma a dar origem a um elemento escultórico. Vago, pouco palpável? Pois bem, gotas de tinta são colocadas sobre uma caixa de som no volume máximo e “dançam” conforme as vibrações sonoras emitidas, que se tornam visíveis através do movimento das gotas. Com uma câmera fotográfica e flashes de alta velocidade, é possível congelar cada momento e, assim, adicionar à música o que ela não tem: visibilidade.

Assim faz a fotógrafa gaúcha Andrea Laybauer. Famosa por seus “splashes” e por imagens refletidas dentro de gotas de água, a artista apresenta uma nova série de fotografias: “Esculturas de Som”. Sem fugir da ideia inicial, que é registrar eventos que acontecem no nosso cotidiano, mas que não os percebemos através dos nossos cinco sentidos por serem muito pequenos ou muito rápidos, Andrea torna visível esse universo de imagens e formas líquidas e acústicas que podem nos surpreender.

A beleza desse trabalho também reside no seu caráter efêmero e na impossibilidade de ser recriado de forma exatamente igual. A singularidade é sua marca registrada. Andrea vai fazer uma exposição na Amsterdam Whitney Gallery, em Nova Iorque, em outubro desse ano, impulsionada pelas premiações recebidas na Itália em 2012.

O trabalho dela pode ser conferido no site www.andrealaybauer.com e o portfólio completo está disponível no Flickr da fotógrafa: www.flickr.com/photos/andrea_laybauer.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.